TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Doença de Crohn

Por:   •  13/11/2017  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 3

Doença de Crohn

Definição do quadro:

DC é uma doença crônica inflamatória intestinal, debilitante e incurável, que afeta mais de 2,5 milhões de indivíduos no mundo ocidental e tem uma incidência crescente nos países em desenvolvimento. DC é caracterizada por inflamação e ulceração da mucosa, o que pode ocorrer em qualquer lugar ao longo do trato gastrointestinal, no entanto afeta mais o intestino delgado distal.

Características distintivas incluem inflamação descontínua e transmural (através da parede de um órgão), que envolve toda a espessura da parede do intestino, e uma resposta inflamatória associada a agregados linfóides e granulomas.

A Doença de Crohn é um processo inflamatório idiopático (ou seja, sua causa é obscura ou desconhecida), crônica, do trato gastrointestinal (TGI), que pode afetar qualquer parte do trato desde a boca até o ânus. Os indivíduos com essa condição muitas vezes experimentam períodos de recaída e remissão sintomática.

Sintomas incluem dor abdominal e diarreia, que podem ser complicadas por fistulizações ou obstruções intestinais.Recaídas e remissões imprevisíveis caracterizam a progressão da doença a longo prazo.

Além disso, os indivíduos podem apresentar sangramento retal, febre, perda de peso, desnutrição, perda óssea, e deficiências de vitaminas. Questões psicossociais (como stress, depressão, ansiedade etc) também são comuns.

Patofisiologia:

A inflamação crônica da ativação de células T, levando à lesão tecidual, está implicada na patogênese da doença de Crohn.

Após a ativação pela apresentação de antígenos, respostas sem restrições de células tipo 1 T helper (Th1) predominam na doença de Crohn como consequência da regulação defeituosa.

Citoquinas Th1 tais como a interleucina (IL)-12 e TNF-α estimulam a resposta inflamatória. As células inflamatórias recrutadas por estas citocinas liberam substâncias inflamatórias inespecíficas, incluindo metabólitos do ácido araquidônico, proteases, fatores de agregação plaquetária, e radicais livres, que resultam em lesão direta no intestino.

Num estudo de 2012, investigadores sugeriram que a predisposição genética para doença inflamatória do intestino (IBD) levam à integridade anormal da barreira epitelial e à homeostase, défices na autofagia, deficiências nos receptores de reconhecimento de padrões (proteínas para identificar padrões moleculares associados a agentes patogénicos microbianos ou padrões moleculares associados a dano celular ou morte) do sistema imune inato, e problemas com a diferenciação de linfócitos, especialmente na doença de Crohn.

Etiologia:

Embora a etiologia seja complexa, a hipótese mais amplamente aceita atualmente assume a DC como uma condição imune-mediada, em indivíduos geneticamente suscetíveis, em que o início da doença é desencadeado por fatores ambientais (como tabagismo, uso de fármacos, dieta alimentar que perturbam a barreira das mucosas, alteram a saúde da flora intestinal, e estimulam anormalmente respostas imunes no intestino.

O conceito "Doenças de Crohn"

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com