TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA SOBRE DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO NO VIAGRE.

Por:   •  6/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA II

CURSO: FARMÁCIA

DOCENTE:  Drª LORENA

MILLENA JULLIANE COSTA E COSTA

       FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA SOBRE DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO NO VIAGRE.

São luís – MA

2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA II

CURSO: FARMÁCIA

DOCENTE:  Drª LORENA

DISCENTE: MILLENA JULLIANNE COSTA E COSTA

 

     FUNDAMENTÇÃO TEÓRICA SOBRE DETERMINAÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO NO VIAGRE.

O vinagre é o produto resultante da fermentação acética do vinho, isso ocorre devido a um fungo chamado Mycoderma aceti que é capaz de produzir uma enzima chamada alcooloxidase que catalisa soluções alcoólicas, principalmente o vinho, produzindo uma solução aquosa de ácido acético que chamamos de vinagre. Quimicamente falando, é um ácido carboxílico que possui 2 carbonos em sua estrutura, seu nome oficial é ácido etanóico, é um ácido fraco, monoprótico, e possui Ka = 1,8x10^-5.

O uso desse composto é muito antigo, inclusive, as legiões romanas que conquistaram grande parte do mundo, conhecidas no século III a.C., marchavam longas distâncias e levavam consigo um frasco contendo vinho azedo diluído. Essa mistura de ácido acético estimulava a salivação dos soldados e diminuía a sensação de sede. Vale lembrar que a expressão vinagre usada isoladamente é privativa do fermentado acético do vinho, os produtos resultantes de outras matérias-primas são denominados de fermentados acéticos seguido pelo nome do produto de origem.

 

O vinagre para consumo deve possuir entre 4% e 6% de ácido acético isso implica dizer que o vinho comercializado para elaboração de vinagre em outro local, deve sofrer uma prévia acetificação pelo órgão fiscalizador, na origem, de no mínimo 0,6% de ácido acético, para descaracterizá-lo como vinho de mesa. Um dos problemas correntes do vinagre brasileiro é a designação de vinagre de vinho a produtos elaborados com álcool de cana-de-açúcar e pequena quantidade de vinho. Isso acontece devido ao menor preço do álcool de cana-de-açúcar em relação ao vinho. Considera-se, ainda, que com um litro de vinho obtêm-se entre dois e dois e meio litros de vinagre, enquanto que um litro de álcool produz entre 18L e 20 L de vinagre, com 4% de ácido acético. Esse procedimento deixou de utilizar um volume considerável de vinho, com prejuízo para as regiões produtoras, para a tipicidade e a qualidade do vinagre de vinho.

O ácido acético, CH 3 CO 2H, líquido incolor que tem um odor característico intenso, entra em ebulição a 118 ° C e é miscível com água em todas as proporções, o método utilizado para determinação do teor de ácido etanóico no vinagre é a volumetria ácido-base, do tipo ácido fraco-base forte, pois o titulante utilizado é uma solução padronizada de hidróxido de sódio 0,1 Mol/L, portanto: o pH no ponto de equivalência será >7, devido ao grau de dissociação do NaOH ser maior em relação ao do ácido etanóico, ficando em torno de 8,3. Esse pH no ponto de equivalência nos permite usar a fenolftaleína como indicador, já que seu ponto de viragem fica muito próximo ao ponto de equivalência da titulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com