TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HEMAGLUTINAÇÃO – DETERMINAÇÃO DE ANTÍGENOS DOS GRUPOS SANGUÍNEOS ABO E RH

Por:   •  26/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 3

1. Quais moléculas estão obrigatoriamente presentes nos antisoros anti-A e anti-B?

No antisoro Anti-A há a presença de moléculas de anticorpo IgM contra o antígeno A de estrutura correspondente a esfingosina glican n-galactosamina. Enquanto no antisoro anti-B encontramos moléculas de anticorpos IgM contra o antígeno B, cuja estrutura química é esfingosina glican galactose.

2. Quais os tipos sanguíneos foram encontrados na bancada? Como vocês chegaram a tal conclusão?

Os tipos sanguíneos encontrados na bancada foram O+.

O experimento utilizou diferentes tipos de anti-soros, cada um contendo antígenos específicos dos diferentes tipos sanguíneos. Para a confirmação de determinado tipo sanguíneo, o sangue após a colocação do anti-soro deve aglutinar-se. A aglutinação é decorrente da interligação de hemácias via anticorpos, portanto, a aglutinação frente ao antisoro adicionado indica que na superfície das hemácias testadas havia aquele antígeno.

Portanto, na amostra de sangue O+, não houve aglutinação nem para anti-soro A, nem para o anti-soro B. Já na presença de anti-soro O, a amostra aglutinou-se, indicando a presença da proteína Rh (positivo).

3. Discuta porque esta técnica não se presta para determinação de indivíduos “bombaim”.

A expressão de forma adequada do Sistema ABO é dependente da expressão correta do gene H.

O lócus H determina a produção de um fator responsável pela expressão do fenótipo do sistema ABO. Este gene regula a formação de uma enzima que adiciona um resíduo de fucose à posição C-2 do resíduo galactose terminal da cadeia, levando à formação da substância H. Indivíduos HH ou Hh sintetizam uma enzima responsável pela formação do antígeno H, transformado em antígeno A ou B, responsável pela determinação dos grupos sanguíneos A, B e AB. O nome H se origina do fato de que esta substância é um antígeno heterogenético encontrado em muitas espécies filogeneticamente não-relacionadas. (SOUZA, 2005).

Em indivíduos homozigotos recessivos (hh) ao lócus gênico H, é manifestado o fenótipo de sangue do tipo O, independente do seu genótipo verdadeiro, pois uma enzima inativa é sintetizada. Caso o indivíduo possua este genótipo hh, não haverá formação de antígeno a partir da substância precursora. (SOUZA, 2005).

Por isso, para se detectar se uma pessoa é O ou falso O, é necessário um teste que é aplicado o anticorpo anti-H em uma gota de sangue. Se a amostra aglutinar, o indivíduo possui genótipo referente ao sangue O. Se não, é um falso O. (Site biomédico, 2010).

4. Porque diferenças materno-fetais entre os Ag´s ABO não provocam eritroblastose fetal clinicamente importante enquanto diferenças de Rh provocam?

Os antígenos do sistema ABO induzem a produção de anticorpos de classe IgM, uma proteína de alto peso molecular que não são capazes de atravessar a placenta e atingir o feto. No caso do Rh, um antígeno proteico, há produção de anticorpo de classe IgG uma imunoglobulina de baixo peso molecular que consegue atravessar a placenta, assim os anticorpos maternos podem atingir o feto, acarretando uma série de complicações para o mesmo, podendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com