TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO DE AMIDO DO INHÂME E CARACTERIZAÇÃO BIOQUMÌICA COM REATIVO DE BENEDICT E LUGOL

Por:   •  8/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 9

EXTRAÇÃO DE AMIDO DO INHÂME E CARACTERIZAÇÃO BIOQUMÌICA COM REATIVO DE BENEDICT E LUGOL

*SILVA, Aline Lorena Costa

Disciplina: Bioquímica

Profs.: Mr. Glauber Vilhena; Drª. Mayara Tânia

RESUMO

Os polissacarídeos são monossacarídeos ligados por ligações glicosídicas. Dentre estes, os de maior relevância na natureza são: o glicogênio, a celulose e o amido. O amido, é produzido em grande quantidade nas plantas e depositado no citoplasma das células, formando um armazenamento do produto da fotossíntese, a glicose. Ele é constituído por dois outros polissacarídeos: α-amilose de conformação helicoidal e amilopectina de estrutura ramificado. Ele pode ser encontrado em diferentes concentrações em raízes, tubérculos, grãos, cereais e legumes. Neste estudo, objetiva-se descrever a extração do amido do inhâme e relatar sua caracterização bioquímica, através da reação qualitativa de identificação de açúcares redutores utilizando o reagente de Benedict e a reação de identificação com o iodo. A reação de Benedict apresentou-se positiva para glicose e erroneamente para o amido de inhâme e a reação de lugol foi positiva apenas para os amidos. Conclui-se que a capacidade redutora de alguns açucares deve-se ao grupamento - OH livre no carbono 1 e a complexação do reativo de iodo com um polissacarídeo depende do seu arranjo espacial.

1-INTRODUÇÃO

O amido é um homopolissacarídeo composto por cadeias de amilose e amilopectinas. A amilose é formada por monômeros de glicose unidos por ligações glicosídicas (α1→4). A amilopectina é formada por unidades de glicose (α1→6) unidas a (α1→4), formando uma estrutura ramificada. O amido pode ser obtido de diversas fontes vegetais, como cereais, raízes e tubérculos, e também de frutas e legumes, no entanto, a extração em nível comercial de amido se restringe aos cereais, raízes e tubérculos. É o polissacarídeo de reserva dos vegetais e está armazenado sob a forma de grânulos, que apresentam um certo grau de organização molecular, o que confere aos mesmos um caráter parcialmente cristalino, ou semicristalino com graus de cristalinidade que variam de 20 a 45% (YOUNG, 2004).

O inhâme é uma fonte potencial para alimentos fabricados em muitos países tropicais e subtropicais devido ao seu alto conteúdo de amido (HUANG et al., 2006).

Este polissacarídeo apresenta propriedades específicas necessárias para dar funcionalidade e atributos desejáveis a alguns alimentos, a exemplo dos amidos pré-gelatinizados que desempenham um papel muito importante em alimentos instantâneos e da influência que exerce sobre sua textura (SINGH et al., 2003)

Por ser rico em carboidratos, o inhame constitui uma grande fonte de energia sendo recomendado nas dietas de recém-nascidos, de pessoas idosas e convalescentes, devido ao seu alto valor energético e alta digestibilidade conferida pelos pequenos grãos de amido. Uma forma de obter este amido para consumo durante longos períodos, inclusive nas entressafras do inhame, é armazená-lo na sua forma em pó, aplicando processos de extração, secagem e trituração.

O objetivo deste trabalho foi realizar a extração do amido de inhame e analisar a presença desse carboidrato a base de testes bioquímicos.

2-METODOLOGIA

2.1-MATERIAIS

Tubos de ensaios

Estante de tubo

Pipeta volumétrica

Peras

Vidro de relógio

2.2-EQUIPAMENTOS

Banho Maria

Balança volumétrica

2.3-REAGENTES

Reativo de Benedict

Reativo de iodo

Solução de amido

Solução de glicose

Solução de sacarose

Solução de HCl

Solução de NaOH

2.4-PROCEDIMENTOS

2.4.1- EXTRAÇÃO DE AMIDO DO INHÂME

O primeiro passo foi a higienização. Os tubérculos foram lavados com água corrente, ainda com a casca, para uma primeira eliminação de corpos estranho e, principalmente, terra. Em seguida houve o descascamento. Foi realizado de forma manual e lavados novamente para eliminação de resquícios de sujidades. Após descascado, o inhame foi seccionado em partes menores, para facilitar a trituração. Triturou-se em liquidificador doméstico (600W) e adicionou-se água no decorrer da trituração até que se torne pastoso homogeneizado. A massa obtida foi filtrada em um pano. A suspensão de amido filtrada foi decantada, inicialmente, por 17 horas em ambiente refrigerado para evitar interferências enzimáticas ou fermentativas no processo.

Após tempo estimado, submeteu-se a amostra a uma centrifugação, em laboratório, por 8 minutos, para acelerar o processo de decantação. Houve o descarte do sobrenadante e finalmente a obtenção do amido de inhame. Os testes bioquímicos foram realizados e os resultados anotados.

2.4.2-CARACTERIZAÇÃO DE AÇUCARES REDUTORES

Nomeou-se os tubos de ensaio como A, B, C, D e E.

Tubo A: 1 ml de glicose 1% e 1 ml de reativo de Benedict;

Tubo B: 1 ml de sacarose a 1% e 1 ml de reativo de Benedict;

Tubo C: 1 ml de água destilada e 1 ml de reativo de Benedict;

Tubo D: 1 ml de amido de milho a 1% e 1 ml de reativo de Benedict;

Tubo E: 1 ml de amido de inhame a 1% e 1 ml de reativo de Benedict.

Levou-se ao banho Maria por 5 minutos e observou-se as colorações assumidas em cada solução.

2.4.3-REAÇÃO DE LUGOL E GRAU DE RAMIFICAÇAO DA MOLÉCULA DE CARBOIDRATO

Nomeou-se os tubos de ensaio como A, B e C e em cada um acrescentou-se:

Tubo A: 1 ml de amido de milho a 1% e 5 gotas de lugol

Tubo B: 1 ml de amido de inhame a 1% e 5 gotas de lugol

Tubo C: 1 ml de água destilada e 5 gotas de lugol.

3- RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1-  EXTRAÇÃO DE AMIDO

O amido é um polissacarídeo de alta importância para a indústria alimentícia. Ele é encontrado em raízes, tubérculos cereais, grãos e legumes. O inhâme é um tubérculo com fonte energética de grande potencial devido seu alto conteúdo de amido. O processo de extração do amido do inhâme assemelha-se bastante com as extrações realizadas com a maioria das amiláceas (mandioca, batata e batata doce). Dessa forma, ao final da filtragem, observou-se o lento deposito do amido do inhâme no fundo do recipiente (figura 1).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (434.8 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com