TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hipercolesterolemia Familiar

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.769 Palavras (8 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICIA/ FARMÁCIA

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

CURITIBA

2013

RUANITA V. Q. APOLINÁRIO

EDNA GERVÁSIO WALDENSKI

HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

                                                                                 

[pic 1]

CURITIBA

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO1

  1. HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR2
  2. METABOLISMO DOS LIPÍDIDEOS E DA HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR3
  3. TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR HETEROZIGÓTICA.............................................................................................4
  4. TERAPIAS ALTERNATIVAS PARA TRATAMENTO DA HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR...............................................................4

REFERÊNCIAS...........................................................................................................5

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo relatar cientificamente como a hipercolesterolemia familiar se apresenta como uma doença genética, explicando como ocorre a síntese, o transporte e absorção dos Lipídeos.

  1. HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

A Hipercolesterolemia Familiar é um distúrbio metabólico conhecido como hiperlipoproteinemia, caracterizada por níveis plasmáticos elevados de lipídeos (colesterol triglicérides ou ambos) e lipoproteínas plasmáticas especificas.

É uma doença autossômica dominante. Os heterozigotos apresentam uma elevação de duas a três vezes dos níveis plasmáticos de colesterol e possuem metade dos receptores de LDL funcionantes, enquanto que, os homozigotos apresentam uma elevação maior que cinco vezes. Os heterozigóticos permanecem assintomáticos até à idade adulta, quando desenvolvem depósitos de colesterol (xantomas) ao longo das bainhas tendinosas e aterosclerose prematura resultando em doenças coronárias. Pessoas homozigotas são afetadas com intensidade muito maior, desenvolvendo xantomas cutâneos na segunda infância, e frequentemente morrendo de enfarte do miocárdio por volta dos 15 anos de idade.

As origens desta patologia podem ser as seguintes:

  • 85% dos casos devida a uma mutação no gene do receptor (LDLR) de lipoproteínas de baixa densidade (LDL).
  • 3% dos casos devida a uma mutação da Apolipoproteína B100, que é o componente proteico da LDL que se liga no receptor.
  • 3% dos casos a mutação encontra-se no gene PCSK9.

O fenótipo clínico de HF ocorre normalmente por meio de defeitos no gene LDLR, que codifica o receptor de LDL (LDL-R). Atualmente são conhecidas mais de 1.600 mutações, que podem acontecer também por defeitos no gene APOB, que codifica a Apolipoproteína B-100 (Apo B-100), onde a Apo B-100 defeituosa possui menor afinidade pelo LDL-R; ou ainda, quando existe catabolismo acelerado do LDL-R, devido a mutações com ganho de função no gene pró-proteína convertase subutilisina/ kexina tipo 9 (PCSK-9), que codifica a proteína NARC-14, que participa do catabolismo do LDL-R.

A análise do gene clonado do receptor de LDL revelou que ocorrem diferentes mutações que podem originar a hipercolesterolemia familiar. Estas mutações podem ser agrupadas em quatro categorias. As mutações da classe I, a forma mais prevalente, estão associadas à perda da síntese do receptor; nas mutações da classe II, a proteína receptor é sintetizada, mas seu transporte do retículo endoplasmático para o aparelho de Golgi é comprometido; as mutações classe III produzem receptores que são transportados para a superfície celular, mas não se ligam normalmente ao LDL; mutações na classe IV, as mais raras, originam receptores que são interiorizados após ligar-se à LDL.  

2 METABOLISMO DOS LIPÍDEOS E DA HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

        Os triglicerídeos e o colesterol da dieta são incorporados aos quilomicrons na mucosa intestinal, que drenam através dos vasos linfáticos para o sangue. Esses quilomicrons são hidrolisados por uma lipase lipoproteica endotelial nos capilares do músculo e do tecido adiposo. Os remanescentes dos quilomicrons, ricos em colesterol, são então disponibilizados ao fígado onde parte do colesterol entra no pool metabólico, e a outra parte é excretada como colesterol livre ou ácidos biliares para o trato biliar.

        A síntese endógena de colesterol e LDL começa no fígado. A primeira etapa na síntese de LDL é a secreção hepática de lipoproteínas de muito baixa densidade (VLDL) ricas em triglicerídeos para o sangue. Nos capilares do tecido adiposo e do músculo, a partícula de VLDL sofre lipólise e é convertida em lipoproteína de densidade intermediária (IDL). Em comparação com a VLDL, o conteúdo de triglicerídeos da IDL é reduzido e o de ésteres de colesterol elevados, mas retém em sua superfície duas das três apoliproteínas associadas a VLDL, a Apo B-100 e a Apo E.

        O metabolismo adicional de IDL ocorre ao longo de duas vias: a maioria das partículas de IDL é capturada pelo fígado através do receptor de LDL; outros são convertidos em LDL rico em colesterol por uma perda adicional de triglicerídeos e apoliproteína E. Dois terços da LDL resultante são metabolizados pela via do receptor de LDL e o restante por uma via independente desse receptor. O receptor de LDL liga-se as apolipoproteínas B-100 e E, sendo, portanto, envolvido no transporte de LDL e IDL. Embora os receptores de LDL estejam amplamente distribuídos, cerca de 75% estão localizados nos hepatócitos, de forma que o fígado desempenha um papel muito importante no metabolismo do LDL.

        A primeira etapa no transporte da LDL mediado por receptor envolve a ligação ao receptor da superfície celular, seguida por interiorização endocítica. No interior das células as vesículas endocíticas fundem-se com os lisossomos e a molécula de LDL é degradada enzimaticamente, resultando na liberação de colesterol livre para o citoplasma. O colesterol não apenas é utilizado pela célula para a síntese da membrana, mas também toma parte na homeostase do colesterol intracelular por um sistema sofisticado de controle do feedback, que suprime a síntese de colesterol através da inibição da atividade da enzima 3-hidroxi-3-metilglutaril (3HMG) coenzima A-redutase, que é a enzima limitadora da velocidade na via de síntese; ativa a enzima colesterol-acetiltransferase, que favorece a esterificação e o armazenamento do excesso de colesterol; regula a síntese de receptores da LDL na superfície celular, assim protegendo as células do acumulo excessivo de colesterol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com