TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COLORAÇÃO DE PANOTICOS E CONTAGEM DE LINFOCITOS

Por:   •  10/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  766 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso: FARMÁCIA

Disciplina: HEMATOLOGIA CLÍNICA

Prof(a): Adriano

 Nome do Aluno: 

Amanda Ribeiro da Silva

Amanda Totti Viera

Bruna Ibraim Oliviera

Gabriel Moraes Batistela

Juliana Carolina A. Priante

Larissa de Paula Fernandes

 RA: 

C1983I-0

C19772-6

C0207h-7

C150BA-0

C1483D-1

 Turma:

FM6A48

RELATÓRIO AULA PRATICA DE FARMACOTÉCNICA APLICADA

COLORAÇÃO PANÓTICO E CONTAGEM DE LINFÓCITOS

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2016

SUMÁRIO

1.        COLORAÇÃO PANÓTICO        3

2.        OBJETIVO        4



  1. COLORAÇÃO PANÓTICO

A técnica de esfregaço sanguíneo (coloração panótico) baseia-se na mistura de três corantes. O primeiro corante é uma solução é um fixador de esfregaço, tem coloração esverdeada. O segundo é uma solução que cora as células ácidas, tem coloração rosada e o ultimo corante é uma solução que cora as células básicas, e tem coloração azulada.

Os corantes básicos coram os componentes ácidos das células e tecidos, como por exemplo, os ácidos nucléicos. E as estruturas que coram com esse tipo de corante são chamadas de basófilas. Já os corantes ácidos coram os componentes básicos das células e tecidos e as estruturas corados por ele são chamadas de eosinófilas. E quando coloca os dois juntos podem-se identificar componentes presentes na amostra de sangue.

Os leucócitos podem ser identificados por esse método devido suas características químicas, como por exemplo, a presença de grânulos citoplasmáticos  (os granulócitos) que dão origem aos neutrófilos, eosinófilos e basófilo.

Os neutrófilos tem cromatina densa, de coloração escura. E seus núcleos são subdivididos em várias porções (geralmente de três a cinco) unidas por filamentos de cromatina possui em seu  citoplasma grânulos muito pequenos que se coram mal pelos vários corantes e assumem uma coloração cor de rosa clara.

Os eosinófilos possuem em seu núcleo geralmente dois segmentos. Em seu citoplasma, possui um grande número de grânulos grandes corados em laranja ou cor de rosa. Esta coloração é dada pela eosina.

E os basófilos possuem núcleo com pequenos grãos azuis e púrpuros.

Os leucócitos sem grânulos (agranulócitos), porem podem possuir grânulos inespecíficos em seu citoplasma, chamados de azurófilos (são grânulos muito pequeno) que se coram de azul. Os agranulocitos dão origem aos linfócitos e monócitos, ambos possuem citoplasma basófilo.

  1. CONTAGEM DE LINFÓCITOS.

A Câmara de Neubauer (hemocitômetro) possui uma depressão no centro, utilizada para contagem de células por unidade de volume de determinada amostra. Tal contagem costuma quantificar hemácias, eritrócitos, leucócitos e plaquetas.

A contagem ocorre no centro da câmara, onde existem várias linhas perpendiculares com marcações em quadrantes. Ao analisar em microscópico, observa-se a existência de três tipos de quadrantes, que juntos formam um quadrante maior. Tais quadrantes são usados para quantificar e assim determinar a concentração de células em um determinado volume de fluído, calculando sua concentração em relação à amostra analisada.

  1. OBJETIVO

O objetivo dessa aula foi o contato com o material biológico e a identificação dos componentes sanguíneos, especialmente os leucócitos e suas divisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (139.2 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com