TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sintese De Captopril

Ensaios: Sintese De Captopril. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2014  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.269 Visualizações

Página 1 de 2

LINFÓCITOS B

Os linfócitos B são células que fazem parte de 5 a 15% dos linfócitos circulantes, se originam na medula óssea e se desenvolvem nos órgãos linfoides. O nome linfócito B é devido à sua origem na cloaca das aves, na Bursa de Fabricius. São células de núcleo grande e que possuem o retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi extremamente desenvolvidos em seu citoplasma, e especialistas em síntese de anticorpos quando ativadas. Porém, em repouso, estas organelas não estão desenvolvidas.

Os linfócitos B têm como função própria a produção de anticorpos contra um determinado agressor. Anticorpos são proteínas denominadas de imunoglobulinas que exercem várias atividades de acordo com o seu isotipo (IgG, IgM, IgA, etc.) Estes anticorpos realizam diversas funções como: opsoninas, ativadores de complemento, neutralizadores de substâncias tóxicas, aglutinação, neutralização de bactérias, etc.

Os linfócitos B possuem como principal marcador de superfície a IgM monomérica, que participa do complexo receptor de antígenos. Esta imunoglobulina entra em contato com o antígeno quando lhe é apresentado diretamente ou indiretamente pelos macrófagos. A IgM se ligando ao epítopo (superfície específica de um determinado agente estranho), internaliza o complexo IgM-epítopo. Este complexo realiza diversas modificações na célula, que tem a finalidade de induzi-la a produção de imunoglobulinas.

Os linfócitos B em repouso não produzem imunoglobulinas, mas quando estimulados por substâncias químicas como interleucinas (como a IL-4 e a IL-1) vão sofrer expansão clonal e se transformar em uma célula ativa denominada de plasmócito. Os plasmócitos possuem na sua ultraestrutura o Retículo Endoplasmático Rugoso e o Complexo de Golgi desenvolvidos, e o núcleo com aspecto de roda de carroça. Secretam ativamente anticorpos específicos na resposta imune específica.

FONTE: Eye Of Science/Science Photo Library©.

BIBLIOGRAFIA: http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/11406/linfocitos-b

PLASMÓCITOS

São células ovoides com citoplasma muito basófilo, graças à sua riqueza em retículo endoplasmático rugoso. O núcleo é excêntrico e esférico, apresentando cromatina disposta em forma de raios de uma roda. Originam-se a partir dos linfócitos B do sangue, que entram no tecido conjuntivo e diferenciam-se em plasmócitos.

Os plasmócitos são abundantes nos órgãos linfáticos, no tecido conjuntivo frouxo da lâmina própria e submucosa do trato gastrointestinal, e no aparelho genital feminino (útero), ou seja, áreas sujeitas à penetração de bactérias e proteínas estranhas, mas são menos numerosos no tecido conjuntivo frouxo de outras áreas do corpo. Aumentam de número nas áreas de inflamação crônica.

Sua principal função é produzir os anticorpos que atuam nas respostas imunes do organismo. Os anticorpos são proteínas específicas, da classe das imunoglobulinas, fabricadas em resposta à penetração de moléculas estranhas que recebem o nome de antígeno. Apesar de estar demonstrando experimentalmente que certos antígenos necessitam entrar em contato com o macrófago para determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com