TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DOENÇA DE CROHN

Por:   •  15/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE UNIDA DE CAMPINAS-FacUnicamps

7º PERÍODO- CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Mara Rubia da Silva Conceição

Lohanne de Almeida Ribeiro Gomides Andrade

DOENÇA DE CROHN

GOIANIA

2017

Mara Rubia da Silva Conceição

Lohanne de Almeida Ribeiro Gomides Andrade

DOENÇA DE CROHN

Trabalho apresentação à disciplina de Clínica Médica da FacUnicamps para obtenção da nota de N1 sob orientação da professora Najara Queiroz de Cardoso.

GOIÂNIA

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 FISIOPATOLOGIA        4

3 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS        5

4 DIAGNÓSTICO        6

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        8


RESUMO

A Doença do Crohn (DC) é exposta como uma doença inferior as doenças inflamatórias intestinais (DII), uma inflamação que persiste progressivamente no intestino e que pode agredir desde a boca até a região anal, considerando   o íleo terminal, válvula ileocecal e o ceco como as zonas mais afetadas pela doença. Classificada como um mal que atinge toda faixa etária, independendo de sexo e raça, embora não esteja fundamentalmente conclusiva, algumas pesquisas realizadas apontam que a DC seja acarretada por um defeito imunológico, ocasionada por uma reação do sistema imune exagerada. Seus sinais e sintomas são exclusivos isso facilita muito a formação de um diagnóstico que é basicamente fundado em exames de imagens como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), raio-x (RX), colonoscopia, anamnese e exames laboratoriais. A intenção do tratamento é controlar a DC por intermédio de métodos farmacológicos, clínicos baseada em uma dieta balanceada e diferenciada ou método cirúrgico indicado quando há complicação do quadro da DC.

Palavras-chaves: Doença de Crohn. Inflamação intestinal.

ABSTRACT

Crohn's disease (DC) is exposed as a disease lower than inflammatory bowel disease (IBD), an inflammation that progressively persists in the intestine and may attack from the mouth to the anal region, considering the ileus terminal, ileocecal valve and the cecum as the areas most affected by the disease. It is classified as an evil that affects all age groups, regardless of sex and race, although it is not fundamentally conclusive, some studies indicate that CD is caused by an immune defect, caused by an exaggerated immune system reaction. Its unique signs and symptoms make it very easy to form a diagnosis that is basically based on imaging tests such as computed tomography (CT), magnetic resonance imaging (MRI), x-ray (XR), colonoscopy, anamnesis and laboratory tests. The intention of the treatment is to control CD by means of pharmacological, clinical methods based on a balanced and differentiated diet or surgical method indicated when there is complication of the CD.

Keywords: Crohn's disease. Inflammation of the intestines.


1 INTRODUÇÃO

Portanto a doença de Crohn é uma variação das inflamações que atinge o trato intestinal, prejudica principalmente a extremidade final do intestino delgado e o intestino grosso. Todavia pode surgir em qualquer área que compreende o aparelho digestivo, iniciando na boca até ao ânus, pode aparecer formação de úlceras e até mesmo inflamações da mucosa que são capazes de atravessar as paredes do intestino se espalhando e chegando a afetar também outras regiões do corpo. OS pacientes acometido por essa doença podem passar pela a fase ativa da doença e em alguns outros  podem não apresentar sequer nenhum dos sintomas.

2 FISIOPATOLOGIA

Portanto na  doença de Crohn, há comprometimento desmedido exclusivamente do intestino delgado, do intestino e cólon, e meramente do cólon. Esta é uma doença que pode depreciar o duodeno, estomago, esôfago e inclusive a boca, apesar disso esses locais são claramente incomum.

Porém nas partes intestinais que estão enfermas, a serosa e granular cinza-escura, e, com frequência, a gordura mesentérica enrola-se ao redor da superfície intestinal (gordura trepadeira). A camada dupla da membrana que reveste o abdômen e liga a sua parte posterior ao intestino que tem a forma de leque, sendo composta por vasos sanguíneos e linfáticos denominada de mesentério também se mostra espessado, edematoso e, as vezes fibrótico. A parede intestinal é elástica e espessa, em decorrência  de edema, inflamação, fibrose e hipertrofia da túnica muscular própria. Desse modo, a luz quase sempre é estreita; no intestino delgado, isso é comprovado em radiografias pelo sinal do cordão, um filete de bário atravessando o segmento enfermo. Uma particularidade clássica da doença de Crohn é a demarcação nítida da porção intestinal enferma do intestino indene adjacente (COTRAN, 2000). Os linfáticos ficam enfardados e os linfonodos mesentéricos de maior volume e escurecidos (HARRISON,1998). Alguns sinais típicos da doença na fase inicial são ulceras da mucosa semelhantes a aftas. Com o desenvolvimento progressivo da doença, as ulceras da mucosa juntam se de maneira intensa formando ulceras lineares longas e sinuosa, ficando mais grave, que tendem a seguir a orientação do eixo longitudinal do intestino. Com a mucosa interposta tendo a ser relativamente poupada, assim a mucosa adquire uma aparência de textura grosseira. Rachaduras estreitadas desenvolvem se entre as pregas da mucosa, muitas vezes penetrando profundamente através da parede intestinal e acarretando aderências intestinais. A extensão adicional destas leva a formação de. Uma perfuração livre ou abscessos localizados também podem se desenvolver (COTRAN, 2000).

Na região da inflamação que se expande por toda parede intestinal formam alguns tumores que quando associados a rachaduras e ulcerações mais profundas com bloqueio e estenose, forma uma via penetrante podendo atingir as outras vísceras e até mesmo o peritônio, ocorrendo febre e leucocitose (HARRISON,1998).

3 MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS  

As manifestações clínicas são excessivamente variáveis. Começam com eventos inconstante e enganoso de diarreia relativamente livre, febre e dor abdominal espaçados por um período que não são gerados nenhum sintoma característico que podem durar desde semana até muitos meses. As cólicas e dores abdominais são provocadas em consequência a diminuição da capacidade do intestino de transportar produtos da digestão intestinal superior através da luz diminuída pelo tecido de cicatrização e formação de granulomas; as cólicas ocorrem após as refeições e para evitá-las é necessário limitar a ingesta alimentar diminuindo a quantidade e tipos de alimento, esse recurso pode levar a perda de peso, má nutrição e anemia secundária (BENNET,1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (143.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com