TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL, Bacia Hidrográfica do Iguaçu

Por:   •  30/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.029 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

ANHANGUERA EDUCACIONAL - POLO PALMAS- PARANÁ

GEOGRAFIA

FABIO ALMEIDA SANTOS - RA 1817576368

DESAFIO PROFISSIONAL 4:

Bacia Hidrográfica do Iguaçu

PALMAS - PARANÁ

2017

FABIO ALMEIDA SANTOS - RA 1817576368

DESAFIO PROFISSIONAL 4:

Bacia Hidrográfica do Iguaçu

Trabalhos apresentado nas Disciplinas de Geomorfologia, Estudos das Águas Continentais e Oceânicas, Biogeografia, Didática da Geografia no Ensino Médio, Avaliação de Currículo, Planejamento e Gestão Ambiental no curso de Geografia.

PALMAS - PARANÁ

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.LOCALIZAÇÃO DA ÁREA        5

2.ESTRATÉGIAS DE CAMPO        7

3.DESCRIÇÃO DA PAISAGEM        9

4.CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

5.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa analisar um estudo da Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu por meio da análise integrada da paisagem, ressaltando na descrição dela os elementos geoecológicos e geomorfológicos.

A bacia hidrográfica é uma região geográfica limitada por um divisor de águas (terreno mais elevado), que direciona as águas da chuva (precipitação) de uma área mais alta para uma mais baixa, formando, a partir de vários afluentes, um curso de água principal. A qualidade e a quantidade das águas são reflexos das atividades humanas existentes na bacia. A forma de uso, tipos de solo e relevo, a vegetação local existente, o desmatamento e a presença de cidades exercem grande pressão sobre os recursos naturais que compõem uma bacia hidrográfica.

Todas as atividades realizadas na bacia desenvolvida por indústrias, propriedades rurais e cidades refletem na qualidade da água do rio, desde suas nascentes até a sua foz. É uma relação de causa-efeito. Este é um dos motivos que justificam adotar a bacia hidrográfica como unidade territorial de planejamento para atuação do poder público, da sociedade civil e de seus usuários. Por outro lado, a proteção das cabeceiras, dos parques e demais unidades de conservação, manejo do solo, tratamento do esgoto e dos efluentes industriais, tratamento dos resíduos sólidos e a redução do uso de agrotóxicos, são alguns dos fatores que contribuem de maneira acentuada na conservação da qualidade e da quantidade das águas, tanto as superficiais como as subterrâneas.

.

  1. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA

Considerado o maior rio totalmente paranaense o rio Iguaçu é formado pelo encontro dos rios Irai e Atuba na parte leste do município de Curitiba, na divisa com o município de Pinhais. Os referidos rios são originados na borda ocidental da Serra do Mar, seguindo seu curso de 1320 km cruzando os três planaltos paranaenses até desaguar no Rio Paraná.

Seus principais rios contribuintes são: Iraí, Atuba, Passaúna, Barigui, Verde, Passa Dois, da Várzea, Chopin, Palmital, Cavernoso, Adelaide, Gonçalves Dias, Castro Alves, Ampére e Silva Jardim.

Considerando a soma das áreas do Brasil e da Argentina, a bacia do Rio Iguaçu cobre uma superfície aproximada de 70.800 km². Destaque para as Cataratas do Iguaçu, considerada a oitava maravilha do mundo. As maiores quedas em volume d’água do planeta que despencam em uma profunda fenda de erosão, formando 272 saltos, com um desnível médio de 72 m, e um volume médio de 1.551 m³/segundo no município de Foz do Iguaçu.

A Bacia Hidrográfica do Iguaçu possui uma área total, dentro do Estado do Paraná, de 54.820,4 Km² (SEMA- 2007), cerca de 28% da área total do estado, e uma população de 4.405.882 habitantes (IBGE-2004), em torno de 43% do total do estado.

[pic 1]

Fonte : Governo do Estado do Paraná

Ressalta-se que a Bacia do Iguaçu esta dividida nas seguintes Unidades Hidrográficas de Gestão de Recursos Hídricos, de acordo com a Resolução Nº 49/2006/CERH/PR: Baixo Iguaçu, Médio Iguaçu e Alto Iguaçu, esta última agrupada à Bacia do Ribeira. 31 A Unidade Aquífera Serra Geral Sul predomina no Médio e Baixo Iguaçu, ocorrendo a leste uma pequena porção da unidade aquífera Guarani, e faixas das unidades Paleozóica Superior, Médio Superior e Pré – Cambriana. Em iguais proporções na região de Curitiba ocorrem as unidades Guabirotuba e Karst, a norte da Capital.

A Bacia do Iguaçu possui uma população urbana de 3.750.462 habitantes (IBGE-2004) e o índice de atendimento para abastecimento público de água é de 98%. Já o índice de atendimento de coleta de efl uentes domésticos fi ca em torno de 51%.

  1. ESTRATÉGIAS DE CAMPO

  1. JUSTIFICATIVA

Organizar um trabalho de campo com os alunos para conhecer as Cataratas do Iguaçu, ápice da natureza, representa o resultado do cuidado de suas nascentes, portanto é imprescindível a manutenção dos mananciais para que os seres vivos continuem a desfrutar deste bem. Por isso, o Parque Nacional do Iguaçu foi decretado como Patrimônio Natural da Humanidade em 1986, concedido pela Unesco para conservar uma das mais espetaculares cataratas do mundo que abriga a maior e mais importante floresta tropical do País.

        

  1. OBJETIVO GERAL

Conhecer as Cataratas do Iguaçu como uma das paisagens mais exuberantes do Brasil, incentivando os alunos a compreender o funcionamento da Usina Binacional de Itaipu e desenvolvendo a sua socialização com pessoas de outras nações.

  1. Objetivos Específicos

  • Compreender os impactos antrópicos dos locais que alteram o espaço geográfico;
  • Observar o tipo de vegetação predominante no Parque Nacional do Iguaçu, suas características, e ainda a diversidade biológica;
  • Promover a interação entre pessoas de outras regiões, incluindo a de outros povos;
  • Reconhecer a importância de atitudes responsáveis ao meio ambiente, evitando o desperdício e percebendo os cuidados necessários na preservação e conservação da natureza.
  1. METODOLOGIA

Será divididos em quatro partes:

  1. Primeira apresentação dos conceitos referente a Bacias Hidrográficas em sala de aula através da apresentação de slides e pesquisa dos alunos no laboratório de informática na Internet.
  2. Visita as cataratas do Iguaçu, solicitar para os alunos levarem maquinas fotográficas para tirar fotos para futura exposição no colégio para as demais turmas.
  3. Após a visita em sala de aula os alunos irão desenhar em cartazes a paisagem que ele viram nas Cataratas do Iguaçu, destacando principalmente a Paisagem.
  4. Por ultimo será realizado no salão do Colégio uma exposição de fotos e de cartazes.

  1.  CRONOGRAMA

Mai

Jun

Jul

Ago

Definição de bacias hidrográficas

Visitação as cataratas do Iguaçu

Exposição de fotos e desenhos dos alunos

Avaliação

  1. AVALIAÇÃO 

Avaliação será individual, através de 3(três) requisitos, disciplina, participação e desenvolvimento.

3. DESCRIÇÃO DA PAISAGEM

Também chamada de Bacia Geológica do Paraná, ela é uma ampla bacia sedimentar intracratônica (localizada no interior de regiões tectônicas estáveis) uma vez que apresenta rochas sedimentares e ígneas (vulcânicas ou magmáticas), a qual fora formada na pré-história, nos períodos Paleozóico e Mesozóico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (990.2 Kb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com