TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espectro - APS

Por:   •  30/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.268 Palavras (6 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Espectrofotômetro é um equipamento de grande utilidade para controle de qualidade na indústria farmacêutica, que operam para garantir qualidade e segurança aos medicamentos.

Esse trabalho teve como objetivo apresentar o uso de espectrofotômetros, características e funções, e aplicação do método da espectrofotometria na indústria farmacêutica. Método este responsável basicamente por identificar composições químicas, constituintes e concentrações, de determinadas soluções. A análise é feita através da emissão de radiação eletromagnética sobre a amostra, mensurando  e comparando a quantidade de radiação absorvida, refletida ou transmitida pela solução em estudo e com o auxilio da Lei de Lambert- Beer pode se chegar ao resultado do uso da intensidade de absorção de radiação, a um determinado comprimento de onda e a concentração da substância. O espectrofotômetro deixa evidente a importância e a necessidade de seu uso quando se depara com uma infinidade de substancias utilizada nos fármacos, até mesmo para garantir a eficiência, a qualidade e a responsabilidade na produção farmacêutica.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

O uso da espectrofotometria nas indústrias é altamente frequente. Este equipamento, que é uma medida da absorção de luz por um material, é amplamente utilizado no monitoramento da concentração de amostras e sem dúvida, um dos métodos mais acurados de determinação, entre outras coisas, da concentração de substancias em solução. Um espectrofotômetro pode ser visto como um fotômetro fotoelétrico de filtro mais complexo, que permite o uso de faixas de luz quase monocromáticas que podem variar continuamente.

As partes essenciais de um espectrofotômetro são uma fonte de energia radiante, um monocromador, células de vidro ou de quartzo, para o solvente e a solução-teste e um dispositivo para receber ou medir o feixe ou os feixes de energia radiante que passam pelo solvente ou pela solução.

Os instrumentos para a medida de absorção seletiva da radiação por soluções são conhecidas como colorímetros, absorciômetros e espectrofotômetros, onde suas diferenças são que o termo colorímetro é geralmente utilizado apenas para instrumentos visuais e fotoelétricos mais simples, o absorciômetro inclui a classe dos colorímetros, mas não pode ser utilizado em outras regiões espectrais e o espectrofotômetro onde utiliza bandas de comprimento onde são muito estreitas.

O método utilizado para monitorar as concentrações dos reagentes e produtos e suas variações com o tempo, onde depende das substâncias envolvidas e da rapidez com que as concentrações se alteram. Se uma reação altera seu numero ou o tipo de íon presentes em uma solução, então as concentrações podem ser acompanhadas pelo monitoramento da condutividade da solução.

Reações que modificam a concentração de íons de hidrogênio podem ser estudadas monitorando-se o pH da solução com um eletrodo de vidro. Outros métodos utilizados para o monitoramento da composição incluem a detecção da luz, a titulação, a espectrometria de massas, entre outros. E a polarimetria e a observação da atividade ótica é utilizada ocasionalmente apenas.

ESPECTROFOTÔMETRO

O Espectrofotômetro é um instrumento de calculo e análise, amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa e também em indústrias farmacêuticas, capaz de medir e comparar a quantidade de luz radiação eletromagnética absorvida, transmitida ou refletida por uma determinada amostra, seja ela solução, sólido transparente ou sólido opaco. Existem duas classes de espectrofotômetros o de feixe simples e o de duplo feixe e eles são constituídos, essencialmente, por cinco componentes principais uma é a fonte de radiação, os outros são o monocromador, o porta-a mostras, os detectores e o indicador de sinal.

Suas aplicações na indústria farmacêutica são cientificas e tecnológicas, porém, este aparelho possui uma variedade de aplicações e está presente em varias áreas não somente na indústria, e pode ser utilizado também em laboratórios de analises e pesquisas químicas, biológicas e farmacológicas por exemplo.

[pic 1]

Figura 1: Componentes do equipamento Espectrofotômetro

Seu funcionamento se baseia em absorção ou emissão de radiação eletromagnética de varias moléculas. O Espectrofotômetro tem uma fonte de energia radiante que é basicamente uma lâmpada incandescente na maioria dos aparelhos, O seletor de faixa espectral do espectrofotômetro seleciona o comprimento de onda da luz que passa através da solução de teste, um recipiente para colocar a amostra e ser analisada. O intuito deste aparelho é passar um feixe de luz através da amostra e fazer a medição da intensidade da luz que atinge o detector. Quando a luz atravessa uma substancia, parte da energia é absorvida e a energia radiante não pode produzir nenhum efeito sem ser absorvida. As substancias devem a absorção de certos comprimentos de luz branca e é perceptível aos olhos humanos apenas aqueles comprimentos de ondas absorvidas e através do prisma o aparelho separa a luz em feixes com diferentes comprimentos de onda que resulta em um arco-íris com a separação da luz branca. O Aparelho Espectrofotômetro controla todo o comprimento da onda luz incidente na amostra e indica a razão entre a intensidade da luz que incidiu com a luz que conseguiu de fato atravessar a amostra.

[pic 2]

Figura 2: funcionamento do Espectrofotômetro

Presente nas áreas de Química, Física, Bioquímica e Biologia Molecular, o espectrofotômetro possui uma fonte estável de energia; um seletor de faixa espectral; um recipiente para colocar a amostra e um detector de radiação que permite a medida relativa da intensidade da luz.

Espectrofotometria

O principal resultado do uso da intensidade de absorção de radiação, a um determinado comprimento de onda, na determinação da concentração [J] da espécie absorvedora é a lei empírica denominada Lei de Lambert- Beer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (252.9 Kb)   docx (150.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com