TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas

Por:   •  13/6/2019  •  Seminário  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

FACULDADE DE FARMÁCIA

Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas

Prof. Reginaldo Almeida da Trindade

Disciplina: Diagnóstico Clínico Laboratorial – FFN321

Situação Prática 2 – Interferência de medicamentos nas análises laboratoriais

        Considere os textos a seguir sobre interferência de medicamentos nas análises laboratoriais, e após a leitura, responda as questões propostas:

a) “Medicamentos que interferem nas análises clínicas” em Medicamentos na prática da farmácia

clínica. Santos L; Torriani MS; Barros E. Pag. 100-149. Porto Alegre: Artmed, 201.

b) “Estudo dos medicamentos utilizados pelos pacientes atendidos em laboratório de análises

clínicas e suas interferências em testes laboratoriais: uma revisão da literatura”. Ferreira BC

et al., Revista Eletrônica de Farmácia, Vol 6(1), 33-43, 2009.

1. Os medicamentos se enquadram como interferentes em qual fase do processo laboratorial (pré-analítica, analítica ou pós-analítica)?

         A interferência de medicamentos ocorre na fase pré-analítica.

2. Um paciente hipertenso com disfunção renal que relata o uso de três medicamentos diariamente apresenta qual probabilidade de sofrer interferências nos resultados de seus laboratórios?

        Aproximadamente 66,70% de probabilidade de apresentar algum tipo de interferência.

3. Após a leitura do texto (b), responda quais classes de fármacos foram mais utilizadas pelos pacientes estudados no artigo? Em qual população (gênero e idade) é esperada maior chance de encontrar interferências decorrentes do uso destas classes de fármaco?

        Os pacientes utilizaram antipiréticos, analgésicos, anti-inflamatórios, fármacos que atuam no Sistema Nervoso Central (SNC), que agem no TGI, antidiabéticos, antimicrobianos, calcificantes, fármacos cardiovasculares e fármacos que agem no sangue. As maiores interferência ocorrem em mulheres idosas.

4. Considere a parte final do texto (a) na última página. Há uma indicação de acesso à base Micromedex®. Essa é uma base indexada contendo informações diversas e oficiais sobre medicamentos. Ela é atualmente a base utilizada pelo Ministério da Saúde para consulta no portal Saúde Baseada em Evidências (SBE). Portanto, é importante que você, como futuro farmacêutico, conheça essa base de apoio profissional. Para isso, faça a atividade proposta seguindo os passos a seguir:

Efavirenz: apresentando nome comercial Stocrin e pertencente a classe dos antirretrovirais, esse medicamento pode gerar resultados falso positivos em rastreio do uso de benzodiazepinas e tetraidrocanabinol. Além disso, apresenta uma interação menos podendo gerar resultados falsamente aumentados de estradiol sérico devido à interferência de ensaios com método ELISA. Ambas as interações são observadas in vitro.

Amoxicilina: apresentando nome comercial Amoxil e pertencente a classe terapêutica dos antibióticos, esse medicamento pode gerar um resultado falso positivo para a glicose na urina devido a quantidades excessivas de amoxicilina urinária. O tipo de interação existente é encontrado in vivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com