TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacia Hospitalar

Artigos Científicos: Farmacia Hospitalar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2013  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  1.644 Visualizações

Página 1 de 4

Hospital Santa Clara, um hospital publico central, com 180 leitos, com um movimento assistencial previsto para o hospital de 100 pacientes por mês, com uma farmácia hospitalar para a distribuição de medicamentos a doentes e ambulatórios dentro do hospital.

A Farmácia Central Hospitalar fica localizada em uma área estratégica do hospital onde á um livre acesso e circulação tanto para atender a distribuição de medicamentos aos pacientes internados e ambulatórios, como para receber estes e demais produtos farmacêuticos para consumo. Além de pacientes e produtos farmacêuticos, a farmácia também recebe visitas de técnicos e de fornecedores, além de acesso interno e externo para a chegada de medicamentos, local para o armazenamento de medicamentos no mesmo local da farmácia hospitalar nessa farmácia tem uma área para administração, armazenamento, dispensação e orientação farmacêutica, área para chefia, recursos para informação sobre medicamentos.

Atribuições da Farmácia Hospitalar do Hospital Santa Clara:

Gestão;

Desenvolvimento de infra-estrutura;

Preparo, distribuição, dispensação e controle de medicamentos e

produtos para saúde;

Otimização da terapia medicamentosa;

Informação sobre medicamentos e produtos para saúde;

Ensino, educação permanente e pesquisa.

Dentro da Estrutura Organizacional temos um farmacêutico responsável pelo processo de seleção de medicamentos e pelo gerenciamento de estoque, e outro farmacêutico responsável pelo sistema de distribuição de medicamentos e pelo sistema de farmacotécnica. Temos um local para o preparo de agentes citostáticos, manipulações de parenteral e central de preparo de misturas endovenosas. Temos uma quadro de funcionários na farmácia conta com 4 farmacêuticos e 16 auxiliares.

Seleção e aquisição de medicamentos e produtos farmacêuticos:

A selecção de medicamentos para o hospital deve ter por base o Formulário Hospitalar Nacional de Medicamentos (FHNM) e as necessidades terapêuticas dos doentes do hospital. A adenda ao FHNM do hospital deverá estar permanentemente disponível para consulta.

A aquisição dos medicamentos, produtos farmacêuticos e dispositivos médicos, é da responsabilidade do farmacêutico hospitalar, devendo ser efectuada pelos Serviços Farmacêuticos em articulação com o Serviço de Aprovisionamento.

Os Serviços Farmacêuticos têm de ter ligação à Internet para que seja possível o acesso directo ao “Catálogo do Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde (IGIF)” e a outros catálogos electrónicos de consulta. O suporte documental das aquisições deve ser devidamente arquivado, durante o período exigido pela legislação.

Toda preparação oficinal deve ser rotulada com: data de manipulação, prazo de validade, indicação do compêndio oficial de referência, componentes da formulação com respectivas quantidades ,número de unidades, peso ou volume contidos, posologia , identificação da farmácia com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – C.N.P.J. (C.G.C.), endereço completo, nome do farmacêutico responsável técnico com o respectivo número no Conselho Regional de Farmácia.

As preparações magistrais contendo substâncias sujeitas a controle especial devem ter rótulos com informações específicas, conforme previsto em legislação sanitária vigente.

Possui também um controle de qualidade que deve atender deve atender a todos os requisitos estabelecidos neste Regulamento Técnico ( RDC 33/00 )

- Os procedimentos de limpeza, higiene e sanitização devem ser desenvolvidos e monitorados para verificar o cumprimento dos requisitos estabelecidos.

- A preparação estéril pronta para o uso deve ser submetida, além dos previstos no Regulamento Técnico e seu Anexo I, aos seguintes controles:

a) inspeção visual de 100% das amostras, para verificar a integridade física da embalagem, ausência de partículas, precipitações e separações de fases;

b) verificação da exatidão das informações do rótulo, atendendo ao item 4.5.3. do Anexo I;

c) teste de esterilidade em amostra representativa das manipulações realizadas em uma sessão de manipulação, para confirmar sua condição estéril.

d) teste de endotoxinas bacterianas.

- As amostras para o teste de esterilidade devem ser retiradas, estatisticamente e de forma representativa, a cada sessão de esterilização para realização da análise .

- Todas as avaliações acima devem ser devidamente registradas.

- Devem ser reservadas amostras de referência de cada lote do produto estéril pelo menos até 1(um) ano após o término do prazo de validade.

- O produto só pode ser liberado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com