TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACIA RELATORIO FISIOLOGIA

Por:   •  29/3/2022  •  Seminário  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O sistema somatossensorial é o responsável pelas experiências sensoriais detectadas nos órgãos sensoriais que não pertencem ao sentido especial. Enquanto, os receptores sensoriais dos sentidos especiais (visão, audição, gustação, olfação/equilíbrio) estão restritos à cabeça, os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo. Somestesia é uma palavra que vem do latim soma (corpo) e aesthesia (sensibilidade). É a capacidade que os seres humanos e animais têm de receber informações do meio externo e interno.

Receptores Sensoriais são como uma série de “janelas” abertas para o meio e que essas estruturas colocam o sistema nervoso em contato com os estímulos provenientes do ambiente. É através dos receptores sensoriais que podemos “perceber” e sentir a textura, pressão, cheiro, imagens, sons, etc. Ou seja, interagir com o meio que nos cerca. Essas estruturas são os chamados órgãos sensoriais.  Os mecanorreceptores são subdivididos em diferentes tipos de receptores, dependendo do tipo da pressão ou qualidade proprioceptiva que codificam (“percebem”). Eles Captam estímulos mecânicos. Nos ouvidos, por exemplo, capazes de captar ondas sonoras, e como órgãos de equilíbrio alguns tipos de mecanorreceptores são encontrados também, na pele glabra (sem pêlos) e outros na pele pilosa (com pêlos). Os principais receptores são: Corpúsculo de Meissner, Corpúsculo de Pacini, Folículo Piloso, Corpúsculo de Ruffini e Receptores de Merkel e discos táteis.

Segundo a medicina a dor é definida como sensação penosa, desagradável, produzida pela excitação de terminações nervosas sensíveis a esses estímulos, e classificada de acordo com o seu lugar, tipo, intensidade, periodicidade, difusão e caráter.

A dor pode ser classificada em dois tipos principais:

a) Dor rápida (dor pontual, em agulhada, aguda, elétrica) Este tipo de dor é sentido quando, por exemplo, uma agulha é introduzida na pele, quando a pele é cortada. Esse tipo de dor não é sentido nos tecidos mais profundos do corpo.

 b) Dor Lenta (dor em queimação, persistente, pulsátil nauseante, crônica). Este tipo de dor esta associado, normalmente, a destruição tecidual. Ela pode levar a um sofrimento prolongado e insuportável e pode ocorrer na pele e em quase todos os tecidos ou órgãos mais profundos.

Os sistemas sensoriais transmitem informação sobre o ambiente para o SNC por meio de órgãos receptores sensoriais na pele, nos músculos, articulações e vísceras. Além disso, que o sistema somatossensorial e nociceptivo (dor) processa informações de tato, posição, dor e temperatura, usando os sistemas da coluna antero-lateral (CAL) e/ou sistema da coluna dorsallemnisco medial (CDLM) como complexos meios para condução de estímulos. O sistema da CDLM é constituído, em sua maioria, por fibras mielinizadas grossas, com alta velocidade de condução e com maior organização especial, tendo como modalidades sensoriais mediadas: vibração e tato discriminativo

2. OBJETIVO

Compreender e identificar as informações sensoriais que são enviadas para o sistema nervoso central (SNC) sendo fornecidas pelos receptores sensoriais espalhados por todo corpo humano e que detectam estímulos como tato, som, luz, dor, frio e calor.

3. MATERIAIS

  • Ralo de pia
  • Frasco de medicamento
  • Escova de lavar tubo
  • Compasso
  • Brinquedo para animais (porco espinho)
  • Palito de dente
  • Adaptador de tomada T
  • Laranja
  • Limão
  • Pregador de roupas
  • Pen drive
  • Espátula de bolo
  • Algodão

4. DISCUSSÕES

Topognosia: Com os olhos vendados a voluntária ficou em auxilio da professora. Com os braços do compasso ajustado em 2mm iniciou-se as estimulações cutâneas primeiramente na aluna Gabrielly (imagem 1), logo em seguida na aluna Érika (imagem 2) e aplicou-se com duas pontas do compasso simultaneamente e com apenas uma ponta nas regiões indicadas na tabela abaixo. A cada processo de estimulo foi anotado na tabela abaixo.

Local de estimulação

Distância entre dois pontos

2mm

Aluna / Professora

5mm

Aluna / Professora

Lábios

1 / 1

1 / 1

Dedo indicador

2 / 2

1 / 1

Dedo polegar

1 / 1

2 / 2

Braço

1 / 2

2 / 2

Antebraço

1 / 2

2 / 2

Panturrilha

1 / 2

1 / 2

[pic 1]

Imagem 1

Local de estimulação

Distância entre dois pontos

2mm

Aluna / Professora

5mm

Aluna / Professora

Lábios

1/1

1/1

Dedo indicador

2/2

1/1

Dedo polegar

1/1

2/2

Braço

½

2/2

Antebraço

½

2/2

Panturrilha

½

1/2

[pic 2]

Imagem 2

 Sensibilidade álgica: Com os olhos vendados a voluntária ficou em auxílio da professora, para que pudéssemos realizar o procedimento. Com o alfinete, tocou a superfície cutânea da mão da aluna Nathalya, alternadamente com a extremidade pontiaguda e rombuda. Perguntando assim a voluntaria quais das extremidades eram. Assim, foi feito em varias regiões como: (dedos, palma e dorso da mão). Como podemos ver abaixo a voluntaria acertou todas as respostas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (288.9 Kb)   docx (404.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com