TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de Qualidade de Cosméticos

Por:   •  22/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  1.724 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS, FARMACÊUTICAS E BIOMÉDICAS

CURSO DE FARMÁCIA

BRUNA RODRIGUES CONSOLI

HANANDA NAYARA CARVALHO SOUSA

Controle de Qualidade de cosméticos

Shampoo (seda)

Goiânia-GO

2016

BRUNA RODRIGUES CONSOLI

HANANDA NAYARA CARVALHO SOUSA

Controle de Qualidade de cosméticos

Shampoo (seda)

Relatório sobre controle de qualidade de cosméticos, realizado na aula prática da disciplina de Controle de Qualidade, apresentada ao curso de Farmácia, para obtenção de nota parcial.

Prof. MSc.Wanessa Machado Andrade.

Goiânia-GO

2016

1. INTRODUÇÃO

O controle de qualidade de uma empresa fabricante de cosméticos, bem como de outras áreas envolvidas com produção, é um dos principais requisitos da Garantia da Qualidade. Desta forma, entende-se como operações de controle de qualidade, o conjunto de operações que são seguidas para monitorar a qualidade durante o processo de fabricação, avaliando as características físico-químicas e microbiológicas das matérias-primas, embalagens, produtos em processo e produtos acabados. Assim, a verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto e não somente como uma exigência regulatória (GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS COSMÉTICOS, 2008).

De acordo com o Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos publicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) o controle de qualidade pode ser definido como (GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS COSMÉTICOS, 2008):

[...] o conjunto de atividades destinadas a verificar e assegurar que os ensaios necessários e relevantes sejam executados e que o produto não seja disponibilizado para uso e venda até que cumpra com a qualidade preestabelecida. O Controle de Qualidade não deve se limitar às operações laboratoriais, mas abranger todas as decisões relacionadas à qualidade do produto (GUIA DE CONTROLE DE QUALIDADE DE PRODUTOS COSMÉTICOS, 2008).

Os ensaios analíticos são compostos pelos ensaios organolépticos e ensaios físico-químicos, que visam verificar a conformidade dos materiais ou produtos frente às especificações estabelecidas e, devem ser realizados por profissionais com qualificação adequada (DUTRA, 2012).

Nos ensaios organolépticos para cosméticos são analisados as características detectáveis pelos órgãos dos sentidos verificando os seguintes parâmetros quando aplicáveis: aspecto, cor, odor e/ou sabor. Os ensaios organolépticos são realizados através da comparação com uma amostra padrão ou de referência, para analisar alterações como separação de fases, precipitação e turvação. Enquadram-se como ensaios organolépticos: aspecto, cor, odor e sabor (DUTRA, 2012).

Os ensaios físico-químicos para cosméticos são: pH, densidade, densidade aparente, viscosidade, ponto de fusão, teor alcoólico, teor de ativos, alcalinidade livre/ácido graxo livre, umidade, estabilidade, destaque também, para shampoos, o teor de espuma (DUTRA, 2012).

Diversos equipamentos podem ser utilizados para medição da densidade, como o picnômetro metálico, picnômetro de vidro, densímetro, densímetro digital e até mesmo com uma proveta é possível determinar a densidade dependendo do produto a ser analisado.  Para produtos líquidos recomenda-se a utilização de picnômetro de vidro, enquanto para semissólidos e viscosos, recomenda-se a utilização de picnômetros metálicos, enquanto para soluções alcoólicas o ideal é medir a densidade com densímetro (Alcoômetro Gay-Lussac) (DUTRA, 2012).

O teste de centrífuga, realizado para avaliar a estabilidade do produto, deve ser realizado com os seguintes parâmetros padronizados: temperatura, tempo e velocidade. Após a centrifugação a amostra é avaliada visualmente (DUTRA, 2012).

Este e outros ensaios fazem parte dos requisitos necessários para o controle de qualidade de cosméticos e garantem que o produto seja comercializado seguindo os parâmetros exigidos pela ANVISA, para total segurança do consumidor.

2. OBJETIVOS

Realizar os testes exigidos para certificar a qualidade de um produto cosmético de acordo com o preconizado pelo Guia de CQ de cosméticos da Anvisa.

3. PROCEDIMENTO

3.1 Materiais, Reagentes e Equipamentos.

- Shampoo Seda              - Tubos com tampa

- Balança                          - Paquímetro

- Centrífuga                     - Micropipeta e ponteiras

- Água destilada              - Béqueres

- Picnômetro                   - Provetas

3.2 Métodos

3.2.1 Densidade Relativa:

Primeiro anotou-se o peso do picnômetro vazio (M0) e, então, preencheu-se o picnômetro com água destilada, onde evitou-se a formação de bolhas, inseriu-se a tampa e secou-se. Pesou-se o picnômetro com água destilada (M1). Em seguida, encheu-se o picnômetro, limpo e seco, com a amostra, onde também evitou-se  formação de bolhas e, pesou-se novamente (M2). Após realizado o procedimento, calculou-se o valor da densidade relativa:

                                          d = (M2 - M0) / (M1 - M0)

3.2.2 Densidade Aparente:

Pesou-se a proveta vazia e, em seguida, pesou-se a proveta com 10 mL da amostra. Com as duas pesagens, calculou-se a diferença  entre proveta vazia e proveta cheia, para então calcular o valor da densidade aparente.

                                            d = m/V

3.2.3 Estabilidade:

Para o teste de estabilidade submeteu-se 5mL da amostra à centrifugação de 3000 rpm por 30 minutos e, em seguida, analisou-se o resultado.

3.2.4 Teor de espuma:

Preparou-se 3mL de solução do produto a 05% (v/v) em água destilada. Em seguida, colocou-se a solução num tubo com tampa, agitou-se vigorosamente em sentido vertical com amplitude ± 30cm, por 30 segundos e, então, mediu-se, com o auxílio do paquímetro, a altura da espuma formada.

4.RESULTADOS E DISCUSSÃO

A realização dos ensaios se deu por meio de especificações da farmacopeia, levando em consideração a disponibilidade dos equipamentos no laboratório. A análise do produto efetuou-se por meio da comparação da autenticidade de características físico-químicas fornecidas no rótulo do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com