TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COORDENAÇÃO DE CURSO PROGRAMA DE DISCIPLINA

Por:   •  16/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE SANTO AGOSTINHO - FSA[pic 1][pic 2]

NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO - NUAPE

COORDENAÇÃO DE CURSO

PROGRAMA DE DISCIPLINA

I-IDENTIFICAÇÃO[pic 3]

II – MISSÃO

Missão da FSA

 A Faculdade Santo Agostinho tem como Missão promover a formação de profissionais competentes nas suas áreas de atuação a partir de uma qualificação com base humanística que os habilite como cidadãos conscientes e éticos a desempenharem o papel de críticos, construtores e transformadores da sociedade.

III- OBJ/ETIVO DO CURSO

Formar profissionais farmacêuticos éticos, críticos e reflexivos para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com conhecimento amplo e integrado nas áreas do medicamento, das análises clínicas e toxicológicas e do alimento, inserindo-o no contexto social, político, econômico, tecnológico e científico.

IV- EMENTA

Farmacologia: divisão, correlações, conceitos e princípios básicos. Noções de prescrição médica. Farmacocinética qualitativa. Farmacocinética quantitativa. Farmacodinâmica. Farmacologia do sistema nervoso autônomo. Farmacologia do Sistema Nervoso Central: antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos, anticonvulsivantes, psicoestimulantes, anorexígenos, antipsicóticos, anestésicos gerais e locais. Farmacologia da dor: hipno-analgésicos e farmacoterapia da enxaqueca. Farmacologia de doenças neurodegerativas (Alzheimer e Parkinson). Práticas em laboratório.

V – OBJETIVOS DA DISCIPLINA

-Proporcionar ao alunado os conceitos básicos em farmacologia e a sua importância para o farmacêutico.

-Permitir o entendimento a médio e longo prazo da integração entre os efeitos terapêuticos e adversos dos fármacos nos diversos sistemas, mecanismos de ação e interações farmacológicas.

-Executar aulas práticas clássicas de Farmacologia, que propiciarão aos alunos uma conexão direta entre conteúdo teórico e prático, permitindo assim uma melhor compreensão dos assuntos ministrados.

- Despertar a curiosidade científica do alunado.

 


VI- DESENVOLVIMENTO DO EMENTÁRIO

         CONTEÚDO PROGRAMÁTICO                                   HABILIDADES

C.H

UNIDADE I - Farmacologia Geral

- Introdução ao Estudo da Farmacologia.

- Noções de prescrição médica e formas farmacêuticas.

- Farmacocinética qualitativa: vias de introdução, absorção, distribuição e eliminação das drogas no organismo.

Farmacocinética quantitativa: modelos e parâmetros.

- Farmacodinâmica: mecanismos gerais de ação das drogas; receptores farmacológicos; interação fármaco-receptor, seletividade e segurança.

-Compreender os conceitos e princípios básicos em Farmacologia, seu contexto histórico e sua aplicação ao farmacêutico.

-Analisar os componentes de uma prescrição médica. Compreender as diversas formas farmacêuticas dos medicamentos.

-Correlacionar as etapas e os fatores que influenciam nos processos farmacocinéticos qualitativo e quantitativo.

-Analisar as principais vias de administração dos medicamentos.

-Compreender os conceitos básicos em farmacodinâmica e seus alvos farmacológicos.

-Correlacionar   os mecanismos de ação dos fármacos que atuam nos diversos sistemas do organismo.  

         

30 horas

         

         

UNIDADE II - Farmacologia dos Sistemas

- Farmacologia do sistema nervoso autônomo: agonistas e antagonistas colinérgicos e adrenérgicos. Bloqueadores neuromusculares (BNMs).

- Farmacologia do sistema nervoso central: neurotransmissão; anestésicos gerais, anestésicos locais, psicoestimulantes, anorexígenos, antipsicóticos, antidepressivos, ansiolíticos e hipnóticos e anticonvulsivantes.

-Avaliar as classes farmacológicas e exemplos de medicamentos colinérgicos, adrenérgicos e BNMs.

-Correlacionar os mecanismos de ações, efeitos farmacológicos e reações adversas dos medicamentos que atuam no Sistema Nervoso Autônomo.

-Correlacionar as classes farmacológicas, mecanismos de ação, indicações terapêuticas, efeitos terapêuticos e reações adversas dos fármacos que atuam no sistema nervoso central.

         

30 horas

UNIDADE III - Farmacologia Específica

- Farmacologia das doenças neurodegerativas: Alzheimer e Parkinson.

- Farmacologia da dor: hipnoanalgésicos, farmacoterapia da enxaqueca.

- Interações farmacológicas.

- Avaliar os mecanismos de ação, indicações clínicas, efeitos farmacológicos e adversos das classes farmacológicas que atuam nas doenças neurodegenerativas, no tratamento da dor e enxaqueca.

-Analisar as principais interações medicamentosas e interações alimento-medicamento que ocorrem na prática clínica.

30 horas

Em atendimento à resolução CES/CNE Nº 3, de julho de 2007 e ao Parecer CNE/CES Nº 261/2006 serão realizadas atividades de complementação que nesta disciplina consiste em uma atividade  interdisciplinar, a partir do eixo integrador das Disciplinas do 4º período do Curso: levantamento de informações teórico-metodológicas para subsidiar a produção textual acerca das interações medicamentosas (06 horas) e produção de banner com explicação oral à comunidade de como utilizar as diversas formas farmacêuticas dos medicamentos (06 horas). Serão utilizados recursos especialmente artigos científicos na língua inglesa e outros recursos que possam contribuir para o efetivo ensino- aprendizagem, totalizando um total de 12 horas complementares.

12hs

VII - METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas em uma perspectiva de relação teoria/prática, através do desenvolvimento de atividades, tais como: aulas expositivas dialogadas, aulas práticas no laboratório de farmacologia, mapas conceituais, discussão de casos clínicos, análise de artigos científicos, seminários e produção científica.

VIII- METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

A metodologia de avaliação será desenvolvida tomando referência a resolução no 001/2001 que regulamenta a verificação de rendimento escolar nos Cursos de Graduação da Faculdade Santo Agostinho.

     Ao término das unidades de conteúdo de estudos realizar-se-á a prova escrita, contemplando as habilidades especificadas no plano. Serão adotados os seguintes sistemas de avaliações:

  1. Provas – com questões dissertativas e/ou objetivas
  2. A cada verificação de aproveitamento teórico será atribuída uma nota, expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10,0 (dez);
  3. Será considerado aprovado o aluno que obtiver freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades programadas e que independentemente de exame final, o aluno que obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete) correspondente à média aritmética das verificações parciais.

     A avaliação discente é pautada no Regimento Interno desta IES (Resolução 001/2001). O aluno será avaliado conforme os seguintes critérios:

∙ Participação e interesse nas atividades teórico-práticas;

∙ Freqüência mínima de 75% das aulas (assiduidade);

∙ Pontualidade, interesse, participação e compromisso com a disciplina;

∙ Realização de avaliações somativas para quantificar o aprendizado. As Avaliações em número de três obedecerão à seguinte sistemática:

1ª Avaliação - Prova Escrita no valor de 10,00 pontos, constando de questões dissertativas e de múltipla escolha, versando sobre os conteúdos ministrados na primeira unidade.

2ª Avaliação - Prova Escrita, constando de questões de múltipla escolha e dissertativa, versando sobre os conteúdos ministrados em aulas teóricas e práticas na segunda unidade, no valor de 6,00 pontos, mapa conceitual (2,0) e Atividade sobre formas farmacêuticas (2,0).

3ª Avaliação - Prova Escrita, constando de questões de múltipla escolha e dissertativa, versando sobre os conteúdos ministrados em aulas teóricas e práticas da terceira unidade, no valor de 5,00 pontos, Casos clínicos sobre interações medicamentosas (1,0) e mapas conceituais no valor de 2,0 pontos, e Seminários no valor 2,0 pontos. Serão considerados como critério de avaliação das provas escritas: resposta correta, sem rasuras relativas às questões objetivas e aplicação correta dos princípios da Farmacologia (conhecimento técnico) ao caso/situação formulada com aplicação do conhecimento prévio de outras disciplinas, buscando-se a interdisciplinariedade.

Adicionalmente, será considerada a avaliação dos aspectos atitudinais (pontualidade, assiduidade, interesse, postura ética, espírito de equipe, aplicação de princípios científicos à prática, criatividade, entre outros), que resultará da auto-avaliação e da avaliação docente.

IX – REFERÊNCIAS BÁSICAS E COMPLEMENTARES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (165.8 Kb)   docx (383.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com