TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacotécnica Enxaguatório Bucal

Por:   •  29/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  2.497 Visualizações

Página 1 de 4

Enxaguatório Bucal

Introdução

O seu uso diário pode evitar diversos problemas, como cáries, formação de placa bacteriana, mau hálito e gengivite, entre outros. Há produtos que contêm álcool e outros que não. O uso prolongado dos antissépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental.

Seus componentes básicos são; Cloreto de cetilpiridínio, ácido cítrico, polissorbato 80, óleo essencial de menta, álcool etílico, sorbitol 70%, corante verde e água destilada q.s.p.

Cloreto de cetilpiridínio é um composto químico quaternário de amônio catiônico que faz parte em alguns tipos de enxaguantes bucais, cremes dentais, comprimidos para tosse, sprays para a garganta, sprays para o hálito e sprays nasais. É um antisséptico que mata bactérias e outros microorganismos. Tem mostrado ser eficiente em prevenir placa dentária e reduzir gengivite.

O ácido cítrico de nome oficial ácido 2-hidroxi-1,2,3-propanotricarboxílico, é um ácido orgânico fraco, que se pode encontrar nos citrinos. É usado como conservante natural (antioxidante), dando um sabor ácido e refrescante na preparação de alimentos e de bebidas.

Polissorbato 80 é um surfactante e emulsificante frenquentemente utilizado na produção de comidas e cosméticos.

O óleo essencial de menta possui grande quantidade de mentol, aproximadamente 40%. Este composto tem sido usado para diferentes fins em diversos produtos, por agir contra tosse, ser analgésico tópico, ser antiespasmódico e ter um aroma refrescante.

O etanol é uma substância orgânica obtida da fermentação de açúcares, hidratação do etileno ou redução a acetaldeído, encontrado em bebidas como cerveja, vinho e aguardente, bem como na indústria de perfumaria.

O sorbitol é um poliálcool, também chamado de glucitol. É encontrado naturalmente em diversas frutas, tais como a maçã e a ameixa. Pode ser obtido a partir da hidrogenação da glicose. Seu poder de adoçar é 50% menor que o da sacarose, sem entretanto causar cáries.

Corante verde, usado para dar a cor aparente de menta, para o sabor e odor não ficar diferente da cor.

Água destilada, usada como veiculo.

Objetivos

Preparar enxaguatório bucal a partir de seus componentes principais e de técnicas básicas de manipulação.

Material e Métodos

Foi utilizado os seguintes materiais, cloreto de cetilpiridínio, ácido cítrico, polissorbato 80, óleo essencial de menta, álcool etílico, sorbitol 70%, corante verde e água destilada q.s.p, suporte universal e argola, funil de vidro, espátula para pesagem, copo plástico para pesagem, espátula plástica, béquer, bastão de vidro, cálice, pipeta graduada e papel filtro.

Foi primeiramente calculado a quantidade dos componentes básicos, logo ápos calculado foi dissolvido em um béquer 0,1g de cloreto de cetilpiridínio, 0,06g de ácido cítrico em aproximadamente 40 mL de água destilada. Em um cálice foi solubilizado 0,18 g de polissorbato 80, 0,06g de óleo essencial de menta e 6 g de álcool etílico, e homogenizado. Em seguida o conteúdo do béquer foi misturado no cálice e adicionado 12 g de sorbitol 70% e 1 gota de corante verde, foi adicionado também q.s.p 60 mL de água destilada e homogenizado todos os componentes, logo após filtrado e acondicionado.

Resultados

CONTAS

Conclusão

Conclui-se que após a técnica de manipulação realizada segundo as normas foi obtido o enxaguatório bucal com sucesso.

Solução isotônica nasal

Introdução

Cloreto de Sódio e Benzalcônio Gotas é utilizado como antisséptico e descongestionante nasal de uso tópico. Através do soluto fisiológico, umedece o muco acumulado nas narinas, facilitando a sua expulsão e ao mesmo tempo promove a assepsia local através do poder germicida do cloreto de benzalcônio, agente antimicrobiano que é rapi damente absorvido pela mucosa e que possui um rápido início de ação e um tempo de ação antimicrobiana moderadamente longo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com