TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENÇAS ENTRE GENOMA EUCARIÓTICOS E PROCARIOTICOS

Por:   •  10/3/2016  •  Seminário  •  1.321 Palavras (6 Páginas)  •  3.837 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade Maurício de Nassau

Profª: Mara Ramero

Curso: farmácia – noite

Genoma

                                                                     Componentes:

                                                                              Espedito júnior

                                                                                    Raimundo filho

Fevereiro 2016

Conceito:

O genoma é toda a informação hereditária (passa para seus descendentes) de um organismo que está codificada em seu DNA (ou, em alguns vírus, no RNA). Isto inclui tanto os genes como as sequências não-codificadoras que são muito importantes para a regulação gênica, dentre outras funções.

Neste assunto estudaremos dois tipos de genoma:

  • GENOMA EUCARIÓTICOS
  • GENOMA PROCARIÓTICOS

Características:

Todo genoma (eucarioto ou procarioto) possui a função de servir como repositório replicativo da informação codificada pelo DNA que o constitui.Contudo, os Genomas procarióticos são relativamente mais simples do que os genomas eucarióticos.

Existem várias características que diferenciam esses dois genomas uma delas seria em torno de seu tamanho, onde o genoma procariótico tem em relação ao genoma eucariótico seu tamanho reduzido.

No genoma da bactéria Escherichia (linhagem k-12) por exemplo, o tamanho médio das regiões codificadoras é de aproximadamente 4.300pb, tendo sua região codificadora mais longa 7.149pb.

Enquanto o S. cereviseae, um dos eucarióticos mais simples (com apenas 5% dos genes interrompido por íntrons), possui genes com extensão que variam 120pb, até mais de 14kb com o tamanho médio de 4kb.

[pic 1]

PROCARIOTOS

Organismos unicelulares - ausência de núcleo material genético (DNA) compactado em uma região chamada nucleóide.

[pic 2]

EUCARIOTOS

NÚCLEO bem definido, organelas, material genético compactado no núcleo, cromossomos lineares.

IMPORTÂNCIA

Para compreendermos melhor a importância do estudo do genoma iremos fazer uso das citações abaixo que irá explicar e exemplificar a importância do genoma.

Caso1:

Elida P. Benquique OjopiI; Sheila Passos Gregório, II; Pedro Edson Moreira Guimarães; Cintia FridmanI; Emmanuel Dias NetoI, O genoma humano e as perspectivas para o estudo da esquizofrenia

O sequenciamento de nosso genoma representa um passo essencial no entendimento da biologia humana e no planejamento racional de pesquisas biomédicas. Contudo, é importante notar que o sequenciamento de um dado genoma é apenas uma parte de um complexo quebra-cabeças. A informação genética deve ser usada como um "mapa", a partir do qual começamos a compreender a base das doenças e a importância da variação genética através da análise da complexidade e do comportamento das regiões reguladoras, genes e proteínas, funções gênicas e sistemas celulares. Pode ser posto como exemplo o enormes esforços para identificar genes de susceptibilidade, daesquizofrenia. O uso apropriado da genômica poderá ajudar imensamente na elucidação das causas da esquizofrenia, permitindo avaliar o papel de novos genes, das variações genéticas, das formas de splicing alternativo, das variações de expressão gênica e de vias metabólicas de interesse. A convergência de dados bioquímicos, de imagem, de neuroanatomia, farmacológicos, clínicos e genéticos permite prever que estamos muito próximos de uma melhor compreensão das bases biológicas da esquizofrenia. A disponibilidade desses avanços terá um enorme impacto na pesquisa desta doença.

Caso 2:

Rosangela Rodrigues, Nazle Mendonça Collaço Veras, João Leandro de Paula Ferreira e Luís Fernando de Macedo Brígido.Estudo do genoma do HIV: importância e perspectivas.Instituto Adolfo Lutz, Laboratório de Retrovírus, São Paulo, SP, Brasil.

O estudo do genoma do HIV não apenas contribui na elucidação dos mecanismos imunopatogênicos da infecção pelo HIV-1 como é instrumento no desenvolvimento de insumos inovadores. Ainda, descortina mecanismos genéticos peculiares que vem enriquecendo nosso conhecimento de genômica em geral. O HIV apresenta uma alta variabilidade genética decorrente de diversos fatores que atuam em sinergismo, permitindo uma rápida evolução viral. Elevadas taxas de replicação viral, grande população, recombinação entre as fitas de RNA e falta de correção de mutações introduzidas no processo de retrotranscrição são mecanismos que impõem ao vírus uma característica de diversidade onde em um mesmo hospedeiro infectado, diferentes variantes estão presentes, a sua maioria constituídas por genomas relacionados formando uma quase-espécie.

Caso 3:

FEITOSA, Mary F.  And KRIEGER, Henrique. O futuro da epidemiologia genética de características complexas. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2002, vol.7, n.1, pp. 73-83. ISSN 1678-4561.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-81232002000100007.

A epidemiologia genética evoluiu de um enfoque em estudos sobre doenças mendelianas raras para a análise genética de características complexas. Com o advento de informações sobre a completa sequência de genes ao longo do genoma humano e de outros organismos, o interesse da epidemiologia genética em desvendar a natureza dos fatores que influenciam essas características se tornou primordial. São apresentados os principais métodos empregados no estudo de doenças complexas bem como suas principais vantagens e desvantagens. Discute-se a importância na determinação da amostra e o uso de fenótipos e marcadores genéticos apropriados. Como exemplo das estratégias citadas tomamos o estudo de índice de massa corporal (BMI) para ilustrar um fator genético principal localizado no cromossomo 7. Em uma discussão sobre tendências no estudo de ligação, embora reconhecendo que famílias e genealogias continuarão sendo o foco principal das amostras, discute-se alguns novos e eficientes tipos de amostragem (como por exemplo, controles não-relacionados) em que amostras de conjunto de DNA serão universalmente empregadas. O reconhecimento da heterogeneidade genética entre estudos e sua interpretação será uma das mais importantes características no futuro das análises de características complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (642.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com