TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cuidados farmacêuticos

Tese: Cuidados farmacêuticos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Tese  •  4.276 Palavras (18 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 18

Fluxograma

SERVIÇOS PRESTADOS:

Atenção Farmacêutica

Por meio da atenção e assistência farmacêutica, o farmacêutico torna-se co-responsável pela qualidade de vida do paciente. O farmacêutico é o profissional que melhores condições reúne para garantir a qualidade de um medicamento, pois tem a sua formação dirigida ao medicamento. Sem o farmacêutico, todo o programa de atenção e assistência farmacêutica resultaria inevitavelmente, em má qualidade. É importante frisar que o medicamento é de fundamental importância para o paciente, tornando-se um componente estratégico na terapêutica e na manutenção de melhores condições de vida. A responsabilidade do farmacêutico é orientar o uso racional de medicamentos. O farmacêutico exerce atenção e assistência auxiliando o paciente quanto ao modo de usar e ao armazenamento; alertando dos prováveis efeitos colaterais e interações; informando para não usar medicamentos sem orientação médica ou por conta própria; alertando para não usar nenhum medicamento se estiver grávida ou amamentando, a menos que o conheça muito bem ou que tenha orientação médica; seguir as orientações médicas sobre o horário de administração e as restrições na alimentação, porque os alimentos modificam os seus efeitos; observar se a embalagem está intacta, se o rótulo está em perfeita condição, se há número do lote de fabricação, se há data de validade, se há o lacre protetor, se há a marca da indústria farmacêutica (logotipo) em todos os comprimidos ou cápsulas e se esta marca é igual, se há comprimidos quebrados ou cápsulas amassadas; informar o paciente se o medicamento que ele vai usar causa hábito ou vício; informar os perigos da automedicação e de tratamentos alternativos não-científicos; dentre outras orientações. A população deve ter consciência que o uso irracional de medicamentos, sem conhecimento, sem informação e sem orientação, aumenta os riscos de reações indesejáveis e pode agravar a doença e o "bolso". Em suma, a atenção farmacêutica pode garantir a qualidade e a eficácia do medicamento, orientar o paciente quanto ao uso correto, aumentar sua aderência ao tratamento prescrito e prevenir efeitos colaterais ou interações medicamentosas. A atenção e assistência farmacêutica é essencial para orientar o paciente sobre os cuidados do uso de medicamento sendo este um dos insumos estratégicos para a garantia do direito à saúde.

Aferição de pressão arterial: A aferição da pressão arterial permite guiar condutas terapêuticas individuais, monitorar prevalências populacionais e identificar fatores de risco associados à hipertensão arterial. O esfigmomanômetro de coluna de mercúrio tem sido considerado o padrão-ouro na medida da pressão arterial por mais de um século. A aferição na drogaria tem sido constante, realiza-se diariamente varias aferições principalmente de idosos que procuram a drogaria com o intuito de controlar a pressão arterial.

Administração de injetáveis: Responsabilidade da Farmacêutica, que conferi de imediato a receita do paciente quanto ao nome a data que foi prescrita, dados do prescritor, a dosagem do medicamento e a forma que vai ser Aplicado. A receita estando correta e observada se o medicamento se encontra disponível na Drogaria, verificando de imediato a data de fabricação juntamente com a sua validade.

Com a receita em mãos e registrado no livro de registro de injetáveis o qual deve conter:

Data Nome do Paciente Endereço Completo Nome do Medicamento Via de administração e Concentração Nome do Médico e CRM Ass. do Técnico Responsável Ass. do Paciente

Obs: Quando algum item da receita apresenta incorreto ou ilegível é encaminhado para o farmacêutico e ele fica responsável de contactar com o médico, para sanar a dúvida ou se não conseguir resolver o problema à receita é devolvida para o cliente aconselhando que ele retorne ao médico e tire as dúvidas necessárias.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES.

1. Verificar se o cliente não ingeriu bebida alcoólica pois isto pode alterar o efeito do medicamento;

2. Certificar se o medicamento que vai ser administrado se podem ou não causar reações alérgicas ao paciente pois o profissional habilitado terá consciência de que se houver algum problema ele estará apto a exercer algum procedimento de primeiros socorros.

3. Algumas pessoas reagem negativamente quando da necessidade de tomar injeção. Esta em você a habilidade de acalmá-lo. A maioria das pessoas tem trauma de tomar injeção por terem presenciado a ocorrência de abscessos devido à má aplicação. Converse com o cliente afim de tranqüilizá-lo.

4. Dentro da sala de injeção estão afixados os cuidados da aplicação, as vias de aplicação, o cartaz referente de como fazer a assepsia das mãos e o procedimento para a administração de medicamentos por via parenteral.

O livro de registro de injetais é um livro de capa dura, liberado pela SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE e pela coordenação de VIGILANCIA SANITARIA MUNICIPAL. Onde a responsável técnica farmacêutica passa assumir. São registradas todas as receitas médicas e suas informações são colocadas conforme foi descrito anteriormente.

Aferição de nível glicêmico: é de responsabilidade da Farmacêutica, o controle glicêmico dos pacientes que realizam avaliações periódicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com