TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento Celular

Monografias: Envelhecimento Celular. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 3

1) Quais fatores que influenciam o envelhecimento celular? Comente cada um desses fatores.

São diversos os fatores que influenciam o processo de envelhecimento, dentre os mais citados e relacionados a este processo estão à herança genética, raça, sexo e também as condições ambientais inerentes ao estilo de vida, dentre os quais podem ser citados a alimentação e a pratica ou não de exercícios físicos.

Segundo a hipótese baseada na herança genética o desenvolvimento do organismo, desde sua fecundação até sua maturidade sexual, é controlado pelo material genético, então é seria muito provável que as mudanças causadas pelo envelhecimento também sejam. O fator raça também é dependente do fator biológico, já que são os fatores biológicos que determinam as características de cada raça. O Fator sexo sofre mais influencia hormonal, sendo que a carga hormonal tem mais influencia sobre a mulher do que sobre o homem. A mulher passa pela menarca, gravidez, menopausa... Que são períodos onde ocorrem grande ou pequena produção e liberação de hormônios. Estes, portanto, são fatores não modificáveis. Ao que diz respeito do estilo de vida, consistem os fatores modificáveis, que incluem alimentação e a pratica de exercícios. Uma boa alimentação fornece ao corpo energia necessária as células permitindo o bom funcionamento do organismo, enquanto que a pratica de exercício dentre os muitos benefícios que possui, prepara e adapta ao organismo para que o mesmo suporte os diferentes estresses.

2) Diversos estudiosos buscam a verdade sobre o envelhecimento celular para que possam descobrir ovas vertentes a fim de aumentar o tempo de vida dos indivíduos. Com isso, surgiram diversas teorias. Sendo assim, qual das teorias relatadas no artigo você e seu grupo acham a mais aceitável? Justifique.

Dentre as teorias apresentadas, a teoria genética parece ser a que apresenta mais fundamentação, visto que as células do organismo estão em constante divisão desde as fases embrionárias, e assim permanecem até as fases finais da vida, porém em menor velocidade com o avançar da idade. Prova disto é que com o avançar da idade os diversos sistemas apresentam-se com suas atividades diminuídas, refletidas nas diversidades patologias características do envelhecimento.

3) Descreva o que é necrose e sua finalidade.

É um tipo de morte celular que pode atingir desde uma única célula até mesmo um grupo de células e ou tecido, é induzida por mecanismos não fisiológicos ou em alguns tipos de doenças, levando a uma falha geral na regulação celular ou tecidual. Representa, portanto um fenômeno degenerativo irreversível, causado por uma agressão intensa. Trata-se, pois da degradação progressiva das estruturas celulares sempre que existam agressões ambientais severas.

4) Descreva o que é apoptose e explique os tipos e a importância desse evento ao organismo humano.

Os organismos multicelulares eliminam as células redundantes, danificadas ou infectadas, por meio de um programa de suicídio celular, denominado de apoptose. Apresenta papel importante no desenvolvimento normal, homeostase dos tecidos e defesa contra patógenos. Portanto consiste em um mecanismo pelo qual a célula se autodestrói de modo já programado. Participa de funções importantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com