TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício sobre partos

Por:   •  30/6/2015  •  Exam  •  1.453 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

Exercício

1) Justifique de acordo o seu entendimento, o trecho a seguir: “Desde a antiguidade a loucura era visto como algo sobrenatural, e o adoecer psíquico era relacionada com o espiritual”! Antigamente a loucura era vista como algo sobrenatural (forças ocultas) pois não havia estudos pra explicar como a pessoa chegava no estado de loucura, e por esse fator achavam que eram demônios que haviam nas pessoas.

2) No sec XVIII, Plilipe Pinel, foi 1° representante do medico psiquiatra e viu a loucura como doença, que precisava de sistematização do conhecimento para ser tratada. Qual foi o seu método de tratamento? Em 1973, quando Pinel, um medico Frances, defendeu um tratamento mais humano, soltando os pacientes que eram algemados e dando uma alimentação mais nutritivas, chegava para a época uma assistência, mais precisa. O desenvolvimento dessa ciência caminhava lentamente, acompanhado as guerras e a conjunturas.

3) No final do sec XIX, Sigmund Freud representou um marcado estudo da psicologia porque considerava que o comportamento humano estava baseado com as expectativas das ciências conscientes! E que a maioria dos pensamentos e desejos reprimidos refere-se a conflitos que deixavam marcas profundas na estrutura da personalidade. Pergunta-se:

A) Quais os planos mentais, responsáveis pela construção da personalidade de um individuo? Freud observou e comprovou que as manifestações humana sem sentidos estavam relacionado coma área do cérebro responsáveis por armazenar informações excluídas da consciência. – Planos de manifestações mentais. Consciência compreensão do que se faz. Subconsciente pensamento/memória que ainda afeta o consciente. Inconsciente informações nas acessíveis componente estruturais (instintos).

B) Quais os três componentes estruturais e anstitivos que revelam conflitos e acordos psíquicos? IDI- IMPULSO: reage conforme as emoções. EGO – RAZAO – Pessoas tracionais (campo mental). SUPEREGO – CONSCIENCIA MORAL – Age de acordo coma sociedade.

C) Quais os mecanismos que um individuo utiliza como tentativa de proteção da ansiedade e influencias ambientais, mas que um excesso caracteriza sintomas neuróticos? Os principais mecanismo de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção, regressão e sublimação.

4) Como você compreende a interligação da neurologia e da psiquiatria, para o estudo da neuropsiquiatria. Se compreende por neurologia um estudo feito através do sistema nervoso no qual o profissional vai observar suas reações e seu comportamento. Apsiquiatria estuda a causa mental das pessoas e com elas diagnostica e determina o tipo de medicação em que o paciente precisa.

5) Na tentativa de encontrar explicação psiquiatria p/ as perturbações mentais, a ciências aponta fatores os genéticos, psicológicos, biológicos, culturais, emocionais e ambientais. Você concorda? Justifique. Sim. Pois todas essas áreas estudam o comportamento humano, algumas pessoas já nascem com doenças mentais e outras adquirem por algumas depressão ou algo do tipo.

6) Em 1987 ocorreu a 1° conferencia nacional de saúde mental, que estabeleceu uma discussão sobre a necessidade de criar uma política de saúde voltada p/ os pacientes c/ transtornos mentais, e que seguiu a proposta da OMS sobre o conceito: ‘saúde é o completo bem esta, físico, mental, social, espiritual...’ O que se entende por saúde mental? Saúde mental e ter bons pensamentos, ou seja, ter pensamentos positivos, ser alegre, otimista, e entre outros.

7) Em 1989, Paulo Delgado (PT/MG) Deu entrada no congresso racional, que estabeleceu um projeto de lei que propõe a regulamentação dos direitos da pessoa. c/ transtorno mentais e a extinção do manicômio no pais pergunta-se:

A) Qual foi a lei aprovada? E o que ela propõe? É aprovada a lei da reforma psiquiátrica brasileira, numero 10.216, em 06 de abril de 2001. Uma das propostas contidas é a diminuição dos leitos psiquiátricos existentes, assim como a substituição progressiva das internações pelo tratamento em centros especializados.

B) Quais são os direitos da pessoa que é portadora de transtorno mental? –Ser tratada com humanidade e respeito. – ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração. – ter garantia de sigilo nas informações prestadas. – ter livre acesso aos meios de comunicações disponíveis. –receber o maior numero de informações a respeito de sua doença e de seu tratamento.

C) De acordo com a lei, no seu art. 3, do ponto de vista do SUS, como devera ser desenvolvida a política de saúde mental? É desenvolvido com a devida participação da sociedade e da família, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidade que oferecem assistências em saude aos portadores de transtornos mentais.

8) Atualmente quais são os serviços de saúde disponíveis p/ a substituição dos manicômios/hospícios? O CAPS, segundo o ministério da saúde, e um serviço comunitário que visa o cuidado de pessoas que sofrem com transtorno mentais, em especial os transtornos severos persistentes. Alem dos CAPS, o ministério da saúde institui, através da portaria n° 106, os serviços residenciais terapêuticos.

9) Como é defendida a composição de uma equipe considerada ideal p/ a prestação de cuidados ao paciente psiquiátrico? São médicos, também o enfermeiro, assistente social, o terapeuta ocupacional, o psicólogo, o nutricionista, o auxiliar e o tec. de enfermagem.

10) Com relação ao processo de internação, esta previsto que só poderá acontece quando os recursos extra hospitalares se manterem insuficientes desta forma, quais são esse tipos de internações? Explique. Internação voluntaria: aquela que se da com o consentimento do usuário. –internação involuntária: aquela que se da sem o consentimento do usuário e a pedido de terceiros. –internação compulsória: aquela determinada pela justiça.

Transtorno de ansiedade: quando normal, é uma sensação difusa, desagradável, que vem seguida de varias sensações físicas, como mal estar, taquicardia, sudorese, náuseas, isquemia e outras. A ansiedade patológica pode se manifestar sem nenhum perigo aparente; isto significa que a pessoa nem sempre tem consciência do que realmente esta estimulada aquele estado ansioso. Ela paralisa a pessoa, interfere e seu bem-estar e desempenho, não permitindo que tenha condições de enfrentar as situações ameaçadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com