TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA VENTILOMETRIA NA EXTUBAÇÃO DE PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Trabalho Universitário: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA VENTILOMETRIA NA EXTUBAÇÃO DE PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  4.034 Palavras (17 Páginas)  •  1.932 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO DE FISIOTERAPIA

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA VENTILOMETRIA NA EXTUBAÇÃO DE PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

MANAUS-AM

2013

PRISCIL ALECRIM TEIXEIRA DA COSTA

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA VENTILOMETRIA NA EXTUBAÇÃO DE PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Pré-projeto elaborado para aquisição de nota parcial, realizado pelas acadêmicas do curso de fisioterapia do Centro Universitário do Norte.

Orientador: Janaisa Oliveira

MANAUS-AM

2013

INTRODUÇÃO

A busca de conhecimento, a experimentação cientifica e a quantidade de informações disponíveis, associadas aos avanços tecnológicos e de informática, possibilitam a universalização do saber.

A evolução das ciências da saúde na constante descoberta de novos métodos e procedimentos diagnósticos e terapêuticos tem auxiliado os profissionais que lidam com o maior todos os bens: a vida. Com a fisioterapia não é diferente. Os profissionais, por exigência do mercado, são constantemente solicitados a se manterem atualizados, a buscar um aperfeiçoamento contínuo em seus conhecimentos e a derrubar antigos paradigmas, aderindo ao novo, desde que fundamentado cientificamente. (CARVALHO, 2012)

A excelência na prestação de serviços em saúde deve partir da uniformização de condutas, melhorando o atendimento e minimizando riscos e erros. Existem vários estudos avaliando índices para predizer o sucesso desmame, destes o mais amplamente aceito é o índice de respiração rápida e superficial (IRRS) constituídos na relação entre frequência respiratória e volume corrente, com sensibilidade de 97% e especificado de 64%.

Interrupção da ventilação mecânica refere-se aos pacientes que toleram um teste de respiração espontânea e que podem ou não ser elegíveis para extubação. Extubação é a retirada da via aérea artificial. O termo desmame refere-se ao processo de transição da ventilação artificial para a respiração espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas de acordo com a definição do III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica. (J. BRAS. PNEUMOL, 2007)

A Fisioterapia respiratória pode definir-se como uma especialidade que utiliza estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento que buscam a otimização do transporte de oxigênio, contribuindo assim para prevenir, reverter ou minimizar disfunções ventilatórias, promovendo a máxima funcionalidade e qualidade de vida dos pacientes. Com o objetivo avaliar os índices de tempo de ventilação e complicações pulmonares, quando comparado à assistência fisioterápica em período de integral com o período parcial de assistência. É necessária atenção especial em cada paciente: diagnóstico, tempo em dias de: ventilação mecânica, ventilação não invasiva, oxigenioterapia, tempo de entubação, traqueostomia, índices de pneumonia associada à ventilação e desfecho de: extubação, reintubação e taxa de óbito.

É perceptivo um aumento significativo do tempo em dias de ventilação mecânica, um aumento do número de complicações respiratórias, bem como aumento no índice de pneumonia associada a ventilação e taxa de mortalidade no período de assistência parcial. A presença de um fisioterapeuta na unidade de terapia intensiva contribui decisivamente para a recuperação rápida do paciente, reduzindo à necessidade de suporte mecânico de ventilação, número de dias de internação, a incidência de infecção respiratória e risco de mortalidade.

A incapacidade de atender a comandos motores e realizar protusão da língua são preditores de falha na extubação simples e fáceis para avaliação à beira do leito em pacientes neurocríticos, podendo ser usados como teste de triagem fácil e rápido para seleção de pacientes neurocríticos candidatos a extubação.

O objetivo principal deste estudo é verificar a capacidade dos índices preditivos de desmame da ventilação mecânica, avaliando a eficácia da ventilometria na extubação de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva, Avaliando a capacidade preditiva de variáveis clínicas, demográficas e alguns testes que avaliam a capacidade ventilatória para definir falha ou sucesso da extubação em uma população pediátrica submetida a ventilação pulmonar mecânica (VPM) por diferentes etiologias.

1 TEMA: AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DA VENTILOMETRIA NA EXTUBAÇÃO DE PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

2 METODOLOGIA

O desmame da ventilação mecânica é um desafio na pratica da unidade de terapia Intensiva (UTI) e esta relacionado a diversas complicações.

É necessário ainda a avaliação de características específicas que possa vir a dificultar a eficácia da ventilometria na extubação de pacientes na UTI como obesidade, envelhecimento, gravidez, dentre outros, avaliando os distúrbios pulmonares.

Este é um estudo de caso exploratório. Serão utilizadas como fonte de dados publicações em periódicos encontrados nas bases de dados e em periódicos de acervo particular, publicados e disponibilizados no período compreendido entre 2006 e 2012. Utilizaremos, como critério de inclusão, material que aborde o tema “desmame”, “extubação”, Ventilação mecânica, priorizando-se o tempo de ventilação mecânica e falha na extubação. Foram encontrados 47 textos relacionados, sendo selecionados 12 textos que cumpriram plenamente os critérios de inclusão. Utilizou-se, como critério de exclusão material que não abordava o objeto do estudo, que não se aplicasse a humanos e datado anteriormente a 2006.

3 RISCOS

Paciente está em VM no momento em que ele apresenta valores preditivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com