TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença de Crohn : Revisão de Literatura

Por:   •  25/6/2015  •  Artigo  •  2.126 Palavras (9 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 9

Revisão de Literatura

Faculdade de Medicina de Barbacena

                   Doença de Crohn : Revisão de Literatura
                                 Crohn’s Disease: Literature Review
                                             
Lucas Presotti Borges1
                                           Orientador: Frederico Lopes Frazão
RESUMO
A doença de Crohn, também denominada Doença Intestinal Inflamatória Idiopática (DII), é uma afecção granulomatosa, fibrosante e segmentar que pode acometer qualquer segmento do trato gastrintestinal (TGI), da boca ao ânus, mas que de preferência atinge a porção terminal do íleo (ileíte regional ou segmentar) e o cólon, enquanto alguns segmentos podem se apresentar saudáveis. É uma doença crônica, cuja causa ainda é desconhecida. É um distúrbio subagudo e crônico caracterizado pelo acometimento da regulação da imunidade da mucosa do trato digestivo, que leva a um processo inflamatório indutor de lesões. O tratamento é instituído de acordo com a fase de evolução da doença, que pode ser classificada em leve, moderada e grave. O quadro clínico é variável. Não há forma de prevenção da Doença de Crohn (DC).
Palavras-chave: Doença de Crohn. Doença inflamatória intestinal. Afecção granulomatosa. Doença do trato gastrointestinal. Doença intestinal idiopática.

ABSTRACT
The Crohn's disease, also called Idiopathic Inflammatory Bowel Disease (IBD) is a granulomatous, fibrosing and segmental disease that can affect any segment of the gastrointestinal tract, from the mouth to the anus, but preferably reaches the terminal ileum (segmental or regional ileitis) and colon, while some segments may appear healthy. It is a chronic disease whose cause is still unknown. It is a sub-acute and chronic disorder characterized by impairment of the regulation of mucosal immunity in the digestive tract, which leads to an inflammatory process, being an inductor of lesions. The treatment is given according to the stage of the disease, which can be classified as mild, moderate and severe. The clinical presentation is variable. There are not forms of prevention for the Crohn's disease (CD).
Keywords: Crohn's Disease. Inflammatory bowel disease. Granulomatous disease. Gastrointestinal disorders. Idiopathic intestinal disease.

INTRODUÇÃO

A doença de Crohn , também denominada Doença Intestinal Inflamatória Idiopática (DII), é uma afecção granulomatosa, fibrosante e segmentar que pode acometer qualquer segmento do trato gastrintestinal (TGI), da boca ao ânus, mas que de preferência atinge a porção terminal do íleo (ileíte regional ou segmentar) e o cólon, enquanto alguns segmentos podem se apresentar saudáveis. É uma doença crônica, cuja causa ainda é desconhecida.

Alguns dos principais elementos comuns da doença de Crohn são: pacientes com doença de Crohn muitas vezes têm parentes com Colite Ulcerativa; pode haver comprometimento do cólon; alguns possíveis fatores etiológicos são comuns à doença; há risco aumentado de aparecimento de câncer intestinal; com certa freqüência existem manifestações extra-intestinais comuns à doença. As lesões acometem o íleo e o ceco em 50% dos casos, o intestino delgado em 15%, o cólon em 20%, região anorretal em 15% e ocasionalmente o duodeno e o estômago. Pode haver manifestações extra-intestinais como Artrite, Uveíte, Episclerite, Eritema Nodoso, Pioderma Gangrenoso, Espondilite Anquilosante e complicações sistêmicas como Doença Hepática (pericolangite, colangite, esclerosante), Coletíase, cálculos de oxalato nos rins, Amiloidose e acometer vesícula biliar e pâncreas.

Dependendo da região afetada, a doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite, etc. Para reduzir a confusão, o termo doença de Crohn pode ser usado, para identificar a doença, qualquer que seja a região do corpo afetada (íleo, cólon, reto, ânus, estômago, duodeno, etc.). Ela é chamada doença de Crohn, porque Burril B. Crohn foi o primeiro nome de um artigo de três autores, publicado em 1932, que descreveu a doença e significou um marco. A doença de Crohn se manifesta igualmente em homens e mulheres. A incidência é maior entre os 20 e os 40 anos e mais alta nos fumantes.

METODOLOGIA

Foi realizado um levantamento bibliográfico, utilizando-se as palavras-chave "doença de Crohn, Crohn’s disease" nos indexadores MEDLINE (Literatura Internacional em Ciências da Saúde), LILACS (Literatura Latinoamericana em Ciências da Saúde), PubMed, Bireme, SCIELO (Scientific Electronic Library Online). Foram analisados em média nove artigos, que foram selecionados a partir do grau de compatibilidade com o foco no assunto em questão. Foram ultizados também livros didáticos da biblioteca da Faculdade de Medicina de Barbacena como os livros: Patologia - Bases Patológicas das Doenças, Bogliolo Patologia e Semiologia Médica.

FISIOPATOLOGIA

É um distúrbio subagudo e crônico caracterizado pelo acometimento da regulação da imunidade da mucosa do trato digestivo, que leva a um processo inflamatório indutor de lesões que podem estender-se até camadas mais profundas da parede, podendo assim também atingir estruturas vizinhas. Tais lesões podem ser classificadas em ulcerativa, estenótica ou fistulizada.

No caso de quem tem uma doença inflamatória intestinal, doença de Crohn, têm um componente auto-imune que pode levar os pacientes a um estado de crises freqüentes – e as crises freqüentes podem levar a pessoa a um estado de completo desânimo e, conseqüentemente, de piora do seu quadro. São chamadas de auto-imunes as doenças criadas pelo próprio organismo e não por fatores externos, como vírus, bactérias, etc. O organismo deixa de reconhecer seu próprio tecido, encarando-o como estranho, produzindo anticorpos e a criando a doença. Por outro lado, ele passa a se defender daquilo que ele próprio criou. Apesar de ainda indefinido, o mecanismo de agressão das DII parece muito com estes de doenças auto-imunes. Fica fácil entender o que acontece quando uma pessoa tem Crohn se imaginar que, de repente, seu organismo deixa de reconhecer o intestino como parte dele, e não sendo mais parte do organismo, passa a ser visto como inimigo. O resultado é uma agressão constante e intensa ao intestino. Por isso há como sintomas: dores, diarréias, feridas, estreitamentos, fístulas e sangramento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (115 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com