TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DA BACIA DO JACUÍPE

Por:   •  5/10/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

DA BACIA DO JACUÍPE III

Curso técnico em Farmácia

Alice da Conceição Novais

 A importância do papel do

Farmacêutico na Atenção Básica

Quixabeira - BA

2019


Alice da Conceição Novais

 A importância do papel do

Farmacêutico na Atenção Básica

Pesquisa apresentada à disciplina, Filosofia da Metodologia do Trabalho Científico, do curso técnico em Farmácia, do Centro Territorial da Bacia do Jacuípe III.

Orientador (a): Profa  Marcos Henrique

Quixabeira - BA

2019


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        desenvolvimento        4

3        conclusão        5

4        REFERÊNCIAS        6


  1. INTRODUÇÃO

Hoje a área da saúde é muito ampla, para garantir melhor qualidade de vida à população. E junto à assistência técnica farmacêutica que foi elaborada graças ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o sistema Único de Saúde (SUS) ligada à saúde da sociedade.


  1. desenvolvimento

O farmacêutico é um agente de saúde muito eficiente, pois sua área ajuda muitas pessoas, e sua assistência é necessária para facilitar mais o trabalho e apresenta vários benefícios para a população como, ações voltadas à promoção, proteção, recuperação da saúde e melhoria de qualidade de vida. Essas ações da assistência  farmacêutica passaram a ser mais valorizadas para os serviços de saúde, pois os gastos com. Medicamentos eram bastante elevados e não só os gastos, mas também ao uso inadequado dos medicamentos.

 Para Santos, Rosa e Leite ( Rev. Bras. Pesq. Saúde p.41) “Dentro da Assistência Farmacêutica, é muito importante o papel do farmacêutico na promoção do uso racional dos medicamentos e na educação terapêutica.”

Santos, Rosa e Leite, foi que sugeriu que é necessário que se disponha de recursos humanos qualificados na área  da farmácia, devem ser preparados e qualificados para selecionar os medicamentos mais seguros, eficazes e custos efetivos.

A esse respeito Santos, Rosa e Leite (Rev. Bras. Pesq. Saúde) declara que:

No Brasil, a Assistência Farmacêutica é considerada como Um conjunto de procedimentos necessários à promoção, Prevenção e recuperação da saúde, individual e coletiva, Centrado no medicamento, englobando as atividades de Pesquisa, produção, distribuição, armazenamento, prescrição e Dispensação, esta última entendida como o ato essencialmente De orientação quanto ao uso adequado dos medicamentos e Sendo privativa do profissional farmacêutico. (p. 40)


  1. conclusão

De acordo com Carolina Vedana Pasquetti, deve-se compreender que todos fazem parte do ciclo da assistência farmacêutica e que cada um pode contribuir de uma forma com a finalidade de elaboração e implantação de políticas públicas que atendam realmente as verdadeiras necessidades da população, de forma integral e universal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com