TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História, missão, visão e valores da farmácia Quintessência

Relatório de pesquisa: História, missão, visão e valores da farmácia Quintessência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.016 Palavras (17 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO.....................................................................................................04

2.DESENVOLVIMENTO.........................................................................................06

2.1 PRODUÇÃO DA FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA.............................................08

2.2 MERCADO DA FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA................................................09

2.3 GESTÃO DE PESSOAS DA FARMÁCIA QUINTESSÊNCIA..........................12

2.4INTERDISCIPLINARIDADE...............................................................................16

3.CONCLUSÃO......................................................................................................19

4.REFERÊNCIAS...................................................................................................20

INTRODUÇÃO

Este trabalho de produção textual tem o objetivo de estudar o caso da farmácia de manipulação de produtos farmacêuticos, usando como referência a farmácia Quintessência, que há mais de 20 anos atua no mercado de medicamentos manipulados em todo o Brasil. A mesma já recebeu alguns prêmios de gestão de pessoas como o de Pequeno e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ.

O objetivo geral da pesquisa é aprofundar a visão sistêmica na administração de uma empresa, empregando a interdisciplinaridade na gerência e no processo de tomada de decisão. Seu histórico, missão, visão e valores são abordados, para em seguida nos determos nas suas operações em seus subprocessos “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento de Serviços” por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa, abordando-se o desafio de gestão de pessoas e seu processo de implementação de gestão por competência.

2.DESENVOLVIMENT0

Ao abordar sobre estruturas organizacionais e tratar de seus principais tipos, torna-se importante destacar que, em suas ações, os métodos e os processos encontram o suporte necessário. Podemos ver estruturas a partir de três principais aspectos ou componentes chave, como defende Daft (2002):

• primeiro: determina relações formais de subordinação, os níveishierárquicos e a amplitude de controle gerenciais. Isto ganha diferente tratamento sob o ponto de vista do comportamento gerencial;

• segundo: identifica agrupamento de agentes, por área e no todo,principalmente por área específica de atuação, por exemplo, criação de um produto, produção, armazenamento e logística ou apoio administrativo, entre outros;

• terceiro: desenvolve e mantém sistema de comunicação, coordenação e integração de esforços entre as áreas.

Portanto, a comunicação encontra suporte em estruturas que mantêm sistemas e subsistemas, adequados e

integrados aos demais.

Os dois primeiros se referem à relações formais e de agrupamento de agentes, que respondem por ações coordenadas, tanto no sentido vertical como no horizontal de uma hierarquia. Para melhor aclarar posições hierárquicas, vamos considerar que há coordenações ou gerências atuantes em uma hierarquia de subordinação – sentido vertical – e ações claras de subordinação em uma área em diferentes níveis – sentido horizontal, como vimos em objetivos, quebra de limitações entre áreas . Sobre estrutura horizontal, vamos ver em características estruturais.

O terceiro aspecto tem um caráter mais integrativo, logo podemos dizer que ele está presente em ambos. No entanto, não tem o poder em estabelecer formalidade de subordinação, nem definição de áreas e atuação específica de seus agentes, mas podemos perceber o quanto empresta sua contribuição para que as ações se concretizem. Por isto dizemos que é um referencial de integração. Então, quando falamos em estruturas, quer consideramos de produto ou de serviço, e em todas as que já nos referimos, sempre vamosencontrar uma referência hierárquica definida, de maneira mais ou menos acentuada – dependendo de cada caso: grupos de agentes com seus papéis específicos a desempenhar, objetivos definidos e um sistema de comunicação necessário ao tratamento do conteúdo.

A farmácia Quintessência se organiza da forma como está apresentado acima, tendo a diretoria financeira a competência e atividades: >Gestão da Receita, >Gestão das Despesas Compra de Suprimentos, >Administrar a Compra, >Administrar o Estoque,>Gestão do Relacionamento com os Fornecedores.

A diretoria administrativa tem a competência de: >manutenção da infraestrutura física, >desenvolver e acompanhar iniciativas de responsabilidade social, >acompanhar e gerir o capital social da empresa(funcionários/colaboradores).

A diretoria técnica é responsável pela Assistência Farmacêutica,>Padronização Técnica junto aos gerentes. >Supervisão questões técnicas nas lojas e laboratórios Apoio Técnico Científico, >Desenvolver Pesquisas,> Participação em eventos. >Prospecção de compra de matrizes,>Supervisão dos Laboratórios, >Homeopáticos – LHQ,>Supervisão da Manipulação, >Supervisão dos Laboratórios Alopáticos – LAQ, > Supervisão da Manipulação, Assegurar Sistema de Garantia da Qualidade, >Elaboração de POP´s e Manuais, > Receber as visitas de auditorias e fiscalizações, >Adequação às Legislações.

A diretoria de marketing é responsável pelo Marketing, >Planejar, desenvolver e executar ações de Marketing, >Monitorar a imagem da Quintessência – Pesquisas, >Relacionamento com a Mídia, Supervisão do atendimento ao Cliente Supervisão das Visitas aos Profissionais de Saúde, >Planejar, desenvolver e executar açõesjunto aos Profissionais de Saúde.

A gestão de informatização é integrado com a diretoria tecnica e operacional desempenhando as seguintes tarefas dentro da Quintessência: Planejar e Supervisionar a Tecnologia de Informação, >Planejar e supervisionar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com