TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE DE PRESSÃO ARTERIAL CURTO E LONGO PRAZO

Por:   •  17/2/2017  •  Resenha  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  6.157 Visualizações

Página 1 de 3

CONTROLE DE PRESSÃO ARTERIAL

 CURTO E LONGO PRAZO

Hipotensão postural: normalmente não acontece porque quando a gente levanta leva libera adrenalina e normaliza a pressão (controle rápido).

Reflexo barorreceptor: receptor de pressão, envia terminações para o bulbo após o seu achatamento, libera acetilcolina para diminuir frequência cardíaca (controle rápido), mas altera a sua sensibilidade. Pressões baixas não detecta. E pressões muito altos ele não indica.

Função renal é a longo prazo. Pressão alta aumenta diurese, diminui volemia, diminui pressão.

Diurético: aumenta a diurese.

P= D x R

Vaso com grande resistência: vasoconstrição com maior pressão.

Controle rápido: SNA (adrenalina e hormonal). Mais perigosa pressão baixa.

Reflexo barorreceptor inibe o centro vasomotor (adrenalina), dilatação do vaso. Ativa centro vagal, diminui o debito cardíaco, diminui a resistência e a pressão.

Acetilcolina estimula a liberação de oxido nítrico por isso causa vasodilatação.

Quando desativa o barorreceptor, o centro vasomotor volta ativa, aumenta a resistência, aumenta o debito cardíaco, aumentando a pressão, ativa novamente o barorreceptor.

Hipotensão postural: significa queda de pressão. Deitado temos a pressão passando por todo o corpo igualmente, quando levantamos por gravidade tem baixa de pressão no cérebro e sentimos tontura. Com movimento de cabeça liberamos adrenalina.  Isso acontece com a ausência dos barorreceptores.

Síndrome do seio carotídeo: extensão dos barorreceptores, diminuindo a pressão (caindo pouco ou muito dependendo da acetilcolina liberada, causando também bloqueio AV). Pode ser devido a arteriosclerose, ocorre um engano com ativação do barorreceptor e a pressão cai demasiadamente.

Reflexo de Baindrige: com o aumento do átrio, aumenta a frequência pelo no sinoatrial, também causa vasodilatação dos vasos periféricos. Por isso na atividade física você consegue aumentar um pouco a pressão.

Inibição do ADH, aumento a diurese, outro mecanismo de diminuição de pressão arterial.

Peptídeo natriurético atrial: diurese rica em sódio com saída aumentada de agua, diminui a volemia. Diminui pressão porque diminui retorno, diminui debito e diminui pressão. Estiramento do átrio libera acetilcolina (mecanismo rápido).

O átrio de distende: reflexo de Baindrige aumenta frequência por causa do nó sinoatrial, ele libera peptídeo natriurético aumentando diurese, e libera acetilcolina que estimula o oxido nítrico para dilatar os vasos.

Resposta mais forte – a isquemia cerebral: a adrenalina vai ser liberada para contrair os vasos, mecanismo de autorregulação, para nutri o cérebro. Pode causar insuficiência renal aguda pelo mecanismo ser muito forte.

Reflexo Quimiorreceptores: diminuição de oxigênio no cérebro, tem aumento de pressão e retorno venoso vasoconstrição da veia.

Adrenalina são hormônios e noradrenalina são neurotransmissores.

Quem tem ação é o receptor, tudo o que se liga ao receptor, realiza a mesma função.

Controle hormonal: alfa 1 – vasoconstrição. Alfa 2 – inibição pré-sináptica. Betabloqueadores: beta 1 – estimulo cardíaco. Beta 2 – relaxamento do mus. Liso. Beta 3 – lipólise.

Renina-angiotensina: renina é uma enzima que transforma angiotensiogenio em angiotensina I, enzima conversora de angiotensina (ECA) converte angiotensina I em angiotensina II, promovendo vasoconstrição. Ela também ajuda a libera aldosterona, que reabsorve o sódio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com