TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica farmacêutica questoes

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 3

Questões de Bioquímica Farmacêutica e Molecular

Profª Adriana Feltrin

  1. Em organismos multicelulares, é essencial que as células se comuniquem, possibilitando ações coordenadas. Essa comunicação se dá através de moléculas que uma determinada célula produz e coloca no meio extracelular para serem então percebidas pelas outras células. Considerando este contexto, defina:
  1. Célula sinalizadora:  
  2. Ligante:  
  3. Célula alvo:  

  1. De acordo com a meia-vida da molécula sinalizadora e de quais células possuem receptores para aquele sinal, podemos classificar os tipos de sinalização como Parácrina, Autócrina, Dependente de contato, Endócrina e Neuronal. Descreva cada tipo de sinalização:
  1. Parácrina:
  2. Autócrina:  
  3. Dependente de Contato:  
  4. Endócrina:   
  5. Neuronal:  
  1. Considerando que um mesmo ligante pode gerar muitas respostas diferentes, cite um exemplo e explique.
  1. Ligantes hidrofóbicos são capazes de atingir receptores intracelulares pelo simples fato de que sua natureza lipossolúvel permite que tais moléculas atravessem a dupla camada de fosfolipídeos da membrana celular. Descreva os dois principais exemplos de ligantes de receptores intracelulares: Óxido nítrico (NO) e os hormônios:
  1. Defina os  receptores extra-celulares indicados abaixo:
  1. Receptores do tipo canal:
  2. Receptores acoplados à proteína G:
  3. Receptores enzimáticos: 
  1. Quanto às propriedades das enzimas, defina “sítio ativo” e o que ocorre se a cadeia peptídica da enzima não estiver enovelada?
  1. Considerando o gráfico abaixo, o qual representa a variação de energia em função das etapas de reação contemplando a obtenção de um determinado produto a partir de uma reação catalisada ou não. Qual o mecanismo de ação das enzimas na obtenção do aumento da velocidade de reação?[pic 1]
  1. Considerando a concentração do substrato como um dos fatores que afetam a velocidade das reações catalisadas por enzimas, o que significa a obtenção de um “platô” na velocidade de reação no gráfico da velocidade de reação (V0) versus a concentração do substrato [S]?
  1. Explique como a temperatura pode aumentar ou mesmo diminuir a velocidade de reação.
  1.  Explique como o pH pode afetar a velocidade das reações catalisadas por enzimas?
  1. De acordo com a Equação de Michaelis-Mentem, os valores de Km (constante de Michaelis) podem refletir a afinidade da enzima pelo substrato. Indique a interpretação abaixo:
  1. Km baixo:  
  2. Km alto:
  1. Os inibidores enzimáticos são substâncias que reduzem a velocidade das reações catalisadas por enzimas de forma reversível (ligações não-covalentes) e irreversível (ligações covalentes). Defina os tipos de inibição reversível e seus respectivos gráficos de duplo-recíprocos.
  1. Inibição competitiva:
  1. Inibição Incompetitiva: 
  1. Inibição Mista: 
  1. Inibição Não-competitiva:
  1. A resposta inflamatória é um grande exemplo da abrangência da sinalização e comunicação celular. Dentre os mediadores da resposta inflamatória, podemos destacar a Histamina e a Bradicinina, indique o papel desses dois mediadores químicos na resposta inflamatória.
  1. Histamina:
  2. Bradicinina:  
  1. Defina os eicosanoides e suas vias de formação.
  1. Descreva:
  1. Integrinas: 
  2. Selectinas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com