TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPRIMIDOS DE CAPTOPRIL 25 Mg

Artigos Científicos: Resumo Do Artigo DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPRIMIDOS DE CAPTOPRIL 25 Mg. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  770 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do artigo DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE COMPRIMIDOS DE CAPTOPRIL 25 mg

A hipertensão arterial representa um problema de saúde comum com conseqüências generalizadas e em alguns casos devastadoras e se não for tratada de modo efetivo, resulta em um aumento da probabilidade de trombose coronariana, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal.

Basicamente, há dois tipos de tratamento terapêutico para a hipertensão arterial, o tratamento não farmacológico baseado em modificações do estilo de vida e o tratamento medicamentoso, como por exemplo, os antihipertensivos. Estes tratamentos podem ser trabalhados juntos dependendo do grau de risco cardiovascular.

O captopril apresenta como características físico-químicas: partículas cristalinas de cor branca ou quase branca. Solubilidade em água, etanol, clorofórmio e metanol. No mercado farmacêutico encontram-se comprimidos de 12,5 mg, 25 mg e 50 mg.

Para o desenvolvimento de comprimidos com qualidade precisamos de uma série de estudos prévios ao desenvolvimento, que podem ser chamados de estudos de pré-formulação. No estudo de pré-formulação são caracterizadas e quantificadas as propriedades físico-químicas do fármaco e do excipiente.

Os comprimidos podem ser explicados como formas farmacêuticas sólidas compreendendo substâncias medicamentosas, os fármacos, com um conjunto de substâncias inertes, chamados de excipientes, agrupados em uma formulação completa e preparados por compressão. Na análise de Controle de Qualidade são realizados os testes de Peso médio, diâmetro e espessura, teste de friabilidade, desintegração e dureza, somente após esses testes o medicamento está pronto para ser distribuído.

O estudo foi realizado com o intuito de desenvolver comprimidos de captopril, por compressão direta, visando obter características físicas adequadas. Neste caso usando um medicamento específico, mas pode ser utilizado como parâmetro para desenvolvimento de outros medicamentos com características semelhantes.

Ainda como perspectiva deste estudo, sugere-se o desenvolvimento de outros testes de controle de qualidade, buscando assim, atender a exigência da legislação brasileira quanto aos estudos de bioequivalência e equivalência farmacêutica. Este estudo enriquece as referencias existentes para o desenvolvimento de fármacos mais seguros e com controle de qualidade e bioequicalência mais detalhados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com