TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação de uma folha de avaliação da fisioterapia do paciente na unidade de terapia intensiva

Tese: Preparação de uma folha de avaliação da fisioterapia do paciente na unidade de terapia intensiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Tese  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  612 Visualizações

Página 1 de 3

ARTIGO

Elaboração de uma Ficha de Avaliação da Fisioterapia do Paciente na Unidade de Terapia Intensiva

INTRODUÇÃO

A UTI deve ser lembrada como um ambiente formado por profissionais da área da saúde que prestam uma vigilância de forma integrada para os pacientes que necessitam de um maior monitoramento e cuidado.

A melhoria das condições de vida tem aumentado a longevidade da população e, conseqüentemente, a quantidade de comorbidades que atingem tais pacientes, expondo-os a um risco maior de serem vítimas de emergências traumáticas ou não traumáticas, aumentando a chance de internação em Unidade de Terapia Intensiva. A porcentagem de leitos de Terapia Intensiva necessários varia de 7 a 15%, dependendo das características próprias de cada hospital 1.

A equipe de atendimento numa UTI é multiprofissional e interdisciplinar, constituída por Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Assistentes Sociais. Cada leito contém monitores cardíacos, cama elétrica projetada, oximetria de pulso e rede de gases 2.

O trabalho do profissional em fisioterapia tem se mostrado eficaz e imprescindível, sendo considerado parte integrante da equipe responsável pelos cuidados em pacientes de UTIs. Sua função varia consideravelmente de uma unidade a outra, dependendo do país, da instituição, do nível de treinamento e da situação do paciente Em alguns países ou instituições o fisioterapeuta tem a responsabilidade de avaliar todos os pacientes em UTIs, sendo que, em outros locais, participam da equipe de cuidados quando o médico responsável solicita sua participação 3,4.

Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma ficha de avaliação fisioterapêutica do paciente na UTI, constando os parâmetros necessários a serem avaliados nestes pacientes que necessitam de uma maior vigilância.

METODOLOGIA

Este trabalho consiste na proposta de elaboração de uma ficha de avaliação fisioterapêutica do paciente na UTI. A presente investigação científica é classificada como sendo bibliográfica, de caráter qualitativo, já que tem como propósito o levantamento da literatura publicada, com a finalidade de colocar o pesquisador em contato com o que já foi documentado acerca do apontado tema de interesse deste estudo. Foram utilizadas fontes secundarias como livros, artigos e revistas cientificas e vivência em UTI`s. Esta pesquisa tem o propósito de servir como instrumento facilitador, para acadêmicos e profissionais da fisioterapia, para melhor avaliação e segurança dos dados coletados sendo armazenados em um prontuário eletrônico.

1. AVALIAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA

A avaliação da fisioterapia tem como objetivo definir corretamente os problemas dos pacientes, sendo impossível sem esta desenvolver um tratamento apropriado. Deve ser realizada constantemente para identificar alterações e se os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos. É necessário um conhecimento teórico para que o tratamento traçado seja adequado 5.

A avaliação pode ser dividida em duas partes: a anamnese (questionário de investigação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com