TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de bioquímica e farmacologia

Por:   •  7/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

Bioquímica e farmacologia

JULIANO ARRUDA E SILVA

R A: 8027392

CUIABÁ / MT – 2017

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO – CEUCLAR

CURSOS DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO

PORTIFOLIO

Questões de bioquímica e farmacologia

Atividade do portfolio questão sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano, do Curso de Educação Física – Bacharelado do Centro Universitário Claretiano – EAD, como parte dos requisitos necessários para a aprovação na disciplina de Bioquímica e Farmacologia.

Professor (a) /Tutor (a) a Distância: Maria Isabel Da Silva

Aluno (a): Juliano arruda e silva

CUIABÁ / MT– 2017

Objetivos: Compreender os conceitos e as características das biomoléculas. Refletir sobre a relação entre as biomoléculas e o funcionamento das células. Trabalhar o conceito e a importância do PH para as células.

Metodologia: Este trabalho foi desenvolvido através do estudo e pesquisa do caderno de referencia do conteúdo, material esse que se encontra na unidade 1e 2 da disciplina de bioquímica e farmacologia.

Palavras chaves: pH, a importância do pH, acidez máxima, alcalinidade máxima, alimentos processados, alimentos não processados.

Descrição da atividade: Com base nas leituras propostas nas Unidades 1 e 2, responda às questões a seguir: 1) Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado. O que é pH? Essa sigla tão importante quando se fala de saúde significa potencial hidrogeniônico. É a media da acidez ou alcalinidade de uma solução - a relação entre íons positivamente carregados de acidificantes, e prótons negativamentes carregados de alcalinizantes. Quando maior o índice do pH, mais alcalino e mais rico em oxigênio o fluido, e quanto menor o pH, mais acido e pobre em oxigênio é o fluido. Manter o pH do corpo equilibrado é a chave para se ter uma excelente saúde e se livrar de doenças, mantendo a nossa saúde física, mental e emocional. O equilíbrio entre acidez e alcalinidade, pode ser explicado de tal forma, sendo o pH  uma escala que mede o grau de acidez e de alcalinidade presente no nosso organismo, que vai de 0 (acidez máxima) até 14 (alcalinidade máxima), se o nível de pH pender mais para o lado ácido, podemos começar a ter  problemas de saúde. Então, podemos dizer que pH 7 é neutro, pH < 7 é ácida, pH > 7 é alcalina. O ideal é que o nível de pH no sangue esteja menos em 7,4 – pendendo um pouco mais para o lado alcalino. Outros problemas associados ao desequilíbrio do pH são hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, cardíacos, diabetes, pedras nos rins, envelhecimento precoce, gastrite, úlcera, artrites e doenças reumáticas. Pra completar, um pH desequilibrado favorece o aumento de peso e consequente obesidade. De fato um pH ácido não faz nada bem para nossa estrutura óssea. Quando a acidez está muito alta, o organismo acaba roubando alcalinizantes minerais dos ossos em uma tentativa de reequilibrar o pH. Esse processo abre espaço para artrites e reumatismos, já que precisa de cálcio para aumentar a alcalinidade organismo, outros efeitos de um pH desequilibrado que podem ser sentidos no dia a dia, são sentir muito cansaço, produzir gases, azia , e sentir se  cheio mesmo comendo pouco, insônia, prisão de ventre, enxaqueca, retenção de líquidos, mau hálito v língua.

Variações de Ph em fluidos corporais, encontrados em nosso organismo.

Saliva 6.8 a 7.2, Sangue 7.35 a 7.45, Urina 4.8 a 8.0, Suco gástrico 1.2 a 3.0, Suco pancreático 7.1 a 8.2, Bile 7.6 a 8.6, Fluido vaginal 3.5 a 4.5, Semem 7.20 a 7.60.

Causas do desiquilíbrio do pH: Como vimos, um organismo com um pH abaixo de 7 é acido, e  abre portas para vários problemas pois não deixa o sistema imunológico funcionar direito, criando um ambiente propício para a proliferação de vírus e bactérias. A alimentação é a principal vilã nessa história, a ingestão de alimentos processados contribui para aumentar a acidez do pH por criarem  sobrecarga tóxica, outros fatores como estresse, problemas emocionais, a não pratica de atividades físicas também contribuem. Quando o pH se desequilibra, nosso organismo absorve menos minerais e outros nutrientes. O corpo começa a “roubar” esses minerais das suas reservas (como o caso dos ossos que citamos acima). Assim, as células produzirão menos energia e o organismo não conseguirá reparar células danificadas na mesma velocidade de antes. O corpo perde a capacidade de desintoxicação e células brancas tumorais encontram lugar para crescer e se multiplicar e assim ficamos mais cansados e doentes. Frutas e legumes são exatamente o tipo de alimento ideal para equilibrar novamente o pH do corpo, pois ajudam a elevar a alcalinidade, mais geralmente são consumidos em segundo plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (63.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com