TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Entrevista sobre pré-SUS

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

Discente: Pedro Henrique Bacelar da Silva

Discente: Gizele Pires; Inalva

Disciplina: Farmácia Social

Departamento de Saúde

ENTREVISTA

Sra. Maria de Lourdes Gomes Bacelar - 74 anos

  • Como era o sistema de saúde antes da criação do SUS?

Era muito ruim, ficávamos por meses esperando a boa vontade de alguém que se apiedasse da nossa situação, já que só era atendido quem trabalhava. Quem não tivesse renda ficava sem atendimento, dependendo da vontade dos outros. Por isso recorríamos aos chás, as receitas caseiras, uma tradição que sempre foi transmitida aos meus filhos. Mas nem sempre apenas isso (chás) eram suficientes, aí começava uma verdadeira luta pela vida.

  • O que melhorou depois do SUS?

As melhorias foram bem grandes, não é o ideal, mas ainda é melhor que antigamente. Agora a gente pode marcar uma consulta, mesmo não tendo renda, o que já é uma grande vitória, tiramos o peso da palavra “favor” de nossas costas. Agora o Estado que tem a obrigação de gerenciar a saúde da população. Hoje eu posso pegar uma parte de meus medicamentos de forma gratuita, quer dizer, eu paguei por ele toda a vida, então é bom ver este retorno.

  • O que ainda precisa melhorar?

Muita coisa precisa ser implementada ainda, porque existem procedimentos muito caros e que o SUS não cobre. Como a caso do seu tio, ele está tendo que cobrir todos os gastos. Tem que disponibilizar médicos melhores, pois já fui muito mal atendida diversas vezes. Eu espero que isso (SUS) seja melhor visto pelos governantes, mas temos que cobrar deles também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com