TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia

Seminário: Farmacologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  Seminário  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

A Farmacologia como sendo uma ciência designada para estudar a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos fisiológicos e também bioquímicos, o mecanismo de ação, absorção, distribuição e excreção sendo responsável também por descrever a forma como deve ser o uso terapêutico dos fármacos, precisa ser dividida de acordo com cada categoria ou áreas, que por sua vez necessitam ser compreendidas de forma concatenada. O presente trabalho tem como objetivo descrever diante das várias áreas da farmacologia a interação que há entre a farmacologia Experimental, a Bioquímica, a médica, a clínica e a Fármaco-epidemiológica.

A Farmacologia Experimental como o próprio nome diz busca realizar experimentos com medicações e novas drogas, para isso faz-se necessário conhecer a Farmacologia Bioquímica, pois esta antes de ser experimentada busca estudar a interação bioquímica de fármacos com substâncias bem definidas do organismo, entre elas as enzimas, hormônios, e mediadores químicos.

A Farmacologia Médica por estudar o medicamento e os efeitos tanto benéficos como desejáveis, busca conhecer também o possível potencial de toxicidade dos medicamentos, no intuito de prevenir efeitos maléficos. Para tanto torna-se viável conhecer todo organismo, bem como na farmacologia Bioquímica.

A Farmacologia clínica por sua vez é categórica e ousada em seu estudo, consiste em realizar testes clínicos no próprio ser humano, desde que estes sejam normais, voluntários e pacientes para poder ser observado a eficácia, segurança, utilidade, potência e toxicidade das novas drogas testadas, portanto é possível dizer que esta farmacologia para ser testada e desenvolvida precisa do embasamento teórico das farmacologias experimental, bioquímica e médica, sendo relatado ainda os possíveis casos de rações adversas na farmacologia epidemiológica que por sua vez faz o estudo dos efeitos tanto benéficos como adversos de acordo com o teste.

Cada área da farmacologia citada no presente trabalho são de extrema importância para o progresso de novas descobertas medicamentosas, pois por meio das mesmas é possível obter os resultados benéficos e também maléficos que um medicamento pode oferecer as pessoas a partir de seus testes, onde dependendo do local testado o agente químico pode atuar de forma diferente nos mais diversos tipos de células, tecidos, aparelhos, órgãos e sistemas do organismo humano.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Colunista Portal. Artigo: O que é farmacologia. 2008. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/6218/o-que-e-farmacologia. Acessado em: 09/03/2014.

OLIVEIRA, Edilberto Antonio Souza de. Artigo: Farmacologia geral - histórico e evolução - Conceitos de drogas e medicamentos - aspectos legais - Subdivisões da farmacologia - Algumas definições básicas em farmacologia Bioensaio - ensaio clínico. 2008. Disponível em: http://www.easo.com.br/Downloads/Conceitos%20e%20definicoes%20em%20Farmacologia.pdf. Acessado em: 09/03/2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com