TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CAPTOPRIL PRIMEIRO FARMACO SEUS BENEFICIOS E REAÇOES

Por:   •  17/10/2015  •  Artigo  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  803 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]UNINTER CENTRO UNIVERSITARIO

CAPTOPRIL PRIMEIRO FARMACO SEUS BENEFICIOS E REAÇOES

 

     

PORTO VELHO

2015

DIANA SILVA DE MENDONÇA

CAPTOPRIL E SUA ORIGEM

[pic 2]

PORTO VELHO

2015

RESUMO

Sendo a hipertensão uma doença silenciosa causando várias mortes na população mundial estudos epidemiológicos sobre o combate deste mal vem sendo realizado desde muito tempos e vários medicamentos existem no mercado para combate esta doença traiçoeira o captopril pioneiro no gênero dos inibidores da eca foi o primeiro fármaco a ajuda ao combate da hipertensão. Este artigo analisa seus  feito sua origem e reações em nosso organismo sendo o primeiro a quem já migrou para outros fármaco com efeitos melhores e há quem defenda o medicamentos mesmo tendo uma das reações mais agressiva como a tosse muitos médicos receitam o medicamento em seus consultórios  a metodologia aplicada neste artigo  foi analise de  vários artigos sobre a origem do fármaco  o seu uso devido  e suas reações  adversas concluir que mesmo com  uma pequena eficiência o fármaco e pouco agressivo no organismo e seus resultados são eficazes com doses maiores e sem o acompanhamento de outro fármaco ou até mesmos alimentos.

PALAVRA CHAVE: CAPTROPRIL, ORIGEM, BENEFICIOS, REAÇOES

INTRODUÇAO

Chamado por muito médicos de mal do século a preção alta vem crescendo drasticamente sendo uma doença silenciosa e que muitos não tratam como doença A preção alta é traiçoeira quando descoberta tardiamente já comprometeu vários órgãos para ter uma ideia 20% da população brasileira sofre deste mal como muitas pesquisas já foram abordada neste assunto qual o medicamento pioneiro no tratamento da preção alta qual sua origem como agir no organismo.

Pessoas hipertensas utilizam medicamentos justamente para impedir a elevação da P.A. Um desses medicamentos é o Captopril, que age como inibidor da ECA, impedindo-a de dar origem à Angiotensina II.

DESENVOLVIMENTO

Com  uma pesquisa rica sobre  o veneno da Bothrops  Jararaca uma serpente de até 1,6 metro, encontrada no Brasil um médico e farmacologista brasileiro Sergio Henrique Ferreira juntamente com sua equipe  na década de 60 ,isolou do veneno  da  serpente um princípio ativo capaz de inibir os agentes naturais do organismo que elevam a pressão arterial, chamados angiotensina 1 e 2, ao mesmo tempo em que prolongam o efeito de uma molécula que mantém a pressão baixa, a bradicinina.

A partir destes resultados, Ondetti, Cushmen e Rudin, trabalhando nos laboratórios Squibb, estudando os efeitos de peptídeos mais simples, desenhados a partir do conhecimento do mecanismo de controle da pressão sanguínea envolvendo o sistema renina-angiotensina, foram capazes de descobrir o captopril, um potente inibidor de natureza peptóide (BARREIRO; FRAGA, 2001). Com isso surgiu captopril um fármaco do tipo IECA, inibidor da enzima conversora da angiotensina I (ECA I). Sua principal indicação é para tratamento de hipertensão arterial e alguns casos de insuficiência cardíaca. Captopril foi o primeiro inibidor da enzima conversora de angiotensina (IECA) efetivo por via oral também foi o primeiro inibidor da ECA a entrar no comércio, é o único inibidor da ECA aprovado para uso nos Estados Unidos da América.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão segundo pesquisas na área, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças. Baseado nesta pesquisa vemos como o fármaco Captopril agir.  No tratamento desta doença sendo o captopril um anti-hipertensivo; vasodilatador (na insuficiência cardíaca congestiva) inibidor da ECA (inibidor da Enzima Conversora da Angiotensina). Diminuindo assim a conversão da angiotensina I em angiotensina II que é um potente vasoconstritor. A queda da angiotensina II leva a um aumento na atividade da renina plasmática (PRA) e a uma diminuição da secreção do androsterona levando a um pequeno aumento de potássio e sódio e a uma maior eliminação de líquidos; inibidores da ECA reduzem a resistência arterial periférica e podem ser mais efetivos em hipertensão com renina alta como vasodilatador na insuficiência cardíaca congestiva, diminui a resistência.

  Administrado por via oral, o captopril é absorvido rapidamente e tem biodisponibilidade de cerca de 75%     as concentrações plasmáticas máximas ocorrem em 1 hora e o fármaco é depurado de forma eficaz.  Grande parte do fármaco é eliminada na urina: de 40 a 50% na forma de captopril e o que sobrou como dímeros de bissulfeto de captopril-cisteína  

As doses aplicadas na clínica médica de captopril variam de 6,25 – 150 mg de 2 a 3 vezes ao dia, sendo as doses de 6,25 mg 3x/dia e 25 mg 2x/dia apropriadas para o início da terapia para insuficiência cardíaca e a hipertensão, respectivamente. Doses diárias superiores a 150 mg, não são recomendadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com