TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CESIO 137 APS

Por:   •  2/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.253 Palavras (22 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 22

Sumário

Introdução        

1.        Biossegurança uma Revisão        

1.1.        Conceito de Biossegurança        

1.2.        Manipulação de Agentes Biológicos        

1.3.        Medidas de contenção e níveis de biossegurança dos laboratórios        

1.4.        Boas práticas de laboratório        

1.5.        Biossegurança e OGMs        

1.6.        Classificação dos OGMs        

2.        Césio – 137        

2.1.        Césio 137, o pesadelo que chocou o Brasil        

2.2        Resumo da História        

2.3        Detecção das áreas contaminadas        

2.4        Repercussão        

2.5        Descontaminação        

2.6        Assistência Médica aos Radio acidentados        

2.7        Vítimas fatais        

2.8        O Monitoramento na Atualidade        

Conclusão        

Referências Bibliográficas        


Introdução

Este resumo tem por finalidade apresentar a Biossegurança em todo o seu contexto geral para a compreensão de sua importância no cotidiano, nos avanços da tecnologia e nas manipulações de agentes químicos, biológicos e patogênicos. Como também, evidenciar sua importância no avanço da Biotecnologia, nas medidas de proteção nos âmbitos de saúde e dos profissionais do campo de pesquisas.

Biossegurança é uma ciência que está no cotidiano muito mais do que se imagina. É notável que a biossegurança está presente em pequenos atos, que muitas vezes passavam despercebidos, e que está intimamente relacionada com a seg

urança no trabalho, pois sempre busca a preservação da Vida; eliminando, minimizando, controlando e prevenindo os riscos que estão inseridos em todo e qualquer ambiente.

Para exemplificar e evidenciar a importância da Biossegurança, este resumo inclui o histórico da Tragédia do Césio em Goiânia no ano de 1987, que foi considerado o Maior acidente radioativo em área urbana do mundo, no qual é possível analisar os erros e acertos em relação à segurança e preservação da vida, bem como o impacto causado pela falta de conhecimento e despreparo das vítimas.

O objetivo desse resumo é apresentar uma análise entre a Biossegurança e o acidente com Césio 137 e como essa tragédia poderia ter sido evitada ou ocorrida em menores proporções.


  1. Biossegurança uma Revisão
  1. Conceito de Biossegurança

Biossegurança é o conjunto de estudos e procedimentos que visam a evitar ou controlar os riscos provocados pole uso de agentes químicos, agentes físicos e agentes biológicos à biodiversidade.

Outra definição nessa linha diz que "a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996).

A biossegurança surgiu devido a uma preocupação dos especialistas com os possíveis riscos de transmissões de doenças infecciosas, contaminação laboratorial, roubos ou alterações de pesquisas biológicas e outros fatores dentro do âmbito biológico.

A biossegurança se preocupa em combater qualquer forma de ameaça que pode prejudicar um sistema biológico e dentro desse ramo estão inseridos cientistas, pesquisadores, agentes de segurança biológica, ambos treinados e especializados no assunto.

A biossegurança trabalha mantendo seguros os desenvolvimentos dos estudos e

das pesquisas biológicas, atuando principalmente contra todo procedimento hostil que visa danificar esses desenvolvimentos.

  1. Manipulação de Agentes Biológicos

Foi a partir dos anos 80, que o número de guias e regulações que afetam a segurança para trabalho em laboratórios clínicos, de pesquisa e industriais, nos quais os agentes infecciosos são manipulados, aumentou gradativamente. Estes guias e regulações envolvem tudo que se relaciona a operação do laboratório, como podemos citar: licença para trabalhar com diversos agentes infectantes, descarte de lixo contaminado e também prevenção contra exposição dos manipuladores aos

patógenos. A prevenção contra infecções em laboratórios e unidades de saúde se faz necessária, para garantir que os riscos ocupacionais e as consequências de uma infecção, sejam compreendidos por todos os envolvidos.

Para reduzir os riscos relacionados à manipulação de agentes microbiológicos, é importante saber as suas características peculiares, as quais se destacam o grau de patogenicidade, o poder de invasão, a resistência a processos de esterilização, a virulência e a capacidade mutagênica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.4 Kb)   pdf (284.3 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com