TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO ATRAVÉS

Por:   •  19/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  1.446 Visualizações

Página 1 de 6

                         UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ[pic 1]

                       CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA APLICADA A FARMÁCIA

PROFESSOR:  LUIZ ALVES MARINHO 

CURSO: FARMÁCIA

DETERMINAÇÃO DE CLORETO DE SÓDIO EM SORO FISIOLÓGICO ATRAVÉS DA VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇAO

GRUPO:

ARIANE FRANCISCA BATISTA COSTA

MATRÍCULA: 20179124902

JOÃO VICTOR SANTOS COSTA 

MATRÍCULA: 20189023242

SABRINA LUZ COSTA CAMPOS

MATRÍCULA: 20189019615

YONE CAROLINE SILVA

MATRÍCULA: 20189011804

TERESINA – PI

ABRIL, 2019


SUMÁRIO

RESUMO2

1 INTRODUÇÃO3

2 PARTE EXPERIMENTAL4

2.1 MATERIAIS E REAGENTES4

2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL4

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO5

4 CONCLUSÃO6

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS7

ANEXO8


RESUMO

O presente trabalho busca determinar a concentração de cloreto de sódio em uma amostra de soro fisiológico utilizando o método de Mohr. Para tal, foram preparadas soluções de AgNO3 (titulante) e K2CrO4, o indicador utilizado, que reagiram com o NaCl do soro. Ao fim da reação, observou-se uma mudança de coloração na solução e calculou-se a concentração real do NaCl, relativamente distante à apontada pela marca.


1 INTRODUÇÃO

Dentre as técnicas volumétricas clássicas, o método de Mohr destaca-se na determinação de cloreto (VOGEL et al., 1989) usando como titulante uma solução de nitrato de prata e como indicador uma solução de cromato de potássio. Há formação, primeiramente, de um precipitado de coloração branca, resultado da reação de titulação, identificado como AgCl (cloreto de prata). Posteriormente, devido a reação do indicador, forma-se um precipitado de cor vemelho-tijolo, o cromato de prata (Ag2CrO4).

De acordo com Skoog et al., (2006, p. 340) “três tipos de pontos finais são encontrados em titulações com nitrato de prata: químico, potenciométrico e amperométrico”.  O último ponto a ser produzido por um indicador químico geralmente contém uma variação na coloração ou, no surgimento ou até mesmo desaparecimento de uma turbidez na solução que foi titulada. Para um indicador ser empregado em uma titulação de precipitação é necessário haver a variação de cor e esta deve estar dentro de uma faixa limitada da função do reagente ou do analito.

Ainda para o autor “a titulação de Mohr deve ser realizada em pH de 7 a 10 porque o íon cromato é a base conjugada do ácido crômico fraco.” (SKOOG et al., 2006 p. 341). Por conseguinte, em soluções com menor pH (mais ácidas), não é possível produzir um precipitado próximo ao ponto de equivalência devido a concentração dos íons cromato ser muito pequena. Dessa forma, é através da saturação de uma solução de analito com hidrogênio e carbonato de sódio que se obtém um pH adequado para o surgimento do precipitado.

A titulometria de precipitação consiste em reações que produzem compostos iônicos de solubilidade limitada. O nitrato de prata é o reagente precipitante mais importante e utilizado para a determinação de haletos, mercaptanas, ânions inorgânicos bivalentes e trivalentes. (SKOOG, 2006)

Essa prática tem como objetivo determinar a concentração de cloreto em uma amostra de soro fisiológico (Neosoro), através de titulação argentimétrica pelo método de Mohr, a fim de comprovar sua concentração de 3% como indicado na embalagem do produto.


2 PARTE EXPERIMENTAL

2.1 MATERIAIS E REAGENTES

  • Solução de nitrato de prata (AgNO3, P. M. = 169,87) 0,1 mol/L;
  • Solução do indicador de cromato de potássio (P. M. = 194,2) 5% (m/v);
  • Bureta de 50,00 mL;
  • Pipeta volumétrica de 25,00 mL;
  • Balão volumétrico de 100,0 mL;
  • Balão volumétrico de 10,00 mL;
  • Pipeta volumétrica de 10,00 mL;
  • Erlenmeyer de 150 mL.

2.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para preparação da solução do indicador pesou-se 0,5g de cromato de potássio e adicionou-se 10,00 mL de água destilada em um balão volumétrico e diluiu-se o cromato de potássio.

Para preparação a solução do titulante pesou-se 1,70g de nitrato de prata que foi diluído em 100 mL de água destilada.

Pipetou-se 25,00 mL do soro fisiológico e transferiu-se o volume para um balão volumétrico de 100,0 mL. Completou-se o volume com água destilada, homogeneizou-se a solução, pipetou-se 10,00 mL do soro diluído e transferiu-se o volume para um erlenmeyer, repetindo em triplicatas. Adicionou-se 1,00 mL do indicador de cromato de potássio em cada erlenmeyer e titulou-se com a solução de nitrato de prata, devidamente colocada em uma bureta de 50mL, repetindo o procedimento por três vezes.


3 RESULTADOS E DISCUSSÃO  

A determinação da concentração de cloretos pode ser feita a partir da sua titulação em uma solução padrão de nitrato de prata, AgNO3(aq), usando-se um indicador (VIEIRA, 2007, p. 11) Assim, para realizar essa titulação, preparou-se a solução de nitrato a 0,1 mol/L e três alíquotas de 10 mL de soro fisiológico 3% contendo cada uma 1mL do indicador empregado, o cromato de potássio (K2CrO4).

Nesse processo ocorre a seguinte reação:

NaCl(aq) + AgNO3(aq) → AgCl(s) + NaNO3(aq)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (573.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com