TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atenção Farmacêutica Unidade Básica de Saúde

Por:   •  20/2/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA - LTDA

FACULDADE DE ITAITUBA - FAI

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

GISELE SILVA TEIXEIRA

Atenção Farmacêutica 

Unidade Básica de Saúde

ITAITUBA-PA

2019

ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA UBS DO PIRACANÃ

[pic 2]

ITAITUBA-PA

2019

INTRODUÇÃO

          No Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência farmacêutica tem o objetivo de abastecimento contínuo, e também dar suporte para o uso racional de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A realização de atividades de atenção farmacêutica. É um tema um tanto recente já que a pouco tempo o farmacêutico foi incluído nesta equipe, pode-se observar que essa atividade é muito promissora principalmente no serviço público que prevê uma diminuição dos custos referentes à saúde sejam por utilização e consciente de medicamentos seja por diminuição de PRMs, que acabam por desencadear em internações e aumento de custos aos cofres públicos.

         O Profissional compreenderia um conjunto de ações que beneficiaria a comunidade, como atitudes, comportamentos, corresponsabilidades e habilidades no provimento da farmacoterapia, tendo por objetivo resultados terapêuticos eficazes e precisos.

É importante ressaltar que, a implementação da Atenção Farmacêutica pode contribuir de forma decisiva na melhoria da adesão ao tratamento, na otimização dos benefícios da farmacoterapia, identificando as necessidades individuais de cada paciente, detectando falhas, orientando e acompanhando o tratamento dos pacientes, resolvendo os problemas relacionados aos medicamentos, e reduzindo desperdícios e custos para a UBS que muitas vezes dispõe de poucos medicamentos.  

          Um dos grandes desafios da implantação, é a adesão dos pacientes ao tratamento por que a maioria nunca ouviu falar desse acompanhamento.

          A adesão ao tratamento é caracterizada pela adequação do comportamento do paciente, ao fazer uso do medicamento prescrito, assim como realizar mudanças no estilo de vida e comparecer às consultas médicas, coincidindo, portanto, com o conselho médico ou de saúde.

           Segundo informações repassadas por profissionais que atuam dentro da unidade, uma boa parte da população atendida, não comparece para a reposição de medicamentos de rotina e acompanhamento do tratamento, a maioria são idosos, que infelizmente a unidade não dispõe de efetivo suficiente para dispor, e nem um programa de acompanhamento fora da unidade. Dessa forma existe uma evasão, e interrupção de tratamento.

         A Atenção Farmacêutica melhoraria a adesão ao tratamento, fazendo acompanhamento dentro e fora da unidade, podendo visitar pacientes que não podem se locomover, tirando dúvidas, analisando possíveis medicamentos que estejam tomando, para que não haja interação medicamentosa, buscando também informar os parentes ou cuidadores sobre a importância de seguir o tratamento da forma correta, sem interrupções.

Um dos problemas recorrentes principalmente na meia idade, é a automedicação, que é bem comum, a maioria não ver a necessidade de avaliação médica, procuram um estabelecimento muitas vezes já sabendo o nome do medicamento que precisa, “uma vizinha disse que é bom”, é uma das frases mais comuns ouvidas por profissionais, sem a avaliação de um profissional, é comum encontrar prescrições de doses e indicações impróprias e o uso de medicamentos sem valor terapêutico.

          O papel do Farmacêutico seria essencial para a recuperação do paciente, sendo que ele acompanharia de perto o desenvolvimento do tratamento.  

         A Atenção Farmacêutica na UBS, traria melhorias de várias formas para a população que utiliza esses serviços. Um dos pontos mais importantes seria o acompanhamento e soluções de PRMs (Problemas Relacionados a Medicamentos), existem muitas dúvidas sobre como tomar cada medicamento, como horários, quantidade, se pode tomar antes ou depois de ingerir alimentos, se pode tomar com suco ou com água, reações adversas, se outros medicamentos interagem com o que ela está tomando, quanto tempo leva pra fazer efeito no organismo, se algum alimento interfere na ação do medicamento, entre outros.

O diálogo é essencial para a boa comunicação do farmacêutico, pois permite entender a realidade do paciente, o farmacêutico identifica os pontos chave ou os problemas mais preocupantes para o paciente e fará uma análise da situação, tendo como base os fundamentos teóricos dos problemas identificados. Com isso, o farmacêutico poderá elaborar hipóteses de solução desses problemas, através de um plano de cuidados. A partir deste plano, o farmacêutico poderá aplicá-lo à realidade do paciente, por meio das intervenções farmacêuticas

          Com essas dúvidas solucionadas reduziria drasticamente os PRMs, melhorando a qualidade de vida de cada paciente, trazendo melhores resultados e reduzindo os custos com medicamentos.

METODOLOGIA

Para se implantar a atenção farmacêutica, é preciso atentar para os fatores administrativos, aquisição de recursos didáticos e materiais de escritório, é fundamental estabelecer um local para as consultas farmacêuticas, considerando uma sala reservada, com os equipamentos exclusivos para este fim, caso não seja possível um local somente para esse serviço, deve-se pensar em revezar os horários nas salas de aplicação de injetáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (304.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com