TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento Celular ABNT

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Educacional

Farmácia – 1ª período

Biologia celular

Atividades Práticas Supervisionadas

Anápolis

2015

[pic 2]

Faculdade Anhanguera Educacional

Farmácia – 1ª período

Biologia Celular

Amanda Costa Neves – RA 8484172683

André Luis Vieira Da Silva – RA 0079599580

ENVELHECIMENTO CELULAR

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Biologia Celular, sob a orientação da Prof. Elisângela.

Anápolis

2015

RESUMO

O organismo responde ativamente aos estímulos do seu meio adaptando-se rapidamente a novas circunstâncias. Os componentes fundamentais da célula, como o DNA, proteínas e lipídios são protegidos, para que todo o funcionamento seja garantido. Quando o sistema que mantém a homeostase celular entra em declínio, inicia-se o processo de envelhecimento, ocorrendo envelhecimento da codificação do DNA, deterioração progressiva na síntese de proteínas e também de outras macromoléculas. Várias teorias tentam explicar as causas do envelhecimento, como a teoria genética, telomérica, imunológica do envelhecimento e também da ação dos radicais livres. Os radicais livres atuam no processo de envelhecimento, pois atingem direta e constantemente células e tecidos, que possuem ação acumulativa. Se, no organismo, ocorre um desequilíbrio entre os agentes oxidantes e pró-oxidantes, ocorre um acúmulo de radicais livres, levando a célula à morte. O envelhecimento é um processo deteriorativo progressivo e irreversível, havendo uma grande probabilidade de morte seja não só de uma célula, como do tecido, do órgão ou até mesmo de um indivíduo.


INTRODUÇÃO

O envelhecimento ocorre em todos os níveis celulares do organismo, sendo que cada tecido apresenta suas particularidades. É o resultado da danificação de moléculas, células e tecidos, os quais gradativamente perdem a capacidade de se adaptar ou de reparar um dano. O envelhecimento pode ser definido como um processo deteriorativo, progressivo e irreversível, característico da maioria dos sistemas.

É um processo muito complexo, influenciado pela estrutura genética do indivíduo, estilo de vida e o meio ambiente. A Biogerontologia é a ciência que estuda o como e o porquê dos organismos vivos que envelhecem, trata-se de uma ciência muito jovem que, na última década, despertou grande atenção da comunidade científica.

Sendo assim, objetivamos, neste trabalho, relatar os aspectos evolutivos do envelhecimento, as teorias relacionadas com o envelhecimento celular e as formas de morte celular.


O ESTUDO DO ENVELHECIMENTO SOB O PONTO DE VISTA HISTÓRICO

O envelhecimento, processo que leva a etapa final da vida, é um fenômeno analisado desde o início da história da humanidade, mas teve sua ênfase a partir da Idade Média. Desde muito cedo se iniciaram as tentativas de prolongar a duração da vida que inicialmente ficou por conta dos mágicos, dos sábios e dos alquimistas, sendo os mágicos os primeiros a descobrir a diferença entre a doença e a idade avançada, abrindo assim caminho para as incansáveis tentativas posteriores. Nessa época, provavelmente tenha surgido a ideia da pedra filosofal (II D.C.), que visava produzir ouro a partir de diversos metais, já que acreditavam em que o ouro seria capaz de impedir as consequências causadoras do avanço da idade, abrindo caminho para os alquimistas europeus desenvolverem suas pesquisas em busca do elixir da vida que apesar muito estudado, não surtiu o efeito esperado.

No século XIX, Weismann apud SMITH (1988) iniciou seus estudos e divulgou a “teoria de Weissmann”, que considerava a senescência como sendo uma propriedade herdada dos metazoários e preservada por meio do processo de seleção natural devido a seu valor adaptativo. Essa teoria procurava enfatizar a distinção entre soma e germe a partir da inutilidade do soma. Kirzwood lança, nessa mesma época, uma teoria que vem para completar a anterior, a teoria do soma descartável, baseada no envelhecimento do soma, por meio de danos somáticos não reparados. A partir do século XX, com o avançar do desenvolvimento científico, a longevidade humana fica prejudicada devido ao aumento do número de mortes com causas prematuras, ficando assim a expectativa de vida das pessoas com faixa etária mais avançada bastante prejudicada.

A maior dificuldade em se chegar a uma definição exata e a uma teoria concreta e absoluta, dá se pelo fato de todas as células, tecidos e órgãos não se comportarem da mesma maneira durante o processo de envelhecimento ao mesmo tempo. Há órgãos frágeis, como a pele e a medula óssea, que facilmente se deterioram. Outros são mais estáveis, como o fígado e o sistema endócrino (glandular), e alguns são considerados “perenes”, como o sistema nervoso, que é um dos últimos a se deteriorar, tornando assim difícil estabelecer uma relação entre os fenômenos ocorridos.

O ENVELHECIMENTO SOB O PONTO DE VISTA CRONOLÓGICO E BIOLÓGICO E OS FATORES QUE O INFLUENCIAM 

O desenvolvimento do corpo ocorre a partir de uma única célula e resulta na formação de um organismo composto de milhares de células. E, durante esse desenvolvimento, os tecidos se reparam e se regeneram a todo instante, os níveis de hormônios também se alteram, de forma que alguns se mantêm e outros se reduzem, à medida que envelhecemos. O tempo do indivíduo constitui-se a partir do tempo biológico, em que os fatores genéticos possuem papel importante no processo biológico do envelhecimento. Mesmo que a maioria dos traços genéticos seja visível, medir a idade não é algo tão simples assim por se tratar do somatório de processos fisiológicos mutáveis através da vida. De acordo com ALVARENGA (2002), diversos fatores influenciam o processo de envelhecimento, como a herança genética, raça, sexo e também as condições ambientais inerentes ao estilo de vida. Para ALVARENGA (2002), a alimentação também dever ser levada em consideração, pois cada vez mais, cientistas a relacionam com o processo que leva ao envelhecimento. A última descoberta foi a de que, quanto menos calorias são consumidas por um indivíduo, mais lento se torna o processo de senescência. O exercício físico também deve ser levado em consideração, associado à alimentação, pois as causas mais frequentes de morte atualmente são doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer. Essas doenças se desenvolvem lentamente e seus sintomas aparecem após anos de leves mudanças.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (123.5 Kb)   docx (586.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com