TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacia

Por:   •  19/10/2015  •  Dissertação  •  2.202 Palavras (9 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

ff


[pic 3]

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

Teixeira de Freitas – Ba

2015

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO.............................................................................................................03

PROGRAMAS DE CONTEÚDOS ......................................................................................04

Do Estágio Supervisionado ............................................................................................04

Das Atividades Desenvolvidas .......................................................................................04

Da Supervisão de Estágio Curricular Obrigatório ..........................................................04

Orientações Gerais ........................................................................................................05

ANEXOS .........................................................................................................................06

ANEXO I - Roteiro Para Elaboração Do Relatório Final De Estágio.................................06

ANEXO II – Atividades Básicas Desenvolvidas ...............................................................08

ANEXO III – Ficha de Freqüência de Estágio Supervisionado ........................................10

ANEXO IV – Registro Diário Acadêmico .........................................................................11

ANEXO V – Formulário de Avaliação Final de Estágio Curricular Obrigatório ...............14

APRESENTAÇÃO

As normativas contidas neste manual objetivam possibilitar o desenvolvimento criterioso do Estágio Curricular Obrigatório do Curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras.

Disciplinas de Estágio:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – Assistência Farmacêutica I

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II – Assistência Farmacêutica II

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – Drogaria

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV – Farmácia de Manipulação

ESTÁGIO SUPERVISIONADO V – Farmácia Hospitalar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO VI – Análises Clínicas

ESTÁGIO SUPERVISIONADO VII - Eletivo

O Estágio Supervisionado Obrigatório oportuniza a transferência e a aplicação de conhecimentos técnico-científicos adquiridos em sala de aula. Através da vivência prática, em seus aspectos de observação, acompanhamento, gestão e execução de ações no local de estágio, o acadêmico fortalece seu aprendizado, adquirindo segurança para tomar decisões e desenvolver com confiança as habilidades e competências da profissão farmacêutica.

O aluno após conclusão das disciplinas de Estágio Supervisionado, deverá ter tido contato com as práticas pertinentes as principais áreas que compreendem sua formação.

De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Farmácia as principais áreas de atuação do farmacêutico são: Medicamentos, Análises Clínicas e Alimentos que se subdividem em 77 especialidades farmacêuticas.

A carga horária total das disciplinas de estágio são de 800 horas, o que corresponde a 20% da carga horária total do curso. O estágio curricular obrigatório é combinado com práticas de campo supervisionadas por supervisor local e grupos de discussões mediadas pelo professor orientador, momento este, importante para construção do saber, desenvolvimento das habilidades e competências e capacidade de tomar decisões. Ao final do estágio o aluno deverá entregar ao professor orientador o relatório de estágio para correção e posterior apresentação.

A nota final do Estágio Curricular Obrigatório corresponderá a 10 pontos, distribuídos da seguinte forma:

30% Avaliação do Supervisor de Campo;

30% Relatório de Estágio

40% Apresentação do Relatório de Estágio

PROGRAMA DE CONTEÚDOS

DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO:

1. Participação obrigatória dos alunos em encontros presenciais com o professor orientador, distribuídos ao longo do semestre.

Observação: As datas serão definidas pelo professor orientador e coordenador do curso.

2. Cumprimento das atividades práticas: Acompanhamento do supervisor local no ambiente de estágio, sendo este o responsável pela avaliação do aluno no que concerne ás atividades previstas.

3. Elaboração de Relatório Final: O documento deverá ser entregue com no mínimo dez (10) dias de antecedência á apresentação e discussão, para devidas correções, em versão impressa (em duas vias) e apresentado oralmente em data definida pelo coordenador e professor orientador.

4. Tempo de Permanência no Campo de Estágio: O aluno não deverá em hipótese alguma ultrapassar a carga horária máxima de 06 horas diárias no campo de estágio, o estágio poderá ser realizado de segunda a sábado.

IMPORTANTE: De acordo com a lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágios curriculares obrigatórios não cofiguram vínculo empregatício do estagiário com a instituição concedente.

DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

1. Instruções para o Preenchimento de Registro de Atividades Diárias: O aluno deverá preencher o formulário de registro diário com seus dados pessoais e da instituição concedente, como descrever os procedimentos realizados na rotina diária de estágio, de forma, sucinta, dentro do espaço estabelecido (ANEXO IV).

Observação: O Registro de Atividades desenvolvidas deverão obrigatoriamente estar acostadas na parte final do relatório de estágio.

DA SUPERVISÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (171.3 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com