TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Assistencia Farmacêutica

Por:   •  25/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  408 Palavras (2 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIFG- Centro Universitário

Curso: Farmácia

Disciplina: Assistência e Atenção farmacêutica

Professor: Maysa Couto

Aluno: Ricardo da Silva Nogueira

FICHAMENTO:

FRANCO, T. B; MAGALHÃES JÚNIOR, H. M. Integralidade na assistência à saúde: a organização das linhas do cuidado. Publicado no livro: O Trabalho em Saúde: olhando e experienciando o SUS no cotidiano; HUCITEC, 2004-2a. edição; São Paulo, SP.

“[...] os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) convivem com uma grande pressão de demanda por estes recursos assistenciais, à qual não se consegue responder, gerando muitas vezes longas filas de espera para alguns procedimentos” (p. 1)

“[...] em 2003, a questão a integralidade de atenção à saúde, no projeto BH-VIDA1, passa a ser vista sob o aspecto não apenas de organização dos recursos disponíveis, mas especialmente do fluxo do usuário para o acesso aos mesmos” (p. 2)

“[...] atualmente, parte dos encaminhamentos feitos por médicos da rede básica a especialistas, não esgotam todos os recursos assistenciais disponíveis na Unidade Básica” (p. 2)

“[...] fazer encaminhamentos sem haver esgotado as possibilidades diagnósticas na rede básica, sem as informações necessárias sobre o quadro mórbido, revela um certo modo de operar o trabalho em saúde, em que falta solidariedade com o serviço e responsabilização no cuidado ao usuário”. (p. 3)

“[...] o exercício da clínica, traduzido em atos de fala, escuta, onde o diagnóstico ganha a dimensão do cuidado, foi sendo ao longo do tempo, substituído pelo ato prescritivo, a relação sumária entre profissional e usuário” (p. 3)

“[...] o atual descuidado com a saúde gera um excesso de encaminhamento para especialistas e alto consumo de exames, tornando os serviços pouco resolutivos, pois a assistência desse modo é incapaz de atuar sobre as diversas dimensões do sujeito usuário” (p. 4)

“[...] a propedêutica é um dado projeto terapêutico cuidador, na rede básica de assistência à saúde, deve ser levada ao limite das suas possibilidades, deixando os exames de maior complexidade para a função real de apoio ao diagnóstico” (p. 6)

“[...] sendo uma primeira experiência de radical integralidade na atenção à saúde, propôs-se organizá-las no “BH-VIDA: Saúde Integral”, inicialmente nas seguintes áreas: Atenção ao Idoso, Saúde da Criança, Saúde Materna, Atenção ao Agudo, Atenção às doenças cardiovasculares e saúde bucal” (p. 7-8)

“[...] o pacto para construção da linha do cuidado se produz a partir do “desejo”, adesão ao projeto, vontade política, recursos cognitivos e materiais, é o centro nervoso de viabilização da proposta, associado a toda reorganização do processo de trabalho em nível da rede básica” (p. 8)

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (129.5 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com