TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Captopril

Artigo: Captopril. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2013  •  Artigo  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 2

Captopril

É um fármaco inibidor da ECA, sua principal indicação é no tratamento de hipertensão, sendo satisfatório também no tratamento de insuficiência cardíaca e disfunção ventricular esquerda. Sua apresentação é em forma sólida (comprimido).

Comprimido – Forma Sólida

A via oral é a mais comumente utilizada para a administração de fármacos e, entre as várias formas farmacêuticas de administração oral, são os comprimidos as de mais amplo emprego. A idéia de obtenção de formas farmacêuticas sólidas por compressão de materiais particulados não é nova. Em 1843 foi concedida a primeira patente de uma máquina de comprimir de acionamento manual.

Um comprimido é constituído por um ou mais fármacos (componentes ativo) e por um conjunto de outras substâncias, agrupadas em uma formulação completa. Na farmacopéia européia (terceira edição, 1997), comprimidos são definidos como “preparações sólidas, contendo uma dose única de um ou mais componentes ativos, obtidas pela compressão de volumes uniformes de partículas.

Comprimidos são empregados especialmente para a administração sistêmica de fármacos, mas também para ação local. Para emprego sistêmico, o fármaco deve ser liberado do comprimido, isto é, dissolvido nos fluidos da boca, do estômago ou do intestino antes de ser absorvido para a circulação sistêmica, pela qual alcança os sítios de ação. Alternativamente, podem ser formulados para o fornecimento local de fármacos na boca ou no trato gastrintestinal ou ser empregados para aumentar, temporariamente, o PH do estômago.

Comprimidos são de grande aceitação pela população por diversas razões:

• A via oral é uma rota conveniente e segura para a administração de medicamentos;

• Comparativamente ás formas farmacêuticas líquidas, comprimidos possuem a vantagem geral em termos da estabilidade química e física da forma farmacêutica;

• São de fácil manuseio e podem ser obtidos de modo versátil com respeito aos seus modos de uso e de decência do fármaco;

• Finalmente comprimidos podem ser produzidos em ampla escala por meio de procedimentos de produção robusto e inseridos em um sistema de controle de qualidade, resultando em uma preparação elegante, de qualidade consistente e, em termos relativos. De baixo custo. Sendo que a principal desvantagem de comprimidos como forma farmacêutica está ligada á biodisponibilidade de fármacos pouco solúveis em água ou de baixa taxa de absorção. Adicionalmente, alguns fármacos podem causar efeitos de irritação local ou, ainda, causar danos na mucosa gastrintestinal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com