TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia vitaminas

Por:   •  8/3/2017  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

A inflamação é desencadeada pela liberação de mediadores químicos originados nas células migratórias e nos tecidos lesados. Pode ser uma resposta protetora e normal quando causada por agentes microbiológicos, por substâncias químicas ou por trauma físico podendo ser benéfica. Entretanto, a inflamação pode ser também provocada impropriamente por um agente não nocivo ou por doença auto-imune 1.

Para a inibição do processo inflamatório são utilizados medicamentos antiinflamatórios. São divididos em Antiinflamatórios Não Esteroidais (AINEs) e Esteroidais. Os AINEs correspondem ao grupo de fármacos que se apresentam quimicamente diferente, inclusive diferem em suas atividades antipirética, analgésica e antiinflamatória, inibindo as enzimas da via cicloxigenase, sendo excelentes medicamentos para tratar os efeitos indesejáveis causados pela resposta inflamatória. Diminuem o edema, a hiperemia, a febre, a dor e a rigidez 1,2.          

Entretanto, somente os Antiinflamatórios Esteroidais apresentam atividade anti-inflamatória importante, além de suprimir a imunidade. Os glicocorticóides endógenos são produzidos a partir do colesterol, sendo a medula adrenal estimulada pelo ACTH. Também estabilizam a membrana celular do mastócito, e, dos leucócitos evitando ou diminuindo a liberação de histamina assim como de fatores quimiotáxicos, e, de mediadores inflamatórios, o que reduz o influxo de leucócitos para o local da inflamação. Liga-se a receptores intracelulares citoplasmáticos que controlam a transcrição gênica3.         

A Nimesulida, ..............................................................................................

A Dexametasona é um glicocorticóide sintético usado principalmente por seus potentes efeitos antiinflamatórios. Embora sua atividade antiinflamatória seja acentuada, mesmo com doses baixas, seu efeito no metabolismo eletrolítico é leve. Em doses antiinflamatórias equipotentes, a Dexametasona é quase completamente isenta da propriedade retentora de sódio da hidrocortisona e dos derivados intimamente relacionados a ela. Os glicocorticóides provocam profundos e variados efeitos metabólicos. Eles também modificam a resposta imunológica do organismo a diversos estímulos3.

Este relatório teve como objetivo verificar a ocorrência de efeito antiinflamatório com uso de Nimesulida e Dexametasona no modelo de dor por formalina e investigar possível mecanismo de ação.

2 MATERIAIS E MÉTODO

2.1 ANIMAIS

Para este teste foram utilizados nesse grupo três camundongos da raça Albino Suíço de peso médio 41,7g criados no biotério da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Os animais foram submetidos ao mesmo grau de stress. Cada animal recebeu uma droga

2.2 DROGAS

Para a realização dos experimentos, foram utilizados: Nimesulida AINE(não sei a concentração), Dexametasona Corticoide esteroidal (4mg/kg) e Salina como controle.

Foram administradas as drogas com um volume de 10mL/kg para cada animal por via intraperitoneal.

Após a administração das drogas os animais foram colocados em uma câmara de observação transparente e aproximadamente 20 minutos depois iniciou-se o teste da formalina.

2.2 TESTE FORMALINA REFERIDO COMO “MODELO INTRAPLANTAR”.

O teste da formalina é um modelo valido e confiável e tem sido amplamente utilizado para avaliar a ação de fármacos antiinflamatórios sejam estes esteroidais ou AINEs, e é considerado um modelo confiável de dor tônica do tipo inflamatória4.

O método baseasse na administração subcutânea de formalina diluída (0,092% em solução salina) na pata traseira do animal que gera comportamentos tais como estereotipados5. No teste aproximadamente 20 minutos após a administração da primeira droga foi administrado 05 Ul de formalina. E observou-se quanto tempo (fase I e fase II) o animal lambeu a pata: o tempo foi mensurado em segundos. E subsequentemente foi administrado nos outros animais ao atingir 20 minutos da administração das drogas antiinflamatórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (124.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com