TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Dos Telômeros E Das Telomerases E As Relações Com câncer E O Envelhecimento Celular.

Exames: A Importância Dos Telômeros E Das Telomerases E As Relações Com câncer E O Envelhecimento Celular.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  3.031 Visualizações

Página 1 de 3

A importância dos telômeros e das telomerases e as relações com câncer e o envelhecimento celular.

A humanidade sempre buscou a fórmula da juventude, o retardo do envelhecimento. E envelhecer sem doenças, como o câncer, por exemplo, seria um grande avanço cientifico. Muitas teorias tentam explicar o processo de envelhecimento, e sabemos que nosso relógio biológico pode ser controlado por um ou mais genes e por alterações enzimáticas contribuindo para a longevidade ou não do organismo.

Uma das teorias feita por Leonard Hayflick, em 1977, afirma que as células vão se dividir e se

reproduzir apenas um número limitado de vezes e que esse número é geneticamente

programado e está diretamente relacionado a uma parte do cromossomo denominado telômero.

Os telômeros estão presentes principalmente em células eucarióticas e possuem a função de manter a estabilidade estrutural do cromossomo. A estabilidade cromossômica é essencial para a viabilidade celular e os telômeros protegem os cromossomos da desorganização, pois cromossomos sem telômeros são instáveis. Os telômeros funcionam como um protetor para os cromossomos assegurando que a informação genética (DNA) relevante seja perfeitamente copiada quando a célula se duplica. Eles também protegem os cromossomos, da degradação, da recombinação e da translocação robertsoniana. Porém, a cada replicação do DNA, os telômeros tendem a ficar mais curtos, seu comprimento está relacionado ao envelhecimento celular, as células senescentes apresentam telômeros que não se recuperam com a mesma velocidade com que o fazem as células jovens. O rápido encurtamento dos telômeros seria devido a uma redução progressiva da síntese de telomerase à medida que a idade avança. A importância dos telômeros na manutenção do bom funcionamento das atividades da célula permite relacioná-los diretamente com os processos de envelhecimento e morte celular.

As telomerases são responsáveis em manter o tamanho dos telômeros, adicionando repetições de seis nucleotídeos à sua extremidade, protegendo a célula do encurtamento dos telômeros. São enzimas, que tem como função adicionar sequências específicas e repetitivas de DNA à extremidade dos cromossomos, onde se encontra o telômero. Esta enzima é uma transcriptase reversa, tendo na sua estrutura um modelo em RNA que utiliza para sintetizar o DNA telomérico.

A enzima telomerase contém a informação utilizada na manutenção das seqüências teloméricas características, e impede sua perda e, portanto, o envelhecimento celular.

A atividade da telomerase varia conforme o tipo de célula. Nas células germinativas, que se replicam a vida toda, sua atividade é sempre alta impedindo que os telômeros se encurtam e as células não morrem. Em células somáticas não cancerosas, a telomerase age de forma moderada para baixa, permitindo o encurtamento dos telômeros e a morte celular. Nas células cancerosas, depois de várias divisões, a telomerase fica com atividade alta, fazendo com que estas células se comportem como células germinativas e se multipliquem de forma descontrolada, caracterizando a formação de um câncer. Nessas células cancerosas a função da enzima telomerase está alterada e as células não se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com