TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cosmetologia Historia da maquiagem

Por:   •  23/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.280 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a importância da maquiagem para a beleza que é algo fundamental para pessoas que dão valor a si próprio. A maquiagem ajuda a melhorar o aspecto externo, ou seja, a beleza física. 
Além de enfatizar a grande importância do uso de maquiagem, essa pesquisa terá foco em alguns aspectos como: a história da maquiagem; tipos de maquiagem.
Com a evolução e aperfeiçoamento da maquiagem, ela foi transformada de uma simples ferramenta de vaidade em um acessório extremamente importante aos cuidados pessoais.

A história do cosmético abrange pelo menos 6000 anos atrás e está presente em quase todas as sociedades da terra. Alguns argumentam que a arte no corpo cosmético foi à primeira forma de ritual na cultura humana. A arqueologia evidencia cosmética certamente do antigo Egito e Grécia. Antes de se transformar no instrumento de valorização da beleza feminina a maquiagem teve funções interessantes como: espantar insetos, diferenciar as classes sociais e acreditavam que a maquiagem era escudo para doenças infecciosas, hoje auxilia na beleza da mulher.

No antigo Egito os faraós usavam lápis nos olhos como destaque para evitar olhar diretamente para RÁ o Deus do sol que os ajudariam a protegê-los  quando os olhos estavam coloridos.

Cleópatra representou muito bem o ideal de beleza daquela época sempre muito vaidosa, ela imortalizou seu tratamento banhando-se em leite de cabra, cobrindo as faces com argila e seus olhos com carvão vegetal ou khol que dava o aspecto do preto marcante com delineado de gatinho.

O óleo de ricimo era usado no Egito como balsamo e protetora da pele, cremes feitos de cera de abelha para auxiliarem no rejuvenescimento da pele.

EVOLUÇÃO DA MAQUIAGEM

Nas sociedades primitivas, usavam extratos de plantas, animais e terras, com o auxilio de pedras para se pintarem. Pintavam o corpo para ocasiões especiais como: adorar Deuses, celebrações festivas, caçadas e batalhas.

COMO SURGIU A MAQUIAGEM:

Lápis de olho: o lápis de olho também veio do kohe, o formato em bastão foi o modo de obter traços, mas delicados, sua versão foi atualizada para o lápis kajal muito usada pelos indianos e árabes.

Blush: O tom avermelhado do rosto indica uma circulação sanguínea e, portanto uma boa saúde. Na Grécia antiga homens e mulheres reforçavam a cor de suas bochechas com amoras e algas marinhas.

O blush atual remonta a franca do século 18 quando Alexandre Bourjaim dono de uma empresa de cosméticos criou o pó à base de frutos e beterraba, batizou de Rouge (vermelho em Frances). Outra receita antiga foi registrada  por Aristóteles, uma mistura de gordura e tintura vermelha.

Base: reboco de parede

Ao longo da história, vários povos criaram manias de corrigir imperfeições atribuídas a pele.

Essa busca começou e 27 A.C, quando apareceram as primeiras bases, durante o império romano. Nessa época começaram a serem fabricadas as primeiras pastas caseiras com cera de abelha e óleos vegetais, para que o rosto ficasse com aspecto mais uniforme e bem cuidado em alguns casos os produtos recebiam pó de mica, ingrediente que continua sendo usado nas maquiagens de hoje em dia, para dar luminosidade. Do século V ao XIV vários produtos naturais foram usados para mascaras para o rosto, já que a pureza vinha acima de tudo, segundo exigências religiosas determinavam que isto também refletisse na pele vária composta eram produzidos utilizando o trigo em pó como ingrediente principal.

A partir do renascimento italiano mais ou menos em 1400, surgiu uma gama de cores, com bases de texturas diferenciadas e tonalidades. No entanto seu uso ainda estava reservado a mulheres poderosas e Aristocratas.

No inicio do século XIX, na França as bases evoluíram aparecendo o popular esmaltado de rosto, uma pasta aplicada sobre a pele para deixá-la lisa e uniforme. Entre os componentes estava o chumbo que tinha efeito de 12 meses de duração, embora a substancia fosse tóxica para a pele.

Na década de 1980 as bases começaram a se popularizar e foram lançadas  em versões liquidas e creme e um leque de tonalidades para cada tom de pele.

Como se não se basta aparece o BB cream produto que surgiu na Ásia revolucionou o universo da maquiagem. O creme de textura quase liquida facilita a aplicação unifica o tom de pele, além de ótima cobertura. Resultado de um rosto com aspecto, mas natural.

Batom: O batom teve seus indícios no Antigo Egito, 5000 A.C. trata-se de uma substancia natural denominada “púrpura tyr”, usadas pelas mulheres da alta sociedade a qual era capaz de realçar significativamente a cor dos lábios. Algum tempo depois, também na civilização dos faraós, foi criada a pigmentação vermelha obtida a partir do óxido de ferro.

Durante vários séculos, usar algo para colorir os lábios foi sinônimo de sensualidade e, mas intenções. Na Grécia durante o século II, foi criada uma lei que proibia as mulheres de utilizar pigmentações na boca antes do casamento. Em 1770, na Inglaterra acabou proibindo de vez a tal prática. A explicação era que o batom tinha um grande poder de sedução capaz de enganar os homens. O primeiro batom criado pelo perfumista Rhocopis era composto por: talco, óleo de amêndoas, essências de bergamotas e limão, na cor vermelha. Embalagem cilíndrica de papel de seda algo parecido com bastão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com