TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMANDO TÉCNICOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  18/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.061 Palavras (9 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 9

COLÉGIO BATISTA DE BARREIRAS[pic 1]

FORMANDO TÉCNICOS PARA O MERCADO DE TRABALHO

ANÁLISES CLÍNICAS

ADRIELE GONÇALVES BARBOSA

ESTERILIZAÇÃO

BARREIRAS-BA

2018

ADRIELE GONÇALVES BARBOSA

ESTERILIZAÇÃO

Relatório apresentado ao Colégio Batista de Barreiras, como requisito para o fechamento de nota da disciplina prática II, do curso Técnico em Análises Clínicas.

Prof.ª Sílvia Souza

BARREIRAS-BA

2018

Sumário

1        INTRODUÇÃO        3

2 JUSTIFICATIVA        5

3        OBJETIVOS        6

3.1 OBJETIVO GERAL        6

3.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4 DESENVOLVIMENTO        7

4.1        TIPOS DE ESTERILZAÇÃO        7

4.1.1        Métodos físicos        7

4.1.2        Métodos químicos        8

4.2        PROCEDIMENTOS        8

4.2.1        Esterilização por calor seco        8

4.2.2        Esterilização por calor úmido        10

4.2.3        Falhas no processo de autoclavação        14

5 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15


  1. INTRODUÇÃO

Esterilização é a eliminação ou destruição completa de todas as formas de vida microbiana, sendo realizada através de processos físicos e químicos. As técnicas de esterilização são comumente utilizadas com o objetivo de garantir níveis adequados de segurança em instrumentos e dispositivos utilizados no ambiente laboratorial, mas a sua aplicação também se estende a diversas outras áreas.

A escolha da técnica de esterilização mais adequada para cada caso depende, do tipo de material que deverá passar pelo processo, da carga microbiana envolvida e de outras condições para o emprego do método, pois cada alternativa apresenta um conjunto de vantagens a serem consideradas nos critérios de avaliação de custos, eficiência, agilidade, disponibilidade de espaço e segurança.


2 JUSTIFICATIVA

Em meio a rotina laboratorial são necessários os cuidados com os materiais utilizados em cada tipo de exame solicitado para garantir a exatidão e precisão nos resultados obtidos no processamento das amostras e por isso a necessidade da realização adequadas dos processos de esterilização.


  1. OBJETIVOS

  1. 3.1 OBJETIVO GERAL

Relatar de forma clara e objetiva os processos utilizados para a esterilização, apresentando as suas vantagens e desvantagens.

  1.  OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar as técnicas mais utilizadas no processo de esterilização;
  • Discutir os cuidados para a eficiência dos processos de esterilização;
  • Analisar as falhas que podem alterar a eficácia dos processos de esterilização.

4 DESENVOLVIMENTO

Esterilização de materiais é na verdade a tendência da eliminação de todos os micro-organismos ou redução da população de uma colônia, pois ainda depois da esterilização o material supostamente estéril ainda possui uma porção mínima de bactérias. Portanto, depois de estéril estes materiais são identificados com uma data de validade e armazenados em uma sala com temperatura controlada, isto é, se não forem utilizados neste período, os materiais deverão ser esterilizados novamente.

 Em relação a temperatura de esterilização, quanto maior a temperatura, menor é o tempo de exposição dos materiais, isto se referindo a esterilização a vapor. Hoje em dia existem dois tipos de temperaturas, a de 121 °C e a de 134 °C em autoclaves, para manter a segurança e aumentar a confiabilidade no fim do processo de esterilização, os materiais não devem sair molhados deste tipo de equipamento, o que seca o material no fim da esterilização ou fase de secagem é a temperatura que o material ficou exposto na "câmara externa”, que por sua vez a pressão é geralmente maior que a pressão na câmara onde ficam os materiais, a maioria das autoclaves contém duas câmaras facilitando este processo.

Apesar de toda esta tecnologia que temos hoje, o conceito de que o material está totalmente estéril é falso, podemos falar em métodos mais seguros que são os corretos. A proximidade de um processo de esterilização com qualidade encontra-se na validação e qualificação do equipamento, no suprimento de água do vapor e da manutenção.

Métodos físicos e químicos compõem os mecanismos utilizados para a esterilização, que visa eliminar microrganismos capazes de levar à contaminação e deterioração de produtos ou provocar infecções em seres vivos. Dada a variedade de técnicas disponíveis, deve-se buscar a mais apropriada a cada tipo de aplicação e material.

  1. TIPOS DE ESTERILZAÇÃO

  1. Métodos físicos

Calor úmido: autoclavagem, pasteurização e tindalização; Calor seco: flambagem e estufa de ar quente; Filtração: microfiltração em membranas (0,2 µm); Radiação não-ionizante: radiação ultravioleta; Radiação ionizante: raios gama e raios X de alta energia.

  1. Métodos químicos

 Líquido: glutaraldeído, quaternário de amônio e álcoois; Gasoso: óxido de etileno e peróxido de hidrogênio.

  1. PROCEDIMENTOS

  1. Esterilização por calor seco

A esterilização através do calor seco pode ser alcançada pelos seguintes métodos:

Flambagem: aquece-se o material, principalmente fios de platina e pinças, na chama do bico de gás, aquecendo-os até ao rubro. Este método elimina apenas as formas vegetativas dos microrganismos, não sendo, portanto, considerado um método de esterilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (270.5 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com