TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O ÊXITO DAS EMPRESAS FAMILIARES NO BRASIL

Exames: A CONTRIBUIÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O ÊXITO DAS EMPRESAS FAMILIARES NO BRASIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  9.111 Palavras (37 Páginas)  •  1.312 Visualizações

Página 1 de 37

1 INTRODUÇÃO

A administração no âmbito estratégico de uma pequena empresa é algo muito complexo e por um lado o ambiente de interação é menor e mais visualizável por outro. A análise e formatação da demanda de informações para a elaboração de estratégias dificultam todo o processo administrativo. Isto ocorre devido ao frequente despreparo técnico de seus gestores inseguros. Dessa forma tais fatores freqüentemente culminam em fracassos e prejuízos que muitas vezes são feitas para empresas desprovidas de planejamento de médio e longo prazo.

Quase todas as técnicas de planejamento estratégico conhecidas no mundo contemporâneo são, na verdade uma evolução de arcaicas técnicas militares praticadas há quase três mil anos. Contudo, o assunto só passou a chamar a atenção das organizações a pouco mais de quarenta anos, quando o mundo começou a sofrer com turbulências econômicas, que o levaram a um cenário administrativo mais complexo do que nunca (OLIVEIRA, 2007).

Atualmente, o planejamento estratégico é vital para as organizações, e tem sido feito buscando uma grande abrangência de estudos seja no ambiente interno quanto no ambiente externo.

São várias as etapas que integram o planejamento estratégico, e seu uso dependerá da metodologia adotada e objetiva da empresa. Porém uma constante do processo é sempre a análise do ambiente. Para realizar tal análise, ou seja, estudar, mapear e entender como funcionam os ambientes internos e externos, muitas organizações tem se valido da chamada análise SWOT termo em inglês significa, Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats.

A matriz SWOT foi desenvolvida por professores da Escola De Negócios de Harvard, nos Estados Unidos; e devido sua a eficácia e praticidade de aplicação, logo se disseminou por todo o mundo. No Brasil é também chamada da análise FOFA (‘F’ Forças, ‘O’ Oportunidades, ‘F’ Fraquezas, ‘A’ Ameaças), e consiste no estudo dos ambientes internos e externos visando determinar quais são as principais forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da organização; e a partir daí, elaborar estratégias e melhorar tomadas de decisões (FERRELL; HARTLINE, 2008

É com base nessas quatro variáveis que se fundamentará um estudo sobre a atual situação administrativa das empresas familiares, mais especificamente das empresas de pequeno porte, situada no mercado competitivo. O intuito é entender de que maneira a análise SWOT poderá ajudar no sucesso do planejamento estratégico da empresa e de que forma influencia nas tomadas de decisões.

Procura-se conhecer melhor qual potencial ofensivo e defensivo da organização, e também quais são as principais debilidades estratégicas, apontando assim rumos que poderiam ser seguidos nas tomadas de decisões da empresa estudada.

Assim, através de uma proposta de planejamento estratégico, questiona-se: quais os fatores relevantes identificáveis para a melhoria do desempenho das empresas familiares no Brasil? E ainda: como a análise SWOT pode auxiliar na elaboração do planejamento estratégico e tomada de decisão das empresas familiares?

Justifica-se a escolha deste tema por perceber que a Análise SWOT é uma ferramenta usada para fazer a análise de um ambiente, proporcionando a base para o planejamento estratégico ou para o gerenciamento de uma empresa.

Apesar de seu longo tempo de vida, as empresas familiares estão passando por um difícil momento onde as funções dentro da organização não são claramente definidas, gerando dificuldades no momento em que se precisa ter agilidade e se fazer cobranças internas.

A visão estratégica deve estar o máximo possível, incorporada às decisões e atividades administrativas. Salvo em raros momentos de análise e reflexão, pode tornar-se uma atividade de planejamento, paralela às tarefas comuns. Por isso, se destaca a idéia da decisão estratégica como parte de um processo contínuo, sistemático e inerente à própria organização moderna.

Observa-se que a empresa pode controlar o ambiente interno, dando incentivos aos funcionários quando perceber um ponto fraco, já o ambiente externo está totalmente fora do controle da empresa, pois diz respeito a concorrentes, devendo a empresa aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.

Visando repensar o problema, bem como o assunto abordado, pode-se dizer que o objeto deste estudo será um complemento no mundo acadêmico. Este, será associado à área de planejamento, tema de grande importância na atualidade, pois proporciona uma discussão a respeito do planejamento estratégico, compreendendo-o como ferramenta de gestão a ser aplicada. Desta forma, para proporcionar maior comprometimento entre cliente e organização, tem-se que respeitá-la e tentar fazer, com isso, uma boa parceria. Diante da apresentação desse estudo compreender-se-á melhor a teoria, bem como a prática organizacional. Em outras palavras o que realmente será importante a todos os interessados, por ser um estudo que relata mecanismos capazes de orientar melhorias para as organizações constituídas por famílias.

Assim, a organização será a mais beneficiada, pois ela terá a aquisição do resultado como uma ferramenta de gestão forte auxiliando a organização, pois conhecerá o seu público alvo, terá um foco maior de seu negócio. Possibilitará uma maior capacidade de modificar o ambiente para se adaptar as necessidades existentes e possivelmente aumentar sua lucratividade e a satisfação dos seus consumidores.

Este trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do planejamento estratégico para o desenvolvimento das empresas familiares no Brasil. E, como objetivos específicos: introduzir os conceitos associados às empresas familiares no Brasil, definir as estratégias; conceituar planejamento estratégico; mostrar a importância do planejamento estratégico na elaboração das estratégias empresariais familiares.

A metodologia teve como escolha a abordagem qualitativa que de acordo com Minayo (1999) é um procedimento discursivo e significante de reformulação, de explicitação ou de teorização de um testemunho, de uma experiência ou de um fenômeno.

Utilizou-se a pesquisa bibliográfica em leituras de livros, revistas, artigos catalogados, internet. Em seguida foram elaborados fichamentos das obras consultadas e por fim foi realizada a conclusão do trabalho para entrega e defesa.

Este estudo foi dividido para uma melhor abordagem e entendimento e ficou assim distribuído: introdução, revisão de literatura acerca da contribuição do planejamento estratégico nas empresas familiares no Brasil e as considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com