TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE DE ALMENARA FARMÁCIA

Por:   •  27/6/2019  •  Artigo  •  2.426 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

ALFA - FACULDADE DE ALMENARA

FARMÁCIA

 

 

 

 

 

 

 

 

NATÁLIA CRISTINA ALVES PEIXOTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PSICOLOGIA: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE AVALIATIVA ADAPTATIVA

 

 

 

 

 

 

Almenara

2019

NATÁLIA CRISTINA ALVES PEIXOTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PSICOLOGIA: UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PSICOLOGIA

 

 

 

Atividade avaliativa adaptativa, apresentado à disciplina Introdução a psicologia, do curso de Farmácia da instituição ALFA, faculdade de Almenara, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel.

 

Orientador: Prof. Marluce Aguilar

 

 

 

Almenara

2019

Capítulo 1

A Psicologia ou as psicologias

  1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área). O cotidiano pode ser definido como todo e qualquer processo que vivenciamos ao longo do dia e os conhecimentos sobre as experiências vivenciadas diariamente. Já o conhecimento científico trata do estudo aprofundado dessa experiências, resultando na explicação e solução dos fatos corriqueiros. Um exemplo é a aplicação das Leis de Newton, na qual a “queda” de um objeto, ação comum, pode ser explicada a partir da teoria da gravidade.
  2. Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. Senso comum é o conhecimento casual derivado de experiências do cotidiano, na qual tem-se a sabedoria dos seus efeitos a partir da vivência dos fatos ocorridos. Um exemplo é a utilização de plantas medicinais para tratar de problemas de saúde de forma caseira.
  3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo. Visão-de-mundo trata-se dos conhecimentos que são adquiridos ao longo da vida, usados constantemente sem ao menos manter a percepção sobre o fato.
  4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum. Os termos como "rapaz complexado", "menina histérica", "ficar neurótico", são expressões da Psicologia usadas no senso comum.
  5. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? Os domínios do conhecimento humano são a forma que o ser humano vem se expressando ao longo da história. Arte, religião, ciência, filosofia e senso comum são domínios do conhecimento humano. A filosofia abrange a origem e o significado da existência humana. A religião está relacionada com a origem do homem e mostra isso em um corpo de doutrinas e princípios morais que tratam de mistérios sobre a humanidade. A arte é utilizada para expressar emoção e sensibilidade desde o início dos tempos, como com as pinturas em cavernas. O senso comum trato do conhecimento cotidiano, de tudo aquilo que é vivenciado no dia a dia. e por fim a Ciência compõe-se de um conjunto de estudos e conhecimentos sobre fatos da realidade.
  6. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico? O conhecimento científico se trata do conjunto de conhecimentos sobre fatos reais, no qual procura explicações lógicas, utilizando uma linguagem precisa e rigorosa. Esses conhecimentos são programados, sistemáticos e controlados podendo ser verificados, revisados e complementados com certa constância.
  7. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico? O senso comum trata da realidade do dia a dia com o conhecimento adquirido pela cultura, tradição, herança familiar, e hábitos; enquanto o conhecimento científico investiga o cotidiano de modo aprofundado e metodológico, visando encontrar explicações sobre os fatos vivenciados e “porquê” dos acontecimentos.
  8. Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia? Assim como outros ciências como a sociologia e a antropologia, a Psicologia volta os seus estudos para o homem e o seu comportamento. Interpretando o seu inconsciente, sua consciência, sua personalidade e tudo que está imposto na sua subjetividade, como o modo de ser de cada um.
  9. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia? A psicologia trata-se de um campo de conhecimento científico relativamente novo. O ser humano sendo um composto de racionalidade, patologias e sentimentos, acaba se tornando uma criatura de grande complexidade, sendo assim cria-se diversos objetos de observação que não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição e interpretação, tornando a Psicologia uma ciência lúdica e ampla a vários pontos de vista.
  10. Qual a matéria-prima da Psicologia? O ser humano é a matéria-prima da Psicologia, seguido e relacionando-se com todo a sua complexidade.
  11. O que é subjetividade? A subjetividade é a síntese singular e individual de cada um de nós constrói conforme nosso desenvolvimento na sociedade, a partir das experiências pessoais da vida social.
  12. Por que a subjetividade não é inata?A subjetividade é o que diferencia cada ser humano, sendo que esta é construída ao longo do tempo a partir do convívio social e cultural, ao mesmo tempo que atua na construção do mundo e se transforma interiormente.
  13. Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica? As práticas místicas não seguem a racionalidade humana, se tornando um campo externo ao estudo psicológico, que tem como matéria prima o homem. Não podendo se vincular a métodos de estudo científico. 

 

 

Capítulo 3

O Behaviorismo

  1. Quem é o fundador do behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica? O fundador do behaviorismo foi o inglês John B. Watson. Além do título original, a teoria também pode ser conhecida como comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento e análise do comportamento.  
  2. Para os behavioristas, qual é o objeto da psicologia e como é caracterizado? Para os behavioristas o comportamento é o principal objeto de estudo, isso se deve pela interação do indivíduo com o meio que vive, a partir das suas respostas e estímulos do ambiente, ou seja, as suas atitudes no cotidiano.
  3. Como o homem é estudado pelo behaviorismo? O homem é estudado a partir da sua interação com ambiente vivenciado, tomando como material as suas atitudes individuais e coletivas, se tornando produto e produtor dos seus atos.
  4. Qual o mais importante teórico do behaviorismo? O maior teórico da tendência foi B. F. Skinner (1904-1990).
  5. O que é comportamento de reflexo ou respondente? Dê exemplos. Também conhecido como comportamento involuntário, se trata de um comportamento que ocorre “eventualmente” diante de determinadas situações. Exemplo dessa situação pode ser observado quando somos expostos a uma luz intensa, nossas pálpebras farão um movimento de contração, evitando a claridade. Outro exemplo é que ao encostar a mão em uma superfície demasiada quente, imediatamente será retirada a mão de tal lugar, evitando queimaduras ou apenas o desconforto.    
  6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplos. Esse tipo de comportamento pode ser condicionado com um parâmetro, fazendo com que o organismo responda a estímulos que originalmente não provocaram nenhuma resposta, isso ocorre através do feedback correspondente ao processo de estímulos-respostas, no qual o indivíduo recebe e reage a estímulos do meio externo, geralmente relacionados a medo ou satisfação. Um exemplo são os casos de trauma, uma criança que foi mordida por um cachorro, poderá apresentar respostas negativas ao animal, como reações de medo e fuga, ao se aproximar ou apenas ver o animal. Em uma situação de condicionamento de reações, pode-se usar o animal para provocar as reações mencionadas à criança.
  7. O que é comportamento operante? Dê exemplo. O comportamento operante se relaciona com todo movimento de um organismo visando a modificação do espaço em que se inclui. Operando consequências sobre o mundo de forma direta ou indireta.  Um exemplo é quando a criança realiza sons e movimentos visando chamar a atenção da mãe; ou quando acenamos para um veículo de transporte público, visando a sua parada.         
  8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplos. O comportamento operante se condiciona através da aprendizagem do comportamento e as consequências que ele causará, ou seja, através da relação estímulo-resposta. Exemplo, sempre que se solta um objeto a determinada altura, provavelmente esse cairá até encontrar uma superfície; outro exemplo seria que sempre que um indivíduo toca a água, ele irá se molhar.
  9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê exemplos. Reforço se trata de toda consequência que seguindo uma resposta possa alterar a probabilidade das respostas futuras. Existe duas variações de reforço, o positivo e o negativo. O Positivo: é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz. Pode ser evidenciado na recompensa oferecida por um instrutor ao aluno que aprende uma lição difícil, ou através do elogio por ações bem sucedidas. O Negativo: é todo evento que aumenta a probabilidade da resposta que o remove ou atenua, sendo que o  comportamento é condicionado pela punição. Um exemplo é a constituição de leis, que quando não seguidas de forma regular sugerem punições de restrição ou de cunho monetário.
  10. Explique os processos de esquiva e fuga com os reforçamentos negativos. A esquiva é o processo no qual os estímulos aversivos condicionados e incondicionados estão separados por um espaço de tempo, permitindo que o indivíduo execute um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estímulo. Já no processo de fuga o comportamento que se destaca é o de acabar com o estímulo aversivo que já esteja acontecendo.
  11. O que é extinção e punição? Dê um exemplo para cada caso. A extinção trata-se de é um procedimento no qual uma resposta deixa de ser reforçada, tendo como consequência amenização da resposta. Pode ser exemplificado quando estamos utilizando água de uma torneira ao fechar a torneira a água passará a cair cada vez menos, até cessar a saída da água. Já a punição é um procedimento importante que envolve a consequenciação de uma resposta quando a apresentação de um estímulo aversivo ou remoto de um reforçador positivo presente. Ex. quando os professores tradicionais colocavam ou colocam os alunos para escreverem inúmeras vezes a mesma palavra a punição consiste no castigo para este aluno.          
  12. O que é generalização e discriminação? Dê exemplos. A generalização consiste no controle sobre uma resposta devido a estímulo, mas diferentes.Pode se exemplificar quando confundimos irmãos gêmeos e pensamos que um é o outro estamos generalizados-lhes. Já a discriminação consiste na extinção de uma resposta sobre a outra. Um exemplo é quando nos encontramos em um ambiente externo ao habitual, no entanto as reações continuam sendo indiferentes à novidade.

Capítulo 4

A Gestalt

  1. Qual o ponto de partida da teoria da Gestalt? O ponto de partida da teoria da Gestalt é definida pela percepção.
  2. Qual a crítica que a Gestalt faz ao Behaviorismo? A crítica dos gestaltistas ao Behaviorismo se refere ao comportamento, ao qual esse deve ser visto e estudado como um todo, instaurando a sua complexidade, pois só o estudo do todo contemplará todas as suas partes e detalhes.
  3. Qual a importância da percepção do estímulo para a compreensão do comportamento humano, na teoria da Gestalt? A teoria segue o preceito de que cada ação gera uma reação, assim a reação produzida a determinado estímulo é única e determinante para que possa ser realizado uma análise sobre o comportamento inicial, tendo como princípio as possíveis respostas aguardadas. 
  4. Cite um exemplo que mostre uma percepção do ambiente diferente de sua realidade.  Um bom exemplo está que ao avistamos um conhecido ao longe acenamos ao conhecido, no entanto ao se aproximar descobrimos que não era a pessoa esperada e sim um simples desconhecido. Ocorreu então um erro de percepção ao cumprimentar um desconhecido.
  5. O que é necessário para alcançarmos a boa-forma? Para alcançarmos a boa forma é necessário equilíbrio, estabilidade, simetria e simplicidade nos elementos a serem percebidos.
  6. Qual a importância da relação figura-fundo na percepção? A importância da figura fundo está presente no processo de percepção. Nesse quesito a boa-forma se torna de suma importância, para que o indivíduo saiba distinguir quais elementos e formas fazem parte da figura e quais estão relacionados ao fundo, evitando assim, a confusão sobre possível ambiguidade dos elemento, como a ilusão de ótica.
  7. Como é determinado o conjunto de estímulos determinantes do comportamento? O comportamento é determinado a partir da percepção  dos estímulos, sendo um resultado direto destes, submetidos aos preceitos da boa forma. O conjunto de estímulos é determinado meio, podendo ser determinado através do meio comportamental e do meio geográfico em que o indivíduo se encontra.
  8. Explique através de um exemplo, o meio geográfico e o meio comportamental. Um exemplo da interferência do meio geográfico se exemplifica ao confundirmos algum amigo com um total desconhecido devido a distância, interferência da luz ou como toda e qualquer característica do ambiente em que se encontra presente. Já o meio comportamental se trata da interação do indivíduo com o ambiente, assim mesmo que sem confirmar se realmente era a pessoa  esperada, o indivíduo se adianta em interagir com tal este está revelando uma interpretação pessoal, criada pela sua mente.
  9. O que é campo psicológico? O campo psicológico pode ser compreendido como um campo de forças que atua sobre a percepção, nos direcionando à boa-forma. Ele tem uma tendência que garante a busca pela boa-forma em situações que não se apresentam bem estruturadas.
  10. Quais os princípios que regem o campo psicológico na busca da boa-forma? Os princípios que regem o campo psicológico são: a proximidade, onde elementos que se posicinam próximos tendem a ser agrupados; semelhança, agrupando os elementos a partir da semelhança apresentada; fechamento, que se caracteriza como a tendência de elementos se complementarem a fim de garantir a compreensão de figuras.
  11. O que é insight? Dê um exemplo. O termo insight designa uma compreensão instantânea, que ocorre sobre um estabelecimento de relações de objetos mais simples para mais complexos. Pode ser exemplificado a partir das logos de marcas, em muitas situações não é necessário ler o que está escrito para reconhecer a marca em destaque, podendo esta ser reconhecida pelo “desenho” até mesmo por uma criança ainda não alfabetizada.
  12. Baseado na teoria de Lewin, explique os conceitos de espaço vital e de campo psicológico. Na sua teoria, Lewin define espaço vital como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento.Já o campo psicológico é definido como o espaço de vida considerado dinamicamente, onde se levam em conta não somente o indivíduo e o meio, mas também a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes.
  13. Segundo Lewin, qual a característica definidora do grupo? A característica definidora de um grupo se dá a partir da interdependência de cada membro, sendo o todo a junção de cada individualidade

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. BOCK, A.; FURTADO, O.;TEIXEIRA, M. PSICOLOGIAS, Uma introdução ao estudo de psicologia: 13. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1999

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com