TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO ATRAVÉS DO MÉTODO DE MOHR

Por:   •  2/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  861 Visualizações

Página 1 de 6

DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO ATRAVÉS DO MÉTODO DE MOHR.

Newton F. P. Júnior

RESUMO

O objetivo deste experimento está no resultado da formação de reação do precipitado que é para uso de titulação. No laboratório foi feito os procedimentos mais importantes na análise de precipitação titrimétrica. Nós usamos o método de Mohr para determinação de cloretos.

Palavras-chave: Cloreto, precipitação.

Abstract:

The objective of this experiment is the result of the precipitate of reaction formation is to use titration. In the laboratory it was made the most important procedures in titrimetric precipitation analysis. We use the Mohr method for determination of chloride.

Key words: chloride, precipitation.

1

1INTRODUÇÃO

Os métodos volumétricos que se tem como bases na formação de um composto com pouca solubilidade são chamadas de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em pouco tempo, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.

Volumetria de precipitação, ou titulação por precipitação, é o método da volumetria no qual se utiliza substâncias químicas que reagem entre si e formam duas fases uma liquida e outra sólida e insolúvel no meio reagente, um precipitado, com isso é possível determinar quantitativamente do produto e tem como base reações com resultado de substâncias com baixa solubilidade.

O método de Mohr é um método antigo de volumetria de precipitação que utiliza solução padrão de nitrato de prata na análise de cloretos, este método baseia-se na formação de um segundo precipitado. O ponto final produzido por um indicador químico consiste geralmente em uma variação de cor preferencialmente sem muita intensidade ou, ocasionalmente, no aparecimento ou desaparecimento de uma leve turbidez na solução titulada. Os requisitos para um indicador ser empregado em uma titulação de precipitação são a variação de cor que deve ocorrer em uma faixa limitada da função para do reagente ou do analito e a alteração de cor deve acontecer dentro da parte de variação repentina da curva de titulação do analito e sinalizadores.

A argentometria é uma série de técnicas de determinação, principalmente de cloreto, com titulações usando soluções com íons Ag+ utilizado no método de Mohr. O ponto de viragem ocorre quando há a mudança de cor da substância na solução. O cromato de potássio é usado como indicador e no ponto final, quando a precipitação do cloreto for completa, o primeiro excesso de íons (Ag+) reagirá com o indicador ocasionando a precipitação do nitrato de prata, marrom-vermelhado. É normalmente necessário fazer um branco para fazer a correção do analito.

UFJF baccan- Aula prática 7 e 8 Wikipédia - Volumetria de precipitação 30/11/2015 às 10:00h Ebah – Química analítica.

1.2Soro fisiológico

É uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contem 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada, e açúcar e seja glicose, cada 100mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal (0,354 gramas de Na+ e 0,546 gramas de Cl-, com pH = 6,0). A solução estéril é normalmente usada para infusão (devido à isotonicidade com relação ao sangue humano).

2DESENVOLVIMENTO

2.1Materiais e reagentes

01- Pêra de borracha 01- Suporte universal 01- Garra metálica

04-Erlenmeyer de 250 ml

02-Béqueres de 50 ml

01-Pipeta graduada de 5mL 01-pipeta volumétrica de 10 ml 01-Bureta de 50 ml

01-Becker de 100 ml 01-Pisseta K2CrO4 (0,5M) CaCO3 – livre de cloretos AgNO3 0,1 mol/L Água destilada Amostra de Soro Fisiológico

2.2Diagrama de Hommel

Nitrato de prata

2.2Parte experimental I

Ambienta-se a bureta com o nitrato de prata (AgNO3).

Em um béquer pipetou 10 ml da amostra de soro fisiológico e transferiu para o erlenmeyer, adicionou juntamente 50mL de água destilada, logo depois adicionou de 1mL de K2CrO4 (0,5M);

Com o auxílio da bureta titulou- se com a solução de nitrato de prata (AgNO3 0,1 mol/L), abrindo a torneira da bureta (de modo que fique um gotejamento) e com agitação permanente do erlenmeyer até o aparecimento da cor marrom-avermelhada formada pela formação do cromato de prata (Ag2CrO4), anota-se o volume gasto (15,5mL).

Repete esse próximo mais uma vez.

2.3Fluxograma I

2.4Parte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com