TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença de crohn e retocolite

Por:   •  14/9/2015  •  Monografia  •  5.390 Palavras (22 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 22

NOME: Fulvio Giovanni A. da Silva  RA: 909206406    TURMA: 6°A   UNIDADE: MM

 

                   

RETOCOLITE ULCERATIVA E DOENÇA DE CROHN

Projeto de artigo científico apresentado a Universidade Nove de Julho referente ao Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do título de Graduação em Farmácia.

São Paulo

2012


RETOCOLITE ULCERATIVA E DOENÇA DE CROHN

[Ulcerative Colitis and Crohn's Disease]

FULVIO GIOVANNI ALMEIDA DA SILVA
Graduando em Farmácia e Bioquímica da Universidade Nove de Julho
 
fulgiovanni@uninove.edu.br

DRA. KAREN TOKUHASHI RIBEIRO
Doutora em Ciências – FSP/USP
karen@uninove.br

RESUMO

Doença de Crohn (DC) e a retocolite ulcerativa (RC), são afecções crônicas com incidência crescente em todo o mundo. Caracterizam-se por inflamação crônica do intestino e não têm causa ainda definitivamente esclarecida. São acometidos em sua grande maioria pessoas da raça branca, na faixa etária entre 20 e 40 anos e um segundo pico a partir dos 55 anos, e distribuição semelhante em ambos os sexos, exceto para a DC que atinge mais a população feminina. Prevalece, ainda, em moradores de áreas urbanas, pessoas de classes econômicas mais altas, fumantes e parentes de primeiro grau de indivíduos acometidos, com incidência relativamente maior em jovens onde se manifestam em formas clínicas mais graves, o que implica, portanto, alto custo para a sociedade. Ainda que se admita a impossibilidade de cura para a maioria dos casos, tem-se usado uma serie de terapias no controle e remissão da doença, São discutidos inúmeros tratamentos, que são analisados e adaptados a cada paciente avaliando-se a extensão e gravidade de doença.

 Termos: doença intestinal inflamatória, Colite ulcerativa, Doença de Crohn Terapia nutricional. Fatores imunológicos,probióticos.

ABSTRACT

Crohn's disease (CD) and ulcerative colitis (RC), are chronic diseases with increasing incidence worldwide. Characterized by chronic inflammation of the intestine and have no causes been finally clarified. Are affected mostly Caucasian people, aged between 20 and 40 years and a second peak at age 55, and a similar distribution in both sexes, except for DC that reaches over the female population. Prevails, even in urban dwellers, people from bigger economic classes, smoking peoples and first-degree parents of affected individuals with relatively higher incidence in young where manifest in more severe clinical forms, which therefore implies high cost society. Even assuming the impossibility to cure for most cases, it has been used a number of therapies and in controlling disease remission, a set of treatments are analyzed and adapted to each patient evaluating the extent and severity of disease. Are discuss the benefits and side effects of nutritional supplements, medicinal drugs and maintenance of the immune system.

Key words: Inflammatory bowel disease, Ulcerative Colitis, Crohn's Disease Nutritional Therapy Immunological Factors, Probiotics.


INTRODUÇÃO

A Doença de Cronh (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RC) são hoje as principais doenças inflamatórias intestinais. (1) Apresentam diversas similaridades em seus sinais e sintomas, diferenciando-se pela localização, agressividade e extensão da doença, sendo que a retocolite pode apresentar manifestações extraintestinais em 25% dos casos e seus sintomas podem perdurar por semanas ou até meses. (2) A Doença de Crohn compromete o reto e cólon e envolve toda a parede intestinal (inflamação transmural), provocando uma reação granulomatosa não caseosa, enquanto a retocolite pode ocorrer em qualquer parte do trato digestivo, desde a boca até o ânus, mas a região ileal e ileocecal são seus principais alvos e o quadro clínico depende de sua extensão e gravidade (1)

Em relação à sintomatologia, a retocolite ulcerativa tem como principal sintoma a diarréia sanguinolenta, tenesmo, eliminação de muco e dor abdominal tipo cólica. (2) Já a doença de Crohn, tem como sintomas a diarréia, dor abdominal e perda de peso, (3) podendo se agravar com crises mais freqüentes, gerando comprometimento do estado geral e piora na qualidade de vida do individuo. (2)


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

As principais manifestações são a perda de peso, anemia e hipoalbuminemia, podendo levar também a desnutrição crônica, resultando em caquexia, deficiências nutricionais múltiplas, sendo as manifestações de desnutrição mais freqüentes na DC. Na RC por sua vez, observamos uma maior ocorrência de anemia devido às perdas sanguíneas. (3) A anemia na DC é resultado de vários fatores como: deficiência de ferro, folato e vitamina B12, enquanto na RC a causa primária é a deficiência de ferro. A diarréia produz distúrbio hidroeletrolítico, alterando a concentração de todos os minerais, dentre eles o zinco, que influencia diretamente no sistema imunitário. (3) (4)

Em crianças, a doença associada à DC e RC promove além do atraso no crescimento hipermetabolismo, aumento da perda urinária de nitrogênio, alterações na glicemia, distúrbios hidroeletrolíticos e acidose; ocorre, ainda, disfunção de órgãos e sistemas, balanço nitrogenado negativo, anemia e deficiência de vitaminas já citadas. Todas as alterações nutricionais dependem da extensão e da gravidade com que se manifestam as moléstias.(4)  A desnutrição, por sua vez, agrava o prognóstico do paciente, com conseqüente redução da competência imunológica e aumento das infecções. (4)

A DC e a RC podem ou não estar associadas a manifestações extra intestinais, sendo mais freqüentes as mucocutâneas, oculares, articulares, ósseas e hepáticas. Também já foram relatados maiores riscos de desenvolvimento de eventos tromboembólicos, hematológicos, bem como manifestações neurológicas, cardíacos, tireóideas, nefro urológicas. (5)                         Os pacientes também apresentam impactos psicológicos e fisiológicos, letargia, depressão, medo por causa da diarréia e, consequentemente, isolamento social e redução da atividade sexual. (5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.5 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com