TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comparação da Eficácia Entre o Peeling Químico e Peeling de Diamante associado aos Ácidos Mandélico e Glicólico

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2

Comparação da Eficácia Entre o Peeling Químico e Peeling de Diamante associado aos Ácidos Mandélico e Glicólico

Introdução

A estética está diretamente relacionada à saúde e à aparência, tendo como principal objetivo realçar a beleza natural de cada indivíduo, melhorando desta forma além da aparência, questões fisiológicas e psicológicas.

O melasma é uma dermatose que altera a cor da pele normal. Seu principal agente formador é o melanócito, onde o aumento de sua atividade resulta em consequente hiperpigmentação. Essa discromia é caracterizada por manchas castanhas claras ou escuras de bordas irregulares, reticulares e simétricas que aparecem mais na face abrangendo a região malar, fronte, lábios superiores e queixo.

O peeling está entre os tratamentos estéticos mais utilizados para melhorar a aparência da pele. Este procedimento estimula a renovação celular a partir da camada basal, seguido da reação inflamatória tecidual que leva aos mediadores inflamatórios, provocando a síntese de colágeno e finalmente a reparação tecidual, assim melhorando o aspecto cutâneo. Pode ser realizado através de produtos cosméticos como ácido, enzimas ou substâncias abrasivas.

O peeling químico é uma abrasão da pele promovida por agentes químicos (ácidos). Visa a remoção da pele com base na descamação cutânea superficial, ou seja, da derme e/ou epiderme superficial , promovendo intensa renovação celular. O peeling de diamante trata-se de um método de “lixamento” da pele, utilizando-se ponteiras diamantadas conectadas a sucção, que elimina a camada superficial da pele. Técnica realizada sem uso de anestesia e de recuperação rápida.

O objetivo deste trabalho foi associar o uso do Ácido Glicólico e Mandélico nos protocolos de Peeling Químico e Peeling de Diamante. O Ácido Glicólico é um tipo de ácido alfahidroxiácido (AHA), sendo ele o menor dos AHA’s, penetra facilmente na pele. O Ácido Mandélico também é um alfahidroxiácido, tem sido estudado devido seus usos no tratamento de problemas da pele como fotoenvelhecimento, hiperpigmentação e acne.

Metodologia

Para realização dos protocolos foi realizado a escolha de duas voluntárias, tendo como pré-requisito a presença de melasma na região cutânea facial, para comparar ao final das sessões, qual o protocolo mais eficaz em relação à despigmentação.

Em ambas pacientes foram aplicadas cinco sessões, com um intervalo de quinze dias cada, utilizando a associação do aparelho com os Ácidos Mandélico e Glicólico.

Resultados e Discussão

Todos os protocolos foram realizados utilizando os ácidos escolhidos na seguinte porcentagem: Ácido Mandélico 8% e Ácido Glicólico 10%. A paciente submetida ao Peeling de Diamante em associação com os ácidos obteve resultado mais eficaz, sendo notável o clareamento do melasma. Já a paciente submetida ao Peeling Químico, utilizando os mesmos ácidos obteve um resultado inferior, apresentando um nível de clareamento mais leve em relação ao anterior.

Considerações Finais

Concluiu-se positivamente a eficácia do Peeling de Diamante associado aos Ácidos Glicólico e Mandélico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com