TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmácia Pague Menos

Monografias: Farmácia Pague Menos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  1.021 Palavras (5 Páginas)  •  1.323 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

DISCENTE: DEUZÉLIA GONÇALVES BRANDÃO

CASO FARMÁCIA PAGUE MENOS

PORTO ALEGRE DO NORTE-MT

2012

DISCENTE: DEUZÉLIA GONÇALVES BRANDÃO

CASO FARMÁCIA PAGUE MENOS

Trabalho apresentado para avaliação nas disciplinas de Introdução a Economia, Comportamento Organizacional, Gestão de Pessoas e Processos Administrativos do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, turno noturno, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – Pólo Porto Alegre do Norte-MT.

Docentes: Wilson Salvalagio, Mônica Maria Silva e Elisete Alice Zanpronio de Oliveira.

PORTO ALEGRE DO NORTE-MT

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO.....................................................................4 a 6

3. CONCLUSÃO..................................................................................6

1. INTRODUÇAO

O cearense Francisco Deusmar de Queirós, de 63 anos, que ainda menino na década de 50 quando começou a vender banana, laranja e rapadura após a aula para ganhar seu próprio dinheiro e ajudar na renda da família, nas ruas da Capital cearense em Fortaleza, seu pai tinha uma pequena mercearia que dali saia o sustento da família.

Nasceu em uma cidadezinha do litoral norte do Ceará, Amontada, onde passou grande parte da sua infância. Seu pai, que havia saindo da escola ao completar o primário, queria que ele estudasse para se formar numa faculdade. Por isso se mudou para Fortaleza quando ele ainda era criança.

O objetivo deste trabalho e mostra em resumo como o cearense Francisco Deusmar de Queirós, que começou vendendo banana, laranja, rapadura e depois remédios nas periferias de Fortaleza – CE, conseguiu construiu uma rede de drogarias que faturou mais de 2 bilhões de reais em 2010 e que cresce em torno de 25% ao ano, nos últimos 10 anos.

2. DESENVOLVIMENTO

Francisco Deusmar de Queirós, com seu esforço e ajuda do seu pai após a conclusão do ensino médio, prestou vestibular para o curso de administração na Universidade Federal do Ceará. Área em qual sonhava em trabalhar numa empresa grande, com objetivo de ganhar experiência e um dia ser dono do seu próprio negócio. E tudo aconteceram mais rápido do que esperava. Conseguiu emprego na IBM como operador de computador, ficando lá por dois anos. Passou num concurso para o IBGE, onde trabalhou por mais dois anos. Saindo de lá para uma distribuidora de valores, onde dois anos depois, tinha se tornado gerente.

Aos 30 anos se tornou um empreendedor abrindo uma corretora de valores que por sinal deu muito certo, chegando a um patrimônio de 1 milhão de dólares no final da década de 70. Feliz, porém não encantado com o ramo de negocio, pois o comercio lhe simpatizava, e era o tipo de negocio mais parecido com a mercearia de quando criança.

Foi quando na década de 80, ele enxergou um enorme potencial para empreender vendendo remédios a preço baixo para a clientela de baixa renda do Nordeste. Em 1981, abriu sua primeira farmácia à “Pague Menos” no Ellery, um bairro simples de Fortaleza. Muito modesta, porém chamava a atenção por ser diferente das concorrentes. Com os produtos de higiene e perfumaria ao alcance do cliente, que podia encontrar tudo sem pedir a ninguém, coisas que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com