TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva Ed Educação Ambiental

Por:   •  14/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Discursiva 2

Ed Educação Ambiental

Nome: Adriana Pereira Toste

Questão 1

A Democracia e Participação Social é uma mobilização da sociedade quanto a ideia, práticas e participação direta, com o objetivo de gerar mudanças, e conscientizar quantos aos riscos, e melhoria da qualidade de vida.

A inclusão e participação comunitária é de grande importância, visto que o intermédio do envolvimento e participação social na proteção e conservação ambiental e da manutenção dessas condições ao longo prazo, resultam na recuperação do meio ambiente, e de prevenção de possíveis agravos ambientais, voltadas à construção de valores culturais comprometidos com a qualidade ambiental e a justiça social; e de apoio à sociedade na busca de um modelo socioeconômico sustentável.

Um dos objetivos citados importantes, é promover a inclusão digital por meio da disseminação de informações sobre a temática ambiental, sendo a informação a chave para bons resultados e consequentemente pessoas serão conscientizadas, com materiais didáticos entre outras formas. Outro objetivo importante é promover campanhas de educação ambiental, visto que as pessoas darão enfoque e realizarão mais suas ações com racionalidade, contribuir para formação de grupos voluntariados, para atuarem no programa de Educação Ambiental, intervindo no que for preciso, e incentivando a prática de suas ações, fazendo o monitoramento, acompanhamento e avaliações das ações do ProNEA.

Questão 2

Para cumprir o Acordo de Paris que tem como objetivo limitar a elevação da temperatura a "bem abaixo" de 2ºC em relação ao nível pré-industrial e "perseguir esforços para limitar o aumento a 1,5ºC", e com isso o comprometimento com os países em reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos próximos anos, o Brasil necessita de fazer vários investimentos como equilibrar matriz energética, energia eólica ( que é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros.), solar (energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.), restaurar e reflorestar hectares de florestas, energias renováveis. E o maior de todos os problemas: O desmatamento, onde as metas brasileiras devem ser revistas sendo que hoje é a maior fonte de emissão de gases de efeito estufa no país.

“Segundo Maureen Santos, coordenadora de justiça socioambiental da Fundação Heinrich Böll no Brasil, não é só o desmatamento ilegal que deveria preocupar as autoridades. "Com o Novo Código Florestal Brasileiro [lei de 2012], foi aprovada uma forma de desmatamento legal, que também é muito preocupante."

Por fim, precisamos cobrar nossos direitos, com este acordo, para uma melhoria da qualidade ambiental e de vida do Brasil.

Questão 3

As fontes renováveis, como biodiesel, solar e eólica, são formas de se acabar com a destruição do planeta, a formação de gases de efeito estufa, preservação do meio ambiente, pois a maioria utiliza meios naturais, abundantes e reaproveitáveis para produção de energia elétrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com